???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1686
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Madaloz, Marcos Antônio Martinelli | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530471847187285 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fávero, Altair Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5866881378328643 | por |
dc.date.accessioned | 2019-05-11T00:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-22 | - |
dc.identifier.citation | MADALOZ, Marcos Antônio Martinelli. A atualidade da proposta educação para o pensar de Mathew Lipman diante das políticas para o ensino de filosofia. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1686 | - |
dc.description.resumo | Esta investigação tem como escopo principal apreciar a atualidade da proposta Educação para o Pensar, de Matthew Lipman (1990; 1994; 1995; 1997), que por meio do pensamento crítico e criativo busca potencializar habilidades cognitivas, diante dos desafios complexos, plurais e tecnológicos da sociedade contemporânea. Ela pretende responder, recorrendo a fontes de natureza bibliográfica e documental, à seguinte pergunta: a proposta Educação para o Pensar, continua se mostrando promissora para enfrentar os desafios educacionais na atualidade? Norteada por essa questão, o estudo desdobra-se em três partes: na primeira, contextualiza a herança intelectual de Lipman e sua influência na proposta Educação para o Pensar, a experiência pedagógica de Dewey, a experiência como valor educativo e a trajetória intelectual de Lipman; na segunda, apresenta os pilares do programa Educação para o Pensar, com o pensar de ordem superior, as habilidades cognitivas, o diálogo investigativo, a comunidade de investigação, a Educação para o Pensar e o currículo escolar; e, na terceira, por fim, analisa a atualidade desses pilares, frente aos desafios educacionais contemporâneos. Dentre os resultados do estudo, destacam-se: a atualidade da proposta lipmaniana frente à BNCC (2018), nos aspectos das competências gerias e específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e, também, a importância da formação dos profissionais da educação para a prática dessa proposta. | por |
dc.description.abstract | This investigation has as its main aim to appreciate the approach Education for thinking, from Mathew Lipman (1990;1994;1995;1997) who, by means of a critical and creative thinking searches to enhance cognitive abilities face to the complex, plural and technological challenges of the contemporary society. It intends to answer, resorting to sources of documental and bibliographical nature, the following question: Is the proposal Education for thinking, still promising to face the educational challenges nowadays?Guided by this question, the study is divided in three parts: in the first one it contextualizes the intellectual heritage of Lipman and its influence in the proposal Education for thinking, the pedagogical experience of Dewey, the experience as an education value and the intellectual trajectory of Lipman; in the second, it presents the pillars of the program Education for thinking, with the higher level of thinking, the cognitive abilities, the investigative dialogue, the community of investigation the Education for thinking and the school subjects; and in the third it analyses the contemporaneity of this pillars face to the educational challenges. Among the results of the study one highlights the contemporaneity of the Lipmanian purpose face to the BNCC (2018) in the aspects of the general and specific competences in the areas of applied Human and Social Sciences as well as to the formation of education professionals for the practice of this proposa. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-05-11T00:16:15Z No. of bitstreams: 1 2018MarcosMadaloz.pdf: 534050 bytes, checksum: 63a1807dca4ad740454e9aebe87cde81 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-11T00:16:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018MarcosMadaloz.pdf: 534050 bytes, checksum: 63a1807dca4ad740454e9aebe87cde81 (MD5) Previous issue date: 2018-08-22 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Crianças e filosofia | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Educação de base | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A atualidade da proposta educação para o pensar de Mathew Lipman diante das políticas para o ensino de filosofia | por |
dc.title.alternative | The current relevance of the proposed education for Mathew Lipman's thinking about policies for the teaching of philosophy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018MarcosMadaloz.pdf | Dissertação de Marcos Antônio Martinelli Madaloz | 690.32 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.