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dc.creatorMilani, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197865732644325por
dc.contributor.advisor1Rieder, Rafael-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010497094377497por
dc.date.accessioned2018-12-14T18:22:34Z-
dc.date.issued2018-03-26-
dc.identifier.citationFERNANDA , Milani. Diretrizes de usabilidade para o desenvolvimento de jogos sérios com interação gestual destinados à área da saúde. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1558-
dc.description.resumoPara que profissionais da área de jogos sérios desenvolvam sistemas que sirvam de ferramentas para que promovam saúde e bem-estar a pacientes, os mesmos precisam ser orientados a criar aplicações adequadas ao perfil do público alvo, considerando características de usabilidade. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo propor diretrizes de usabilidade para auxiliar no desenvolvimento de jogos sérios com interação gestual destinados à área da Saúde. As etapas para elaboração deste documento consistiram em: revisar sistematicamente a literatura para levantamento de pesquisas; propor as diretrizes para o desenvolvimento de jogos sérios, com base nos resultados da revisão sistemática; e desenvolver um estudo piloto para avaliação preliminar das diretrizes. Como resultados, foi possível confirmar no estudo piloto a importância do estabelecimento de diretrizes de afeto, feedback, interação, identidade, desafio, adaptabilidade, narrativa, fluxo e colaboração para o planejamento de jogos sérios. Realizaram-se comparações de médias entre um grupo experimental e um de controle, com quatro participantes cada. Considerando o pequeno grupo de usuários do estudo piloto, mostrou-se válida a definição de orientações básicas propostas por este trabalho, as quais facilitaram a criação de um jogo ¿ em especial, para a diretriz de afeto. Apesar da aplicação das diretrizes não demostrarem resultados estatisticamente significativos na maioria dos quesitos, pode-se observar na interface final do jogo apresentado pela equipe do grupo experimental resultados positivos em relação a diversos aspectos da interface, atendendo aos requisitos das diretrizes propostas para o desenvolvimento de jogos sérios.por
dc.description.abstractIn order to serious game professionals develop systems that can be used as tools to promote health and well-being for patients, they need to be oriented to create applications that are appropriate to the profile of the target audience, considering usability characteristics. Keeping that in mind, this work proposes usability guidelines to support serious game development for Health, focusing on gesture-based interaction. The following steps were done in order to conduct this study: a systematic review of the literature on the area; a proposal of guidelines focused on serious game development, based on the results of the systematic review; and a pilot study to do a preliminary evaluation of the guidelines. As a result of this pilot study, it was possible to observe the importance of establishing guidelines for affection, feedback, interaction, identity, challenge, adaptability, narrative, flow and collaboration for serious game planning. We executed comparisons of means between one experimental group and one control group, with four participants each. Considering the small group of subjects of the pilot study, it was valid the definition of basic guidelines proposed of our work, faciliting the game development - particularly in the affection guideline. Although the application of the guidelines did not show statistically significant results in the majority of the proposed guidelines, we observed in the product presented by the experimental group positive results in relation to several aspects of the game interface, meeting the requirements of the proposed guidelines for the development of serious gameseng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-12-14T18:22:34Z No. of bitstreams: 1 2018FernandaMilani.pdf: 3881342 bytes, checksum: faf331f0f0ec3a46923cafc95e271b60 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-14T18:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018FernandaMilani.pdf: 3881342 bytes, checksum: faf331f0f0ec3a46923cafc95e271b60 (MD5) Previous issue date: 2018-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectProgramas de computadorpor
dc.subjectGestospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleDiretrizes de usabilidade para o desenvolvimento de jogos sérios com interação gestual destinados à área da saúdepor
dc.title.alternativeUsability guidelines for the development of serious gesture-based games aimed at health careeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

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