Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorigi, Aline Franciele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9929166418580592por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2019-01-17T12:52:38Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.citationMORIGI, Aline Franciele. Experiência estética e formação humana na perspectiva educativa de John Dewey. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1616-
dc.description.resumoEste trabalho trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey. A concepção de experiência estética desse autor possibilita compreender as experiências dos sujeitos, em um contexto ainda marcado por dualismos, na perspectiva de um enriquecimento de tais experiências e, pois, sob um prisma formativo. O problema de pesquisa orienta-se pela seguinte questão: qual o alcance do desenvolvimento da experiência estética para a formação humana a partir da perspectiva monista de Dewey? Nossa hipótese é de que a concepção monista de experiência de Dewey possibilita pensar a experiência estética e a educação humana em uma perspectiva formativa. A presente dissertação constituise em uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico e adota uma abordagem metodológica hermenêutica, como procedimento do trabalho bibliográfico. No primeiro capítulo, aborda-se a concepção de experiência de Dewey. No segundo, explicita-se a crítica deweyana aos dualismos, bem como o monismo estético defendido pelo autor. Por fim, no terceiro, articulase a relação entre experiência estética e educação como formação humana em uma perspectiva monista.por
dc.description.abstractThis study deals with relationship between aesthetic experience and human formation from the John Dewey approach. The conception of aesthetic experience of this author allows to understand the experiences of the subjects in a context still marked by dualisms, in the perspective of an enrichment of such experiences and therefore under a formative perspective. The research problem is guided by the following question: what is the reach of the development of the aesthetic experience for the human formation from the monistic perspective of Dewey? Our hypothesis is that the monistic conception of experience from Dewey allows to think the aesthetic experience and the human education in a formative perspective. This dissertation is a theoretical and bibliographic research and adopts a hermeneutic methodological approach as bibliographic work procedure. The first chapter deals with Dewey’s conception of experience. The second chapter deals with Dewey's criticism to the dualisms as well as the aesthetic monism advocated by the author. Finally, the third chapter articulates the relationship between aesthetic experience and education as human formation in a monistic perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-01-17T12:52:38Z No. of bitstreams: 1 2015AlineMorigi.pdf: 359661 bytes, checksum: 8b763be99ce85f98a52cb7bb4ee1a0d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-17T12:52:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015AlineMorigi.pdf: 359661 bytes, checksum: 8b763be99ce85f98a52cb7bb4ee1a0d5 (MD5) Previous issue date: 2015-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExperiência estética e formação humana na perspectiva educativa de John Deweypor
dc.title.alternativeAesthetic experience and human formation in the educational perspective of John Deweyeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015AlineMorigi.pdfDissertação de Aline Franciele Morigi584.83 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.