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dc.creatorTavares, Mayara Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413501370494488por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.date.accessioned2019-07-08T16:49:41Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationTAVARES, Mayara Corrêa. Multiletramentos e multimodalidade na formação do leitor: experiências literárias em um clube de assinatura de livros. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1733-
dc.description.resumoEste estudo, intitulado Multiletramentos e multimodalidade na formação do leitor: experiências literárias em um clube de assinatura de livros, insere-se na linha de pesquisa de Leitura e Formação do Leitor e possui como temática e sua delimitação os multiletramentos e a multimodalidade em dois kits literários da TAG - Experiências Literárias, enviados aos assinantes nos meses de fevereiro/2018 e julho/2017, respectivamente. A escolha por essas abordagens - a multimodalidade e os multiletramentos em um clube de assinatura de livros, provém da admiração pelo engajamento de tantas pessoas em um país que tem índices de leitura abaixo da média desejável para uma nação em desenvolvimento, conforme pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (2015), e, assim, aproximar os kits literários da comunidade escolar, por meio da sugestão de práticas leitoras multimodais. Neste estudo, temos como objetivo geral analisar a multimodalidade nas caixas literárias e sua produção de sentido pelos leitores, verificando suas contribuições na formação do leitor multiletrado. A fundamentação teórica é delimitada por: Bakhtin (2016) e Brasil (2000) em relação aos gêneros do discurso e sua importância em sala de aula; Bakhtin (2018), sobre relações dialógicas; The New London Group (2000), Cope e Kalantzis (2000a, 2000b), Kalantzis e Cope (2000) e Kress (2000), no que diz respeito aos multiletramentos e à multimodalidade; Cosson (2014a, 2014b), sobre letramento literário; e Santaella (2007a, 2013), no que tange ao perfil do leitor. Este estudo desenvolveu-se mediante pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e foi realizada uma coleta de dados com 190 assinantes do clube de assinatura mediante um formulário on-line; a abordagem é qualitativa. Os resultados elucidam que os leitores compreendem as múltiplas linguagens que compõem o kit literário, de forma que isso contribui na formação de leitores críticos que buscam outras leituras a partir do que é enviado pela TAG - Experiências Literárias.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research carried out on grammar teaching in the initial years of elementary school, with reference to the didactic organization called Didactic Sequence for Learning Grammar (SDG) proposed by Anna Camps as well as by her research group (GREAL / Autonomous University of Barcelona / Spain). The teaching of grammar, in this perspective, implies a research activity on the language, which includes, in this process, observation, analysis and manipulation of this object of knowledge. At the beginning, in this text, we present the trajectory of teaching Portuguese Language and the problematic that surrounds its teaching for language speakers, after having discussed the place of grammar in Portuguese Language classes. Subsequently, concepts were revised, including language, grammar, Portuguese language teaching and linguistic reflection. In the sequence there is an identification of the contributions from academic researches of grammar teaching, the exposition and the production process, the description and the analysis of a methodological proposal to learn grammar based on Catalan group propositions. The methodological conduct was based on principles of action research in the collaborative mode. To do so, the research was developed by the teacher-researcher, in her class of action in the 4 th year of a private school in the city of Passo Fundo / RS, in a collaborative partnership with the researcher of the Studies Group and Research on Literacy (GEPALFA), Rosângela Hanel Dias. It is concluded that this research provided, throughout the development of the didactic sequence (SDG), a reflection on the use of language by the researcher and the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-07-08T16:49:41Z No. of bitstreams: 1 2019MayaraCorreaTavares.pdf: 2549310 bytes, checksum: 94b5f753209ccfe9894c429fc8943202 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-08T16:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019MayaraCorreaTavares.pdf: 2549310 bytes, checksum: 94b5f753209ccfe9894c429fc8943202 (MD5) Previous issue date: 2019-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectClubespor
dc.subjectInteresses na leiturapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleMultiletramentos e multimodalidade na formação do leitor: experiências literárias em um clube de assinatura de livrospor
dc.title.alternativeMultilearning and multimodality in reader training: literary experiences at a book signing clubeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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