???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paula, Mariana Corrêa de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4153996545400278 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dickel, Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1371923233740319 | por |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T23:37:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-08 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Mariana Corrêa de. Sequência didática para aprender gramática: uma possibilidade metodológica para os anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1680 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência a modalidade de organização didática designada por Sequência Didática para Aprender Gramática (SDG), proposta por Anna Camps bem como pelo seu grupo de pesquisa (GREAL/Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha). O ensino de gramática, nesta perspectiva, implica uma atividade de investigação sobre a língua, que inclui, nesse processo, a observação, a análise e a manipulação desse objeto de conhecimento. De início, neste texto, foi realizada a apresentação da trajetória do ensino de Língua Portuguesa e da problemática que cerca o seu ensino para falantes da língua, para após discorrer-se sobre o lugar da gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Posteriormente, fez-se a revisão de conceitos, entre os quais os de língua, gramática, ensino de Língua Portuguesa e reflexão linguística. Na sequência ocorre a identificação das contribuições provenientes das pesquisas acadêmicas para o ensino de gramática, a exposição do processo de produção, a descrição e a análise de uma proposta metodológica para aprender gramática baseada nas proposições do grupo catalão. A conduta metodológica fundamentou-se em princípios da pesquisaação no modo colaborativo. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida pela professorapesquisadora, na sua turma de atuação no 4º ano de uma escola da rede privada do município de Passo Fundo/RS, em parceria colaborativa com a pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização (GEPALFA), Rosângela Hanel Dias. Conclui-se que esta pesquisa propiciou, ao longo do desenvolvimento da sequência didática (SDG). uma reflexão sobre o uso da língua, por parte da professora pesquisadora e dos estudantes. | por |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of a research carried out on grammar teaching in the initial years of elementary school, with reference to the didactic organization called Didactic Sequence for Learning Grammar (SDG) proposed by Anna Camps as well as by her research group (GREAL / Autonomous University of Barcelona / Spain). The teaching of grammar, in this perspective, implies a research activity on the language, which includes, in this process, observation, analysis and manipulation of this object of knowledge. At the beginning, in this text, we present the trajectory of teaching Portuguese Language and the problematic that surrounds its teaching for language speakers, after having discussed the place of grammar in Portuguese Language classes. Subsequently, concepts were revised, including language, grammar, Portuguese language teaching and linguistic reflection. In the sequence there is an identification of the contributions from academic researches of grammar teaching, the exposition and the production process, the description and the analysis of a methodological proposal to learn grammar based on Catalan group propositions. The methodological conduct was based on principles of action research in the collaborative mode. To do so, the research was developed by the teacher-researcher, in her class of action in the 4 th year of a private school in the city of Passo Fundo / RS, in a collaborative partnership with the researcher of the Studies Group and Research on Literacy (GEPALFA), Rosângela Hanel Dias. It is concluded that this research provided, throughout the development of the didactic sequence (SDG), a reflection on the use of language by the researcher and the students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-05-10T23:37:30Z No. of bitstreams: 1 2018MarianaCorrea.pdf: 2832513 bytes, checksum: cf7b477fb3f700899a5d8a9a1513b925 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-10T23:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018MarianaCorrea.pdf: 2832513 bytes, checksum: cf7b477fb3f700899a5d8a9a1513b925 (MD5) Previous issue date: 2018-10-08 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Gramática | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Sequência didática para aprender gramática: uma possibilidade metodológica para os anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Didactic sequence for learning grammar: a methodological possibility for the initial years of elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018MarianaCorrea.pdf | Dissertação de Mariana Corrêa de Paula | 2.8 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.