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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A educação das emoções, do desejo e do prazer na Ética a Nicômacos de Aristóteles
Other Titles: The education of emotions, desire and pleasure in Aristotle's Nicomachus Ethics
???metadata.dc.creator???: Berra, Eliane Aparecida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação aborda a educação das emoções, do desejo e do prazer na Ética a Nicômacos de Aristóteles, com o propósito de investigar o que está na base dessa educação. A hipótese defendida é de que o hábito em Aristóteles é o elemento fundamental para concretizar a educação das emoções, do desejo e do prazer visando ao agir virtuoso. A metodologia usada no desenvolvimento do estudo é de natureza bibliográfica e segue o procedimento analítico-reconstrutivo, que busca desenvolver os principais conceitos da obra aristotélica e de seus comentadores referentes ao tema da educação das emoções, do desejo e do prazer. A dissertação se constitui em dois capítulos. O primeiro, articulando conceitos chaves da ética, apresenta a relação entre antropologia e virtude moral como base na concepção de educação das emoções, do desejo e do prazer em Aristóteles. O segundo capítulo discorre sobre a educação das emoções, do desejo e do prazer, visando compreender de que modo a razão pode governá-los no sentido de garantir que o agir virtuoso seja efetivado. Analisa como a razão pode atuar no comando do desejo e como se pode educá-lo pelo hábito de bem desejar, tendo como princípio o desejo reto que compreende o bem como bem em si mesmo. Com base nos conceitos do filósofo, conclui-se que a educação das emoções, do desejo e do prazer é possível quando a racionalidade é preponderante, pois pode fazer o agente refletir visando orientar seus impulsos, agindo de maneira inteligente, observando as leis e orientando adequadamente as emoções, o desejo e o prazer. Por meio do comando da razão, o hábito se estabelece e constitui o governo das emoções, do desejo e do prazer por ter mediado uma educação correta. O hábito, segundo Aristóteles, para ser enraizado requer tempo, a fim de ser cultivado corretamente e constituir a virtude moral. O virtuoso, em Aristóteles, tem o desejo educado e, por essa razão, sabe ter prazer com o que se deve, quando se deve e como se deve. Sendo assim, o hábito em Aristóteles se estabelece como a base que relaciona a educação das emoções, do desejo, e do prazer, pois através do comando da razão foi adquirido de maneira que se enraizou firmemente, constituindo o governo das emoções, do desejo, e do prazer. Por consequência, a educação das emoções, do desejo, e do prazer se concretiza firmemente através de bons hábitos adquiridos e enraizados desde a tenra idade.
Abstract: This dissertation deals with the education of emotions, desire and pleasure in Aristotle's Nicomachus Ethics, in order to investigate what is the basis of this education. The hypothesis defended is that the habit in Aristotle is the fundamental element to concretize the education of the emotions, the desire and the pleasure aiming at the virtuous act. The methodology used in the development of the study is of bibliographic nature and follows the analytic reconstructive procedure, which seeks to develop the main concepts of the Aristotelian work and its commentators on the theme of education of emotions, desire and pleasure. The dissertation consists of two chapters. The first, articulating key concepts of ethics, presents the relation between anthropology and moral virtue as the basis in the conception of education of emotions, desire and pleasure in Aristotle. The second chapter discusses the education of emotions, desire, and pleasure, in order to understand how reason can govern them in order to ensure that virtuous action is affected. It analyzes how reason can act in the command of desire and how it can educate it by the habit of well-wish, having as principle the right desire that understands the good as good in itself. Based on the concepts of the philosopher, it is concluded that the education of emotions, desire and pleasure is possible when rationality is preponderant, since it can make the agent to reflect in order to orient his impulses, acting in an intelligent way, observing the laws and directing properly the emotions, the desire and the pleasure. Through the control of reason, habit is established and constitutes the government of emotions, desire and pleasure for having mediated a correct education. Habit, according to Aristotle, to be rooted requires time, in order to be properly cultivated and to constitute moral virtue. The virtuous in Aristotle has the educated desire, and for this reason he knows how to take pleasure in what one should act, when one should act and how one should act. Thus Aristotle's habit is established as the basis for the education of emotions, desire, and pleasure, for through the command of reason it was acquired in a way that was firmly rooted, constituting the government of emotions, of desire, and of pleasure. Consequently, the education of emotions, desire, and pleasure is firmly realized through good habits acquired and rooted from an early age.
Keywords: Educação
Filosofia
Emoções
Desejo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BERRA, Eliane Aparecida. A educação das emoções, do desejo e do prazer na Ética a Nicômacos de Aristóteles. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1688
Issue Date: 26-Jun-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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