???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1655
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Rosângela Hanel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5704787167957951 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dickel, Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1371923233740319 | por |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T19:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Rosângela Hanel. Reflexões linguísticas produzidas por crianças em suas atividades metalinguísticas. 2018. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1655 | - |
dc.description.resumo | O campo dos estudos sobre o ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apesar da quantidade de pesquisas que acumula, ainda carece de trabalhos sobre o ensino da gramática. Entre os objetivos da pesquisa que deu origem a este trabalho está o de compreender as reflexões que as crianças realizam a respeito da língua, na interação com os seus pares e com os adultos, e os enlaces que elas produzem entre os conhecimentos prévios e os conhecimentos linguísticos aportados pela professora no curso de uma proposta de organização didática formulada e executada com vistas a desencadear e potencializar reflexões metalinguísticas e práticas de sistematização do conhecimento linguístico por parte dos estudantes. A pesquisa guiou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, beneficiando-se de elementos metodológicos da pesquisa colaborativa. Pesquisadora e professora desenvolveram uma sequência didática para aprender a escrever (DICKEL et al., 2016) e, como parte dela, uma Sequência Didática para Aprender Gramática - SDG, modalidade didática proposta pelo GREAL Grupo de Pesquisas sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas (Universität Autònoma de Barcelona) para o ensino de língua(s), com vistas à manipulação de conceitos do campo da sintaxe por parte de uma classe de 4º (quarto) ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Passo Fundo/RS. A observação foi documentada por meio de videogravações, fotografias, registros escritos das crianças e diário de campo. A análise dos dados pautou-se pelas categorias da atividade metalinguística, propostas por Camps (2000), e da abordagem sociodiscursiva da linguagem, em especial, proveniente das produções de Mikhail Bakhtin. Os resultados indicam que o movimento de construção das reflexões linguísticas das crianças orienta-se, fundamentalmente, por critérios semânticos, mediante os quais buscam atribuir relações de sentido para justificar o funcionamento da língua. Ademais, as atividades de reflexão metalinguística propostas pela SDG favorecem a tomada da língua como objeto de estudo, beneficiada pela metalinguagem oferecida pela instrução aportada pela professora. O conhecimento teórico relativo ao funcionamento da língua é condição fundamental ao professor para que ele possa compreender e problematizar as elaborações das crianças e promover níveis mais complexos de aproximação entre esses sujeitos e as possibilidades dessa ferramenta cultural. | por |
dc.description.abstract | The field of studies on the teaching of Portuguese in the early years of elementary school, despite the amount of research that accumulates, still lacks work on grammar teaching. The present research was aimed at the linguistic reflections formulated by fourth year elementary school children, when they were asked to handle concepts from the field of syntax, which were problematized in the course of a Didactic Sequence to Learn Grammar (CAMPS, 2000). Among their objectives is to understand children's reflections about language, their interaction with their peers and adults, and the links they produce between the previous knowledge and the linguistic knowledge provided by the teacher, in the course of a proposal of didactic organization formulated and executed with a view to triggering and potentializing metalinguistic reflections and practices of systematization of linguistic knowledge by the students. The research was guided by the principles of the qualitative approach, benefiting from methodological elements of the collaborative research. Researcher and teacher developed a didactic sequence to learn to write (DICKEL et al., 2016) and, as part of it, a Didactic Sequence to Learn Grammar - SDG, didactic modality proposed by GREAL - Research Group on Teaching and Learning of Languages (Universität Autònoma de Barcelona) for the teaching of language (s), together with a 4th year elementary school of a private school in the municipality of Passo Fundo. The observation was documented through video recordings, photographs, children's written records and field diary. The analysis of the data is based on the categories of metalinguistic activity, proposed by Camps (2000), and the sociodiscursive approach of the language, especially from the productions of Mikhail Bakhtin. The results indicate that the movement to construct the children's linguistic reflections is oriented, mainly, by semantic criteria, through which they seek to assign relations of meaning to justify the functioning of the language. In addition, the activities of metalinguistic reflection proposed by the SDG favor the taking of the language as object of study, benefited by the metalanguage offered by the instruction provided by the teacher. The theoretical knowledge regarding the functioning of the language is a fundamental condition for the teacher so that he can problematize the elaborations of the children and promote more complex levels of approximation between these subjects and the possibilities of this cultural tool. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-05-08T19:19:38Z No. of bitstreams: 1 2018RosangelaHannel.pdf: 8270326 bytes, checksum: bb297768ca59ba3621f485a044916d0b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-08T19:19:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018RosangelaHannel.pdf: 8270326 bytes, checksum: bb297768ca59ba3621f485a044916d0b (MD5) Previous issue date: 2018-09-04 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores e alunos | por |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino fundamental) | por |
dc.subject | Crianças - Linguagem -Testes | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Reflexões linguísticas produzidas por crianças em suas atividades metalinguísticas | por |
dc.title.alternative | Language reflections produced by children in their metalinguistic activities | eng |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018RosangelaHannel.pdf | Tese de Rosângela Hanel Dias | 9.3 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.