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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvimento humano em atividade: Há unidade?”: transvisões da pergunta No devir da pesquisa com crianças – uma Análise autoscópica em contexto de Educação infantil
Other Titles: Human development in activity: Is there unity? ": Question transitions In doing research with children - one Autoscopic analysis in the context of child education
???metadata.dc.creator???: Bica, Mariane Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dickel, Adriana
???metadata.dc.description.resumo???: Os processos de formação continuada de professores da Educação Básica que se fazem amalgamados às pesquisas acadêmicas vinculadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu, vêm constituindo-se, cada vez mais, como possibilidades de desenvolvimento da educação formal. Isso porque o professor da Educação Básica que se dedica à pesquisa, em especial ao ter por objeto a sua atividade docente, constrói percursos formativos e investigativos vetores de qualificação tanto do âmbito escolar, quanto da pesquisa educacional, dado o caráter praxiológico dos processos de formação continuada de professores-pesquisadores. Nessa perspectiva, esta Dissertação apresenta-se como um artefato constituído em um processo de formação continuada docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica que, intermediada pela análise autoscópica (LAROCCA, 2002), apresenta-se como uma narrativa formativa de uma professora-pesquisadora que investiga sua atividade docente em um contexto de Educação Infantil, em uma turma de Pré-Escola I (crianças de 4 anos) da rede pública de ensino de Passo Fundo - RS. O processo de investigação, amalgamado ao processo de qualificação do trabalho pedagógico, teve por objetivo contribuir com o desenvolvimento integral infantil por meios que possibilitassem, também, às crianças tornarem-se protagonistas e, portanto, crianças-pesquisadoras no curso da investigação. O estudo fez parte de um projeto de pesquisa compartilhada sobre as interações discursivas na Educação Infantil, gestado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, do qual resultaram, além deste trabalho, uma tese e duas dissertações, apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Com base nas análises das três outras investigações, que reconheceram um devir de desenvolvimento humano peculiar naquela comunidade escolar infantil, crianças e professora-pesquisadora, munidas de suas câmeras e do diário de campo, traçaram um percurso de investigação que buscava identificar a unidade microgenética de desenvolvimento humano que naquele espaço/tempo se constituía. Com o auxílio da análise microgenética, sustentada na Teoria Histórico-Cultural, identificou-se, durante os processos autoscópicos dos dados produzidos, três instâncias de sentido sobre o desenvolvimento: a instância dialógica, de sentido responsivo; a instância espaço-temporal, de sentido institucional; além da instância de experiência valorada em dúvida, de sentido autoral. Em interlocução com referenciais teóricos vinculados especialmente ao campo histórico-cultural, sociodiscursivo e sociocultural, a saber, Vigotsky (2009) e Leontiev (1988), Bakhtin (2011), Bruner (2001) e Rogoff (2005), com os produtos do projeto de pesquisa compartilhada, a saber, Bragagnolo (2016), Camargo (2016) e Sartori (2016), reconheceu-se a pergunta como a unidade microgenética de desenvolvimento humano, premissa e produto das instâncias de sentido básicas do desenvolvimento naquela comunidade escolar infantil. A pergunta é entendida, então, como um ato enunciativo que, comprometida com a situação cultural imediata, retoma (o tom) e remonta (com tonalidade emocional-volitiva) um agir verbal peculiar de uma entonação valorada historicamente.
Abstract: The processes of continuous training of Basic Education teachers that are made combined to the academic researches linked to the postgraduate stricto sensu courses, are increasingly being considered as possibilities for the development of formal education. This happens because the Basic Education teacher who dedicates himself to the research, especially when aiming his/her teaching activity, develops formative and investigative trajectories vectors of qualification both of the school scope and of the educational research, given the praxiological character of the process of continuous formation teachers-researchers. this perspective, this dissertation presents itself as an artifact constituted in a process of continuous teacher training. In this perspective, this Dissertation presents itself as an artifact constituted in a process of continuous teacher training. This study is an ethnographic approach that, intermediated by the autoscopic analysis (LAROCCA, 2002), presents itself as a formative narrative of a teacher-researcher who investigates her teaching activity in a context of Early Childhood Education in a class of Pre-School I (children aged 4 years old) from a public school in Passo Fundo - RS. The research process, combined with the qualification process of pedagogical work, aimed to contribute to the integral development of children by means that also enabled children to become protagonists and, therefore, children-researchers in the course of the investigation. The study was part of a shared research project on the discursive interactions in Early Childhood Education, developed by the Group of Studies and Research on Literacy, in which resulted, in addition to this work, a thesis and two dissertations, presented to the Postgraduate Program in Education of the University of Passo Fundo. Based on the analyzes of the three other investigations, which recognized a peculiar human development in that children's school community, the kids and the teacher-researcher, equipped with their cameras and their field diary, traced a research course that sought to identify the microgenetic unit of human development in that space/time. With the aid of the microgenetic analysis, based on the Historical-Cultural Theory, three instances of meaning about development were identified during the autoscopic processes ofthe produced data: the dialogical instance, of responsive sense; the space-time, of institutional sense; and the instance of experience valued in doubt, of authorial sense. Inan m interchange with theoretical references especially related to the historical-cultural, sociodiscursive and sociocultural field, namely, Vigotsky (2009) and Leontiev (1988), Bakhtin (2011), Bruner (2001) and Rogoff (2005), with the products of the shared research, namely, Bragagnolo (2016), Camargo (2016) and Sartori (2016), the question was recognized as the microgenetic unit of human development, the premise and product of the basic sense of development in that children’sschool community. The question is understood, then, as an enunciative act that, committed to the immediate cultural situation, takes up (the tone) and goes back (with emotional -volitional tonality) a peculiar verbal action of a historically valued intonation.
Keywords: Educação de crianças
Pesquisadores
Educação
Educação básica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BICA, Mariane Oliveira. Desenvolvimento humano em atividade: Há unidade?”: transvisões da pergunta No devir da pesquisa com crianças – uma Análise autoscópica em contexto de Educação infantil. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1683
Issue Date: 22-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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