Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCrestani, Eva Rita Machado Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194614226515712por
dc.contributor.advisor1Locatelli, Aline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425680222818463por
dc.date.accessioned2018-12-17T18:46:04Z-
dc.date.issued2018-06-23-
dc.identifier.citationCRESTANI, Eva Rita Machado Ferreira. Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1571-
dc.description.resumoA atual realidade nas nossas escolas evidencia a necessidade de um ensino inter-relacionado, um ensino que auxilie o aluno, além da construção do conhecimento, à compreensão mais ampla do mundo em que vive. O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa: Fundamentos Teórico-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática buscou desenvolver um Produto Educacional (PE) com a intenção de contribuir para a promoção de tal ensino. Para tanto, foi elaborada, pelas professoras de Química, Física e Biologia, uma Sequência Didática (SD), fundamentada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e numa perspectiva interdisciplinar, de maneira que os conhecimentos de Química, Física e Biologia se inter-relacionassem. O PE, intitulado ¿O calor nosso de cada dia¿, foi aplicado em uma turma da 2ª série do Curso Normal, Nível Médio, numa escola pública do município de Santa Rosa - RS. Os dados foram obtidos através dos encontros realizados com as professoras participantes da pesquisa, bem como das aulas aplicadas com os alunos através de um Diário de Bordo (DB), onde cada professor fez os registros das suas observações e reflexões durante o desenvolvimento das aulas; esta dissertação é acompanhada do Produto Educacional, que encontra-se disponível no endereço http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/207043.por
dc.description.abstractThe current reality in our schools highlights the need for interrelated teaching, teaching that helps the student, beyond the construction of knowledge, the broader understanding of the world in which he lives. The present work, linked to the line of research: Theoreticalmethodological Foundations for Science and MathemaTICs Teaching sought to develop an Educational Product (PE) with the intention of contributing to the promotion of such teaching. For that, a Teaching Sequence (SD) based on the Three Pedagogical Moments (3MP) dynamics was elaborated by the professors of Chemistry, Physics and Biology and in an interdisciplinary perspective, the way in which the knowledge of Chemistry, Physics and Biology inter -related. The EP, titled “Our daily heat”, was applied in a class of the second serie of Normal Course, Medium Level, in a public school in the municipality of Santa Rosa -RS. The data were obtained through the meetings held with theteachers participating in the research, as well as the classes applied with the students through a Logbook (DB) where each teacher recorded their observations and reflections during the course development; this dissertation accompanies the educational product, which is available athttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/207043.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-12-17T18:46:04Z No. of bitstreams: 1 2018EvaRitaMachadoFerreiraCrestani.pdf: 13322153 bytes, checksum: aa291760a79e6204ca1b204f75bb72ad (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-17T18:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018EvaRitaMachadoFerreiraCrestani.pdf: 13322153 bytes, checksum: aa291760a79e6204ca1b204f75bb72ad (MD5) Previous issue date: 2018-06-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleOs três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no ensino de ciências da naturezapor
dc.title.alternativeThe three pedagogical moments and the interdisciplinarity in the teaching of natural scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018EvaRitaMachadoFerreiraCrestani.pdfDissertação de Eva Rita Machado Ferreira Crestani13.18 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.