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dc.creatorZuffo, Robledo Leonildo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4411749655188656por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661213429808142por
dc.date.accessioned2019-05-11T00:10:24Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationZUFFO, Robledo Leonildo. Planos nacionais de educação (2001 e 2014): perspectivas sobre a formação docente continuada. 2018.70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1685-
dc.description.resumoO presente estudo investiga a questão da formação docente continuada a partir das metas e estratégias contidas nos Planos Nacionais de Educação, editados em 2001 e em 2014. As discussões decorrentes da necessidade de formação e valorização docente não não tão recentes, entretanto Planos Nacionais de Educação são instrumentos jurídico-normativos singulares merecendo, pois, olhares da academia e vigilância cidadã. Para o levantamento das informações o processo de efetivação das metas e estratégias que tratam dos docentes fez-se uma análise dos dois Planos Nacionais de Educação: a Lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001, e a Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Nessa análise procurou-se compreender quais conceitos e citações sobre formação docente continuada estão presentes nos Planos Nacionais de Educação, edições de 2001 e 2014. A justificativa para a escolha do tema baseou-se na contemporaneidade do mesmo, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. Como resultado, o estudo indica que o tema da formação docente continuada está presente nos dois Planos Nacionais de Educação examinados apontando, assim, importantes caminhos e tendências nesse âmbito. Os planos definem metas e estratégias comuns referentes à formação continuada de professores, sobretudo no que concerne ao fortalecimento da qualidade da educação, como decorrência de um intenso processo de aprimoramento docente. Como conclusão constatou-se que os documentos estudados possibilitaram compreender que a formação dos profissionais em educação deve ser constante de modo a permear o dia a dia da prática pedagógica.por
dc.description.abstractThe present study investigates the issue of continuing teacher education from the goals and strategies contained in the National Education Plans, edited in 2001 and 2014. The discussions arising from the necessity of teacher training and appreciation are not so recent. However, the National Plans of Education are singular legal/normative instruments, deserving therefore, the academy’s attention and citizen vigilance. To survey the information regarding the development of effective goals and strategies concerning teachers, an analysis of the two National Plans of Education was made: law 10.172, from January 9th, 2001 and law 13.005, from June 25th, 2014. This analysis sought for a better understanding of which concepts and citations on continuing teacher education are present in the two editions of the National Plans. The choice upon this topic was based on its contemporary relevance, besides the expectation to contribute to the academic field. As a result, the study indicates that the topic of continuing teacher education is present in both examined Plans, thus pointing out important paths and tendencies in this scope. Those plans define common goals and strategies concerning continuing teacher education and especially for strengthening the quality of education as a result of an intense process of teaching’ improvement. Finally , it was found that the studied documents allowed to understand that the continuing teacher training must be constant, in order to permeate the daily practice of teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-05-11T00:10:24Z No. of bitstreams: 1 2018RobledoZuffo.pdf: 390786 bytes, checksum: ab732f50c88e1888b1741c6ad5ae8fcd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-11T00:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018RobledoZuffo.pdf: 390786 bytes, checksum: ab732f50c88e1888b1741c6ad5ae8fcd (MD5) Previous issue date: 2018-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePlanos nacionais de educação (2001 e 2014): perspectivas sobre a formação docente continuadapor
dc.title.alternativeNational education plans (2001 and 2014): perspectives on continuing teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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