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dc.creatorDal Pizzol, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2872985166164144por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2019-05-11T00:04:10Z-
dc.date.issued2018-10-09-
dc.identifier.citationDAL PIZZOL, Vanessa. Cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: convergências e divergências nas concepções de alfabetização. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1684-
dc.description.resumoO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído em 2012, estabeleceu um compromisso entre governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios, com vistas a atender à meta 5 do Plano Nacional de Educação ¿ alfabetizar as crianças até, no máximo, o terceiro ano do ensino fundamental. A pesquisa que dá origem a esta dissertação objetivou reconhecer a(s) concepção(ões) de alfabetização presente(s) na proposta de formação continuada de professores alfabetizadores que integra o PNAIC ¿ em especial, nos cadernos que serviram de base a esse projeto, verificando os contextos textuais em que essas concepções emergem e o papel que aí desempenham, por meio da análise de um de seus principais instrumentos: os Cadernos de Formação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se serve, ainda, da análise de conteúdo. O corpus é constituído de dezenove textos, publicados em 2012 e 2015. As categorias de análise ¿ abordagem tradicional, abordagem construtivista, perspectiva histórico-cultural, letramento e sistema de escrita alfabética ¿ foram elaboradas com base em autores como Mortatti (2000, 2006, 2015), Soares (2003, 2010, 2014, 2016), Ferreiro (1990), Ferreiro e Teberosky (1991), Gontijo (2002, 2003) e Morais (2012). O trabalho apresenta uma síntese do percurso histórico do ensino da leitura e da escrita no Brasil, privilegiando os cenários de disputa pela hegemonia entre métodos de alfabetização; bem como sistematiza o contexto de emergência do PNAIC, sua estrutura e funcionamento, e as principais mudanças que o atingiram nos seis anos de sua existência. A análise do corpus resultou nas seguintes constatações: a proposta de formação continuada de professores, materializada nos Cadernos de Formação, apresenta convergências e divergências entre as distintas concepções de alfabetização presentes no cenário nacional; as reconstruções operadas apresentam incongruências face às teorias de base, por vezes, obscurecendo-as, aglutinando-as e propondo aproximações não consensuadas academicamente; há uma miscelânea de concepções, ocasionada pelas múltiplas vozes presentes nas diferentes autorias nos textos dos Cadernos de Formação, procedentes de diferentes vínculos institucionais; e a abordagem do sistema de escrita alfabética predomina entre as propostas didáticas apresentadas. Reiterando trabalhos difundidos na área, conclui-se que o programa, não obstante seu objetivo de formar professores alfabetizadores na perspectiva do letramento e a tentativa de recuperar diferentes tradições do campo, alinha-se com uma perspectiva que restringe a alfabetização ao domínio do sistema de escrita alfabética.por
dc.description.abstractThe National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), established in 2012 with the objective of institute a commitment between Federal, Federal District, State and Municipal governments to meet goal 5 of the National Education Plan - literate children, at the latest, the third year of elementary school. The research that gave rise to this Dissertation aimed to recognize the conception (s) of literacy present in the proposal of continuing education of literacy teachers that integrates the PNAIC, in particular, the notebooks that served as the basis for this project, the textual contexts in which these conceptions emerge and the role they play there, through the analysis of one of its main instruments, the formation notebooks. It is, therefore, a bibliographical and documentary research, which is also useful for content analysis. The corpus consists of nineteen texts, published in2012 and 2015. The categories of analysis - traditional approach, constructivist approach, historical-cultural perspective, literacy and alphabetic writing system - were elaborated based on authors such as Mortatti (2000, 2006, 2015), Soares (2003, 2010, 2014, 2016), Ferreiro (1990), Ferreiro and Teberosky (1991), Gontijo (2002, 2003) and Morais (2012). The paper presents a synthesis of the historical course of teaching reading and writing in Brazil, favoringthe scenarios of dispute over hegemony among literacy methods; systematizes the context ofemergency of the PNAIC, its structure and functioning, and the main changes that reached it in the six years of its existence. The analysis of the corpus resulted in the following findings: the proposal of continuing teacher training, materialized in the formation notebooks, presents convergences and divergences between the different conceptions of literacy present in the national scenario; the reconstructions performed show inconsistencies with the basic theories, sometimes obscuring them, agglutinating them and proposing approaches that are not consensual inacademics; there is a hodgepodge of ideas, caused by multiple voices present in the different authorship in the texts of formation notebooks, from different institutional linkages; the approach of the alphabetic writing system prevails among the didactic proposals. Reiterating works spread in the area, it is concluded that the program, despite its objective of training literacy teachers in the perspective of literacy and the attempt to recover different traditions of the field, is aligned with a perspective that restrictsliteracy to the domain of the system of alphabetical writing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-05-11T00:04:10Z No. of bitstreams: 1 2018VanessaDalPizzol.pdf: 1075008 bytes, checksum: 82fc3e320d8f6e897759842333bfb3db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-11T00:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018VanessaDalPizzol.pdf: 1075008 bytes, checksum: 82fc3e320d8f6e897759842333bfb3db (MD5) Previous issue date: 2018-10-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscritapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: convergências e divergências nas concepções de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeTraining books of the National Pact for Literacy at the right age: convergences and divergences in conceptions of literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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