Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1645
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A existência humana como estrutura de horizonte e as aparições da morte na poesia de Ferreira Gullar
Other Titles: Human existence as a horizon structure and the apparitions of death in the poetry of Ferreira Gullar
???metadata.dc.creator???: Jappe, Ronaldo José 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Marcia Helena Saldanha
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito desta tese é mostrar, na poesia de Ferreira Gullar, os elementos que caracterizam a existência humana como estrutura de horizonte e as diferentes aparições da morte em diversos momentos da vida do poeta. A teoria da paisagem, proposta por Michel Collot, que toma como suporte a crítica temática de base francesa de Jean-Pierre Richard e a fenomenologia de Merleau-Ponty, mostra, por meio de seus elementos estruturantes "ponto de vista, extensão, parte e unidade/conjunto", como a paisagem torna-se um objeto de reflexão em diálogo, principalmente, com a literatura. Uma vez que o teórico concebe a paisagem como um modo de ver, a percepção dela "considerada como um" ato de pensamento "capaz de realizar a síntese de dados sensoriais e de transpassá-los constantemente em direção ao seu horizonte" será concebida como uma percepção sobre o ser/estar no mundo e o ser/estar na escrita, relacionando-os à criação de um "sentido dos sentidos", mostrando o forte elo que une as noções de paisagem e de horizonte, fundando o que Collot chama de um estrutura de horizonte. É por intermédio dessa estrutura e dos elementos fundadores da paisagem que se compreende a correspondência entre horizonte e subjetividade, entre paisagem e existência, regida pela dialética do próximo e do distante que, por sua vez, possui um significado indissociavelmente temporal e espacial. Essa dialética possibilitou a percepção do modo como Gullar projeta afastamentos e aproximações sobre o fim. O exame das concepções do poeta sobre a existência evidencia os diferentes modos como ele vê a morte em suas distintas aparições "o que nos permite interpretá-la como um referente poético", nas várias fases de sua vida. A compreensão dessa temática exige um estudo do olhar filosófico sobre a vida e sobre a existência. Para isso, examina-se de maneira mais minuciosa a existência humana, de seu início ao seu fim, apresentando o olhar de diferentes pensadores. Considerando essas reflexões teóricas relacionadas às noções de paisagem e de referente poético, atentamos, na leitura dos textos, para o modo como os temas recorrentes podem tornar-se um espaço de articulação entre os nossos desejos e expectativas e a realidade que nos circunda, ao perceber a maneira como o poeta e sua obra lidam com os dilemas da existência.
Abstract: The purpose of this work is to show how the elements that characterize human existence as a horizon structure and the many apparitions of death in differente moments of life are shown in Ferreira Gullar's poetry. The landscape theory, proposed by Michel Collot, which takes as support the Jean-Pierre Richard's French-based thematic critique and Merleau-Ponty's phenomenology, shows, through its structuring elements – point of view, extension, part and unity/ensemble – the way landscape becomes an object of critical reflection in dialog, mainly with literature. Once Collot considers landscape as a way of seeing, its perception –considered as an “act of thought” capable of making the synthesis of sensory data and constantly transposing them towards its horizon – will be conceived as a perception about being in the world and being in the writing, relating them to the creation of a “sense of the senses”, showing the strong bond that unites the notions of landscape and horizon, founding what Collot calls horizon structure. Through this structure and thorugh landscape's founding elements that one may understand the correpondence between horizon and subjectivity, between landscape and existence, governed by the far and near dialectic which, in turn, has an unapartable temporal and spacial meaning. This dialectic enabled the perception of the way how Gullar projects removals and approaches about death. The examination of the poet's conceptions of existence evidences the different ways he sees death in its several appearances – what allows us to interpret it as a poetic referent – in the different phases of his life. The understanding of this theme requires a study of the philosophical view on life and existence. For this intent, human existence, from its beginnings to its end, is examined in a more detailed way, presenting the view of different thinkers. Considering these theoretical reflections related to landscape and poetic referent concepts, attention is paid, in reading the texts, to the way in which recurrent themes may become a space for articulation between our desires and expectations and the reality that surrounds us, when perceiving how the poet and his work deal with the dilemmas of the existence.
Keywords: Poesia brasileira
Literatura
História e crítica
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: JAPPE, Ronaldo José. A existência humana como estrutura de horizonte e as aparições da morte na poesia de Ferreira Gullar. 2018. 196 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1645
Issue Date: 10-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018RonaldoJoseJappe.pdfDissertação Ronaldo José Jappe973.25 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.