???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1563
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Morello, Deividy Paese | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4828176639755065 | por |
dc.contributor.advisor1 | Floss, Márcio Felipe | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3477360507512154 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Kalil, Rosa Maria Locatelli | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8565025033562422 | por |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T16:52:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-25 | - |
dc.identifier.citation | MORELLO, Deividy Paese. Proposta para implantação de um sistema de transporte por bicicleta em um campus universitário. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1563 | - |
dc.description.resumo | O crescente aumento do uso de veículos e os problemas gerados seja no meio ambiente ou pela dificuldade de mobilidade no espaço urbano, têm ampliado o interesse acerca de modais alternativos de transporte, especialmente o uso da bicicleta. Mesmo com a infraestrutura inadequada e a resistência dos usuários em relação ao comodismo pelo automóvel, há urgência na reestruturação dos espaços com vistas à sustentabilidade. Assim, o presente estudo traz uma nova possibilidade, tendo como objetivo apresentar uma proposta para a implantação de um sistema de transporte por bicicleta, destinado a campus de universidades, no caso, o Campus I, da Universidade de Passo Fundo, buscando contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável e que sirva de parâmetro para a implementação de ciclovias em outras instituições. Para tanto, buscou-se verificar o grau de interesse dos usuários na implantação de uma ciclovia no Campus; propor diretrizes projetuais para implantação da ciclovia; aplicar as diretrizes em trechos estabelecidos do percurso criado e validar a proposta de projeto por meio de pesquisa de opinião aplicada aos usuários do Campus. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica com análise de estudos anteriores, observações in loco, análise da legislação e plano de mobilidade municipal, projeto urbanístico da ciclovia e pesquisa de opinião on line. As diretrizes projetuais envolveram três aspectos principais: a implantação de sistema cicloviário, a criação de bicicletários e a promoção do uso da bicicleta no campus. O projeto apresenta um traçado de 5,5 km, sendo possíveis três trechos diferentes e cada um com suas especificidades. Participaram da pesquisa de opinião 1.188 pessoas, na maioria estudantes da graduação, sendo que os resultados mostraram que há viabilidade de implantação, especialmente se forem atendidos aspectos como disponibilização de locação de bicicletas, construção de banheiros e vestiários, segurança e melhoria do transporte público até o Campus. Aspectos destacados importantes pelos respondentes com relação ao traçado devem ser considerados na implantação do projeto, principalmente com relação à segurança e ao tamanho da pista, e também questões relativas à menor incidência de barreiras, cruzamentos e paragens ao longo da ciclovia. Conclui-se que a proposta apresentada pode constituir-se de modelo para outros estudos, servindo de base para que outras instituições possam criar ou adaptar seus sistemas de mobilidade com ciclovias, atendendo as expectativas dos usuários e os princípios da sustentabilidade. | por |
dc.description.abstract | The growing increase in the use of vehicles and the problems generated either in the environment or by the difficulty of mobility in the urban space, has increased the interest about alternative modes of transportation, especially the use of the bicycle. Even with the inadequate infrastructure and the resistance of the users in relation to the comfort by the automobile there is urgency in the restructuring ofthe spaces with a view to sustainability. Thus, the present study presents a new possibility, of proposing for the implantation of a bicycle transport system, destined for university, in this case Campus I, of the University of Passo Fundo, seeking to contribute to a more sustainable urban mobility and that serves as a parameter for the implementation of bicycle lanes in other institutions. Therefore, we sought to verify the degree of interest of users in the implantation of bike path in the Campus, to define the design guidelines for the implantation of the bicycle path; apply guidelines in established sections of the course created and validate the project proposal through the opinion survey applied to Campus users. The methodology involved bibliographical research with analysis of previous studies, observations in loco, analysis of the legislation and municipal mobility plan, projection of the bike path and online opinion research. The project guidelines involved three main aspects involving the implantation of a bicycle system, the creation of bike stands and the promotion of bicycle use on campus. The project presents a route of 5,5 km, being possible three different stretches and each one with its specificities. 1.188 people participated, most of them undergraduate students, and the results showed that there is feasibility of implementation especially if aspects such as the provision of bicycle rental, construction of bathrooms and locker rooms, safety and improvement of public transport to the Campus. Important aspects of respondents with respect to layout should be considered in the implementation of the project, especially with regard to safety and lane size, as well as issues related to fewer incidents of barriers, crossings and stops along the bike path. It can be concluded that the proposal presented can serve as a model for other studies, providing a basis for other institutions to create or adapt their mobility systems with bicycle lanes, meeting users' expectations and the principles of sustainability. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-12-17T16:52:37Z No. of bitstreams: 1 2018DeividyPaeseMorello.pdf: 7105173 bytes, checksum: 8a7f7fc3dc42718a8d1a5aa23434dfa7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-17T16:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018DeividyPaeseMorello.pdf: 7105173 bytes, checksum: 8a7f7fc3dc42718a8d1a5aa23434dfa7 (MD5) Previous issue date: 2018-04-25 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Transporte urbano | por |
dc.subject | Ciclovias | por |
dc.subject | Universidades e faculdades | por |
dc.subject | Transportes | por |
dc.subject | Aspectos ambientais | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.title | Proposta para implantação de um sistema de transporte por bicicleta em um campus universitário | por |
dc.title.alternative | Proposal to implement a bicycle transport system on a university campus | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018DeividyPaeseMorello.pdf | Dissertação Deividy Paese Morello | 6.94 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.