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dc.creatorVieira, Vitor Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5407317333469553por
dc.contributor.advisor1Zanotto, Gizele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6880337569075966por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:53:53Z-
dc.date.available2013-03-11-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/153-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a atuação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora - Notre Dame (SND - Sisters of Notre Dame), em Maravilha- SC, cidade localizada no extremo Oeste Catarinense. A SND esteve à frente da educação formal implementada na localidade, inicialmente na Escola Reunidas Vera Gomes de Miranda e depois Grupo Escolar Nossa Senhora da Salete entre 1954 e 1976. Analisando a chegada da SND ao local com suas atividades, percebe-se que este evento se caracteriza como um dos elementos preponderantes, empreendidos pelo processo de colonização. Não obstante, tal evento não se caracteriza como fato isolado, mas como integrante de um mesmo processo com direção bem definida, ou seja, o desejo governamental de estabelecer o"progresso" e o"desenvolvimento" na região. Esse desejo de ocupar o espaço tem suas raízes ainda na política empreendida pelo Estado, delegando às colonizadoras, a empresa de comercializar as terras. Além de analisar a atuação da SND em Maravilha, este trabalho considerou os momentos iniciais da constituição do espaço e a importância da presença da instituição religiosa no local. As fontes empregadas nesta pesquisa derivam da própria SND e constituem-se de documentos e publicações produzidas pela instituição como, por exemplo, relatórios anuais, ata de reuniões pedagógicas e livros de correspondências. Para analisar tal aparato documental nos pautamos na categoria de poder disciplinar de Foucault (1997). Junto a isso, entender como foram se configurando as relações no espaço da colonização, com as ações do Estado, com seu interesse no povoamento da região e conseqüente incentivo às colonizadoras, foi um dos objetivos. Não obstante, identificar a disciplina empreendida pela SND na sala de aula e nas reuniões pedagógicas foi, sobretudo o fundamento deste texto. Assim, através da análise de fontes primárias interpretaram-se as ações moralizantes e a difusão de princípios cristãos empreendidos pela SND no espaço escolar e comunitário.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the performance of the Congregation of the Sisters of Notre Dame - Notre Dame (SND - Sisters of Notre Dame) in Wonder - SC, a city located in the extreme west of Santa Catarina. The SND was ahead of formal education in the locality implemented initially in the School gathered Vera Gomes de Miranda Group and then Our Lady of La Salette School between 1954 and 1976. Analyzing the arrival of SND to the site with their activities, it is clear that this event is characterized as one of the preponderant elements, undertaken ahead colonizatória. Nevertheless, such an event is not characterized as an isolated fact, but as a member of the same process with well-defined direction, ie, the desire to establish government "progress" and "development" in the region. This desire to occupy the space still has its roots in the occupation policy undertaken by the state, delegating the Settler, the company marketing the land. Besides analyzing the performance of SND in Wonder, this study considered the initial moments of the constitution of space and the consequent intention of Colonization in having the presence of SND. The sources used in this study derive from the very SND and are made up of documents and publications produced by the institution, such as annual reports, minutes of meetings and educational books of matches. To analyze this apparatus in the documentary We base the category of disciplinary power in Foucault (1997). Along with this, understand how they were shaping up relations in space colonization, with the actions of the State, with its interest in the settlement of the region and consequent incentive to Settler, was one of the goals. Nevertheless, identifying the discipline undertaken by SND in the classroom and the pedagogical meetings was mainly the basis of this text. Thus, through the analysis of primary sources to interpret the actions moralizing and diffusion of Christian principles undertaken by SND in the school and community.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:53:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Vitor_Marcelo_Vieira.pdf: 1279457 bytes, checksum: 57b410a62a3186c324f2b2546729a829 (MD5) Previous issue date: 2012-08-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas católicas - Maravilha (SC)por
dc.subjectEducação cristãpor
dc.subjectMaravilha (SC) - Históriapor
dc.subjectCatholic schools - Maravilha (Santa Catarina, Brazil)eng
dc.subjectChristian educationeng
dc.subjectMaravilha (Santa Catarina, Brazil) - Historyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma educação moral cristã : a atuação da congregação das Irmãs de Notre Dame em Maravilha-SC (1954-1976)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História



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