Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1646
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Experiências de leitura com jovens privados de liberdade: a suspensão da condição de prisioneiros e a (re)construção de si
Other Titles: Reading experiences with young people deprived of their liberty: the suspension of prisoners' status and the (re) construction of themselves
???metadata.dc.creator???: Alves, Izandra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Burlamaque, Fabiane Verardi
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa em leitura nem sempre traduz em números ou índices os seus resultados. Por muitas vezes, apresenta marcas e possibilidades que somente são percebidas em frases escritas, em depoimentos narrados, em versos rimados ou, então, em uma vida (re) construída e que (re) começa a ser vivida. É sobre o imponderável que surge a partir da experiência de leitura com adolescentes privados de liberdade que essa tese trata. O encontro entre os livros e os leitores em um espaço não formal de leitura compõe a partitura que foi preenchida com poesias, narrativas, músicas e demais artes que se transformaram em sentimentos, retomaram memórias, recuperaram afetos e viabilizaram sonhos. Os livros e seus mediadores que chegam e que se apresentam em espaços não formais de leitura, como uma instituição que abriga menores que cumprem medidas socioeducativas, atuam como elementos que contribuem para a (de) formação e a (trans) formação daqueles que aceitam o convite para entregar-se a esse propósito. As intervenções de leitura realizadas na Fundação Case, Caxias do Sul, RS, se afirmam como uma possibilidade não apenas de alento, mas de (re) significações, isso porque contribuíram para que os jovens leitores que participaram das atividades pudessem sustar metaforicamente suas condições de prisioneiros para colocarem-se como leitores comuns. A experiência de leitura proporcionou aos jovens o olhar para o mundo através dos textos bem como o encontro com o outro e consigo mesmos e, assim, puderam perceber que algo aconteceu neles a partir dessa incursão.
Abstract: The objective of this work is to analyse the steps for creating the protagonists present in Luiz Antonio de Assis Brasil’ books, As virtudes da casa and O pintor de retratos, which characterize the foreign travellers. It must be emphasized here that, in order to broach this theme, it’s necessary to develop a fast study on the differences between to see and to look, besides a short review of the historical graphic data concerning to the foreign travellers who went through Rio Grande do Sul state during the nineteenth century. Such informations suppor the analysis of these literary works with respect to the utilization of some data from History in the author’s fiction. Moreover, this analysis intends to compare the acting way of the mentioned protagonists, both foreign travellers, standing out the influence gotten from the ambience they are in and from the people they live with, or, on the other hand, the changes brought by them.
Keywords: Leitura
Jovens
Livros e leitura
Juventude socialmente desajustada
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ALVES, Izandra. Experiências de leitura com jovens privados de liberdade: a suspensão da condição de prisioneiros e a (re)construção de si. 2018. 2 v. (373 f.). Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. 
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1646
Issue Date: 29-Nov-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018IzandraAlves.pdfTese Izandra Alves 1.59 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???
2018IzandraAlvesVol2.pdfTese Izandra Alves 1.32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.