???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Barbara Locatelli da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3538280820612600 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Cleci Teresinha Werner da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2811799682690860 | por |
dc.date.accessioned | 2019-07-10T01:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Barbara Locatelli da. Estudo de uma proposta didática sociointeracionista para abordar astronomia no sexto ano do ensino fundamental. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1742 | - |
dc.description.resumo | O estudo parte da necessidade de desenvolver propostas didáticas para abordar temas relacionados à Astronomia no Ensino Fundamental a partir de perspectivas teóricas que primam pelas relações sociais e favoreçam a construção dos conceitos dentro de um processo dialético. Tal identificação levou a formulação da seguinte pergunta como questionamento central do estudo: que elementos são favorecidos em uma prática pedagógica sociointeracionistas? A partir dela toma-se como objetivo analisar as potencialidades de um ensino pautado pela perspectiva sociointeracionista para abordar tópicos de Astronomia no Ensino Fundamental ¿ anos finais. Como referencial teórico, o estudo busca subsídio no sociointeracionismo, particularmente na perspectiva de Lev Semenovich Vigotski. Tais pressupostos levam a estruturação de uma sequência didática pautada no uso de questionamentos e envolvendo diferentes recursos didáticos como filme, jogos e atividades experimentais, de forma a proporcionar a interação, o diálogo e a participação dos estudantes. A aplicação dessa sequência didática ocorreu em uma turma de 60 ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual localizada no interior do Rio Grande Sul. A investigação realizada caracterizou-se como de natureza qualitativa e participante, apresentando como instrumentos para coleta de dados o diário de bordo preenchido pela professora que assumiu a condição de pesquisadora. A discussão desses dados teve como referencial os processos de interação social e apoiaram-se no referencial teórico elaborado para o estudo. Como categorias de análise, identificaram-se a partir da teoria selecionada aspectos como a interação aluno/aluno, aluno/professor e aluno/material. Os resultados decorrentes do estudo apontam para a primeira categoria que os estudantes puderam interagir de forma plena com seus pares, possibilitando uma interlocução e um diálogo voltado a trocas e construção de saberes; na segunda categoria, os registros do diário de bordo mostraram que os estudantes tiveram oportunidade e liberdade de interagir com a professora/pesquisadora de modo a fazer inferências e questionamentos que enriqueceram suas aprendizagens; e, a terceira categoria evidenciou a importância de utilizar materiais didáticos voltados a realidade de cada turma, trazendo elementos que possibilitam a interação deles de forma resgatar seus conhecimentos adquiridos de forma espontânea e contextualizado com sua cultura. O produto educacional que acompanha o estudo refere-se à sequência didática elaborada e está disponibilizado na forma de material de apoio para professores no site do programa e no Portal educapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431744). | por |
dc.description.abstract | The study arises from the need to develop didactic proposals to approach topics related to Astronomy in Elementary School through theorical perspectives that prioritize social relations and favor the building of concepts inside a dialectical process. Such identification led of the following question as the central questioning of the study: which elements are favored in a social interactionist pedagogical practice? From it, it is aimed to analyze the potentialities of a teaching guided by the social interactionist perspective to approach topics of Astronomy in Elementary School level. As theorical reference, the study seeks for subsidy in social interactionism, particularly in the perspective of Lev Semenovich Vigotski. Such assumptions lead to the creation of a didactic sequence based on the use of questions and involving different didactic resources as movies, games and experimental activities, in a way to provide interaction, dialogue and participation of the students. The application of this didactic sequence took place in a six-year-class at a state public school in Rio Grande do Sul. The investigation was of qualitative and participative nature, presenting as data collection instruments, the board diary filled out by the researcher. The discussion of these data had as reference the processes of social interaction and were supported in the theorical reference elaborated for the study. As analysis categories, it was possible to identify from the selected theory aspects like interaction student/student, student/teacher and student/material. The study results point out to the first category where students could fully interact with their peers, making communication and dialogue possible towards sharing and knowledge building; in the second category, records of the board diary showed that the students had the opportunity and freedom to interact with the teacher/researcher in a way to ask questions and make comments that enriched their learning process; and the third category showed the importance of using didactic material regarding the reality of each class, bringing elements that enable their interaction in a way to recover their acquired knowledge spontaneously and contextualized with their culture. The educational product that follows the study refers to the created didactic sequence and it is available in the form of support material to teachers on the program website and Portal Educapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431744). | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-07-10T01:01:54Z No. of bitstreams: 1 2019BarbaraLocatelliSilva.pdf: 2565544 bytes, checksum: 561513763fa2f940c2379e88a69f6784 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-10T01:01:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019BarbaraLocatelliSilva.pdf: 2565544 bytes, checksum: 561513763fa2f940c2379e88a69f6784 (MD5) Previous issue date: 2019-03-12 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Astronomia | por |
dc.subject | Ciência - Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Química - Experiências | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA | por |
dc.title | Estudo de uma proposta didática sociointeracionista para abordar astronomia no sexto ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Study of a socio-interactionist didactic proposal to approach astronomy in the sixth year of elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019BarbaraLocatelliSilva.pdf | Dissertação de Barbara Locatelli da Silva | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.