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dc.creatorGrazioli, Fabiano Tadeu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6013536493561767por
dc.contributor.advisor1Rettenmaier, Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201120360134334por
dc.date.accessioned2019-07-08T13:48:22Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationGRAZIOLI, Fabiano Tadeu. Percursos criativos na concepção de Canto de Cravo e Rosa, de Viviane Juguero: a dramaturgia impressa para a leitura da criança. 2019. 205 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS,por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1731-
dc.description.resumoAs literaturas infantil e juvenil brasileiras legaram-nos um conjunto de obras dramatúrgicas importantes, considerando as que são encenadas, aquelas que servem para atividades de leitura dramática, jogos teatrais e aquele número ínfimo que é publicado. Essas últimas, quase raras, têm aparecido no mercado editorial nos últimos anos no formato de livro ilustrado e ao alcance da criança leitora desde muito cedo, contrariando a tendência que é a de considerar que o texto dramático é um gênero compreendido somente pelo jovem leitor. Nesse sentido, o presente trabalho de tese elegeu a obra Canto de Cravo e Rosa, de Viviane Juguero, publicada em 2009, para ser estudada e, a partir dela, responder a uma demanda de questionamentos que esse novo gênero literário despertou. A obra que nos serve de corpus provoca-nos indagações a respeito de um texto dramático ao alcance do pequeno leitor que chamaremos, a partir deste trabalho, de dramaturgia impressa para a leitura da criança , além de conduzir-nos a questionamentos sobre suas características e peculiaridades, sobre o contexto em que se desenvolve e acerca dos percursos criativos que legitima. Nossa pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo de natureza aplicada; o método empregado é hipotético-dedutivo; já em relação aos objetivos, a pesquisa é de caráter exploratório-descritivo; o procedimento técnico vincula-se a uma pesquisa bibliográfico-documental. O trajeto que elegemos para nossa escrita parte do surgimento da literatura infantil na Europa e no Brasil, a partir dos estudos de Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1985, 1986), Regina Zilberman (2005) e Nelly Novaes Coelho (2000). Para pensar a literatura para a infância, baseamo-nos também em Peter Hunt (2010) e Fernando Azevedo (2014). Em seguida, tratamos sobre o livro ilustrado, acompanhando os estudos de Maria Nikolajeva e Carole Scott (2011) e, novamente, Peter Hunt (2010). Damos espaço, na continuação, a aspectos importantes sobre a dramaturgia para a infância, com Regina Zilberman (2015), Vera Lúcia Bertoni dos Santos e Ivo Bender (2003), Marco Camarotti (2005), Dib Carneiro Netto (2003, 2014), Bárbara Heliodora (2007), Maria Lucia de Pupo (1991) e Fany Abramovich (1983). Na sequência, apresentamos fundamentos que guiam os estudos da dramaturgia em geral inspirados em Patrice Pavis (2007, 2008, 2011) e em consonância com David Ball (2014), Daniel Furtado Simões da Silva (2013), Ramon Santana de Aguiar (2008), Clarice Lopes Mendes (2009), Décio de Almeida Prado (2007) e Rubem Rocha Filho (1986) e abrimos espaço para exploração das dinâmicas de análise e leitura do texto dramático, a partir dos estudos de Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), Luis Paulo Vasconcelos (1987) e Nerina Raquel Dip (2005). Todos esses aspectos teóricos são apresentados, então, em formato de dispositivo epistemológico de análise, estruturado em cinco etapas de execução, balizadas por sólidos critérios e indicadores. A aplicação desse dispositivo permite-nos, no fechamento deste trabalho, afirmar que Canto de Cravo e Rosa é exemplo adequado da dramaturgia impressa para a leitura da criança. Confirmarmos, assim, a existência de uma dramaturgia específica ao alcance da criança, para ser lida no formato de livro ilustrado, uma contribuição acadêmica frente às ocorrências que percebemos nas editoras, na última década.por
dc.description.abstractChildren's and young adult's Brazilian Literature has contributed to the dramaturgy genre. Especially, the texts that are staged, used for drama reading activities and games. However, just a small number of these books are published and these few publications, which are considered almost rare, have appeared in the publishing market through illustrated books. Considering that the drama genre is only understood by the young adult reader, this process follows the opposite tendency of the drama text, the books are read by children instead of young adults. Moreover, the book Canto de Cravo e Rosa that was written by Viviane Juguero and published in 2009, was chosen to be studied in this doctoral thesis. So, Canto de Cravo e Rosa is the corpus of this research because it makes us reflect about the drama text genre, which has been read by children and it is called in this study: Printed dramaturgy for children's reading. Through this investigation, it will be possible to answer some questions about the drama text. In addition to it, this process will lead us to understand the drama text characteristics, peculiarities, the context in which it is developed and about the creative paths of it. Our research has a qualitative approach and applied nature. The hypothetical-deductive method used in this research is related to the objectives. Furthermore, it is an exploratorydescriptive study and the technical procedure is linked to bibliographic documentary research. Therefore, the path we have chosen starts with the Children's Literature emergence in Europe and Brazil and it is based on the studies of Marisa Lajolo and Regina Zilberman (1985, 1986), Regina Zilberman (2005) and Nelly Novaes Coelho (2000). When it comes to the Literature in the childhood, Peter Hunt (2010) and Fernando Azevedo (2014) were mentioned in order to support the research. Next, the illustrated book was analyzed following the studies of Maria Nikolajeva and Carole Scott (2011) and once more, Peter Hunt (2010). In order to highlight important aspects of Children's Literature, we found the contribution needed through Regina Zilberman (2015), Vera Lúcia Bertoni dos Santos and Ivo Bender (2003), Marco Camarotti (2005), Dib Carneiro Netto (2003, 2014), Bárbara Heliodora (2007), Maria Lucia de Pupo (1991) and Fany Abramovich (1983). In the sequence, we present the theoretical background that has guided the dramaturgy in general and it is inspired by Patrice Pavis (2007, 2008, 2011) in agreement with David Ball (2014), Daniel Furtado Simões da Silva (2013), Ramon Santana de Aguiar (2008), Clarice Lopes Mendes (2009), Décio de Almeida Prado (2007) and Rubem Rocha Filho (1986). Then, there is a space to explore the analysis and the drama text reading, based on the studies of Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), Luis Paulo Vasconcelos (1987) and Nerina Raquel Dip (2005). All these theoretical aspects are then presented through an epistemological analysis device, which is structured in five stages of execution, marked by specific criteria and indicators. The application of this device allows us to state at the end of the research that Canto de Cravo e Rosa is an example of printed dramaturgy for children's reading. Thus, it is possible to confirm that there is a particular dramaturgy created for children and it can be read through the illustrated book. Finally, this is an important academic contribution, especially because the publishing houses have faced these facts in the last decade.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-07-08T13:48:22Z No. of bitstreams: 1 2019FabianoTadeuGrazioli.pdf: 1002550 bytes, checksum: 826230b7fb71478facce493ae6fd8740 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-08T13:48:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019FabianoTadeuGrazioli.pdf: 1002550 bytes, checksum: 826230b7fb71478facce493ae6fd8740 (MD5) Previous issue date: 2019-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectTeatro (Literatura)por
dc.subjectCriançaspor
dc.subject.cnpqLETRAS: LITERATURApor
dc.titlePercursos criativos na concepção de Canto de Cravo e Rosa, de Viviane Juguero: a dramaturgia impressa para a leitura da criançapor
dc.title.alternativeCreative pathways in the conception of Carnation and pink singing, by Viviane Jugero: the printed dramaturgy for reading the childeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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