Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaim, Maria Inês Varela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6818109899163940por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803268774577039por
dc.date.accessioned2019-07-08T14:13:04Z-
dc.date.issued2019-04-10-
dc.identifier.citationPAIM, Maria Inês Varela. Mediação de leitura no âmbito das bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. 2019. 194 f. Dissertação(Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1732-
dc.description.resumoAo considerar a inquestionável contribuição da leitura para o desenvolvimento dos indivíduos, sobretudo em uma época em que é perceptível a preferência por leituras rasas e rápidas, este estudo se propõe a investigar a prática de ações de mediação de leitura, realizadas no âmbito das bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o quanto essas ações repercutem, no intento de tornar a biblioteca um espaço efetivo para a formação de leitores. Como referencial teórico, foram utilizados os postulados de estudiosos da leitura e suas práticas, dentre eles, Freire (1989), Kleiman (1995, 2004), Chartier (1998), Petit (2009), Chartier e Hébrard (1995), Santaella (2004, 2007, 2013), como também, dados da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (2016). O percurso metodológico seguiu os pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa, cujas abordagens exploratória e descritiva configuram um estudo de caso, à luz da pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados, os instrumentos de pesquisa, entrevista semiestruturada e questionário, ambos encaminhados via correio eletrônico, objetivaram a identificação e a análise dos fatores que influenciam no desenvolvimento das ações de mediação de leitura. A entrevista, com foco nos bibliotecários, procurou estabelecer um perfil do profissional bibliotecário, como também uma panorâmica das bibliotecas do IFRS. No tocante ao questionário, envolvendo os alunos, o objetivo concentrou-se em verificar a percepção e o interesse destes em atividades de leitura, realizadas no âmbito do IFRS. O estudo oportunizou, em sua constituição geral, a identificação da existência de ações de mediação de leitura, bem como o papel do bibliotecário como mediador desta prática. Além disso, o reconhecimento das ações mediadoras de leitura e o alcance destas em relação ao incentivo à prática leitora. Mesmo com atividades de mediação já consolidadas, é notório que é um parco começo, pois ainda há muito a se fazer em prol dessa prática. Ao mesmo tempo, é animador perceber, de modo geral, que, apesar de limitações relevantes, que restringem as possiblidades de realização de ações, existem bons projetos e iniciativas, sobretudo, empenho e motivação dos profissionais. Isso serve de incentivo e reflexão para a elaboração de projetos inovadores com ações mediadoras a favor da prática leitora.por
dc.description.abstractActualmente, es común encontrar en el medio académico un cierto distanciamiento entre las áreas de la Lingüística y de la Literatura. Sin embargo, hay estudiosos de lengua que ya empiezan a percibir esas dos vertientes como indisociables una de la otra, una vez que d e un lado tenemos la lingüística consagrada en estudiar textos caracterizados como no literarios y de otro, la literatura responsable por explorar la orden estética de las obras. Frente a un escenario interdisciplinar, el objetivo general de este estudio se vuelve en describir y analizar el ethos discursivo de la protagonista de la novela Eva Luna, de Isabel Allende, llevando en cuenta que el discurso literario es configurado por una escenografía, cuya condición es validar la narrativa al mismo tiempo que define el estatuto del enunciador y del coenunciador en la situación de enunciación que caracteriza la escenografía instituida en el discurso. Los referenciales teóricos de esta pesquisa se identifican con la perspectiva del análisis del discurso de línea francesa, más específicamente en el dispositivo enunciativo -discursivo propuesto por Dominique Maingueneau (1997, 2008, 2009, 2010) y sus académicos, como Possenti (2008), Souza-e-Silva y Rocha (2009), Freitas y Facin (2011). Además, con respecto a aspectos pertinentes a los géneros del discurso, utilizamos Bakhtin (2003), Fiorin (1997), Maingueneau (1997, 2008) y Marcuschi (2010); y, aún, en relación a la lectura considerada como proceso enunciativo, hacemos uso de los autores Bordini y Aguiar (1988), Kleiman (1999), Maingueneau (1996, 2002), Zilberman (1989) y Koch (1984). Los procedimientos teóricos y metodológicos del análisis están basados en los conceptos de escenografía y de ethos discursivo identificados por marcaciones lingüístico -discursivas presentes en el texto literario, en la novela Eva Luna. Es posible evidenciar el ethos discursivo desde las escenas enunciativas construidas que conceden a la protagonista Eva la calidad de fiador en la narrativa analizada.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-07-08T14:13:04Z No. of bitstreams: 1 2019MariaInesVarelaPaim.pdf: 1698113 bytes, checksum: 50be9ba12ba64a2dba74d876a183d6d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-08T14:13:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019MariaInesVarelaPaim.pdf: 1698113 bytes, checksum: 50be9ba12ba64a2dba74d876a183d6d1 (MD5) Previous issue date: 2019-04-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectBibliotecas - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectBibliotecáriospor
dc.subject.cnpqLETRAS:: LITERATURApor
dc.titleMediação de leitura no âmbito das bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRSpor
dc.title.alternativeMediación de lectura en las bibliotecas multinivel del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul - NIIFspa
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019MariaInesVarelaPaim.pdfDissertação Maria Inês Varela Paim1.66 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.