???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1641
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Czamanski, Rafael | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4430705222822328 | por |
dc.contributor.advisor1 | Colussi, Eliane Lucia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2921775664178904 | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T19:52:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-21 | - |
dc.identifier.citation | CZAMANSKI, Rafael. Surpresas do passado e percepções contemporâneas: fotografia, memória e mundo do trabalho. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1641 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo analisou as memórias e as narrativas dos professores aposentados da Universidade de Passo Fundo (UPF). O ato de "olhar para trás na história" foi auxiliado por registros fotográficos obtidos ao longo da história da instituição educacional. Por meio de fotografias, promoveu-se o "start" das lembranças e das trajetórias desses personagens durante a sua narração. Dessa forma, explorou-se a memória coletiva de idosos enquanto sujeitos pertencentes a um grupo social. Para a escuta das narrativas e construção de uma análise consistente, foram aplicadas as técnicas da história oral. As entrevistas foram orientadas com o auxílio de ampliações fotográficas seguidas de tópico guia, com questões norteadoras, e as narrativas foram interpretadas à luz do conceito de memória coletiva, teoria criada por Maurice Halbwacs, sociólogo francês. Em seus relatos, os docentes compartilharam particularidades, dentre elas destaca-se: os vínculos empregatícios com a entidade, a faixa etária e a fase de aposentadoria desses indivíduos. Ao promover uma incursão teórica e multidisciplinar, a fotografia permitiu acessar a memória e as percepções sociais dos professores aposentados. Entre os resultados do estudo, ficou evidenciado que a fotografia pode ser um elo entre o passado e o presente, pois os docentes, por meio de registros fotográficos, se reconhecem como sujeitos históricos e partícipes da história institucional. Os participantes da pesquisa evidenciaram sentimentos, lembranças e memórias nas suas narrativas. O uso de fotografias da Instituição contribuiu para que os entrevistados estabelecessem uma ligação entre memória coletiva e mundo do trabalho. | por |
dc.description.abstract | The following study has analyzed the memories and the narratives of retired teachers of the University Universidade de Passo Fundo (UPF). Photographic records obtained during the course of History of the Educational Institute assisted in the act of ‘looking back in History’. Memories and trajectories of these characters were stimulated during their narratives with the help of photos. This way, social and collective perceptions or the elderly while individuals belonging to a social group could be explored. In order to hear the narratives and build a consistent analysis, techniques of oral storytelling were applied. Photographic enhancements followed by guideline topics oriented the interviews with guiding questions; the narratives were interpreted following the concept of collective memory, a theory created by Maurice Halbwacs, an important French sociologist. In their reports, the faculty members shared certain particularities; among them stood out: the employment connections with the entity, the age range, and the retirement stage of these individuals. While promoting a theoretical and multidisciplinary incursion, Photography allowed accessing the memory and social perceptions of the retired teachers. Among the results of the study, it became evident that Photography could be a link between Past and Present, since the faculty members, with the aid of photographic records, recognized themselves as historical subjects and participants of institutional History. The attendees of the research demonstrated feeling, remembrances and memories in their narratives. The use of photos of the Institution contributed so that the interviewed could establish a connection between the collective memory and the work field. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-03-20T19:52:53Z No. of bitstreams: 1 2018RafaelCzamanski.pdf: 7455297 bytes, checksum: df04983e444c53b346cacc78bc26fb31 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-20T19:52:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018RafaelCzamanski.pdf: 7455297 bytes, checksum: df04983e444c53b346cacc78bc26fb31 (MD5) Previous issue date: 2018-08-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Memória coletiva | por |
dc.subject.cnpq | SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.title | Surpresas do passado e percepções contemporâneas: fotografia, memória e mundo do trabalho | por |
dc.title.alternative | Surprises of the past and contemporary perceptions: photography, memory and the world of work | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018RafaelCzamanski.pdf | Dissertação Rafael Czamanski | 7.28 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.