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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rossetto, Miguel da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1423730694499470 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalbosco, Claudio Almir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1671875455751185 | por |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T12:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
dc.identifier.citation | ROSSETTO, Miguel da Silva. A mestria socrática do cuidado de si e a formação como autoformação: um estudo com Michel Foucault. 2018. 141 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1537 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa apresentada objetiva recolocar no cenário da formação humana a figura do mestre. Pretende-se repensar seu lugar diante do desafio de formar para a autoformação. Um desafio cada vez mais premente frente à complexidade da vida nas sociedades contemporâneas. Para isso, mobilizada pelo modo como Michel Foucault trata na A Hermenêutica do Sujeito a figura de Sócrates, concedendo-lhe o lugar de ¿mestre do cuidado de si¿, a pesquisa busca expandir e fortalecer a mestria socrática com base nas contribuições de outros filósofos contemporâneos. Com Pierre Hadot, encontra a imagem da mestria socrática como instituidora de uma filosofia como modo de vida. Em Hannah Arendt, a dinâmica do dois-emum socrático intensifica a necessidade de ¿pensar consigo mesmo¿ para melhor viver com o outro. E, com Jacques Rancière, encontra uma forte crítica à mestria socrática, que contribui para entender os possíveis riscos de uma prática formativa embrutecedora. Em síntese, essas leituras filosóficas da mestria socrática fortaleceram o cuidado de si foucaultiano referente aos seguintes aspectos: a relevância do papel do diálogo nos processos de formação humana; o modo como os problemas e situações da vida do próprio sujeito devem ser objetos do diálogo; o diálogo como exercício de si sobre si; e o domínio de si sobre si por meio do exercício dialógico. Em decorrência, o saber alcançado a partir do cuidado de si socrático constitui-se como saber de espiritualidade que transfigura o si mesmo, pois resulta da atividade dialógicoreflexiva do próprio sujeito. Isso permite um modo específico da relação entre verdade e subjetividade distinto do modelo cartesiano que prioriza a verdade em si mesma ao desvaecer a transfiguração do sujeito. O que está por trás, então, da retomada da figura do mestre do cuidado de si nos processos de formação humana é a reconstituição do aspecto éticoexistencial do si mesmo, perdido quando a epistemologização do sujeito esmagou a subjetivação ética do si mesmo. Para tanto, o mestre é quem incita, por sua prática dialógica de cuidado de si e do outro, a formação humana como momento para se experimentar o si mesmo como sujeito ético da verdade, pois a autoformação responsabiliza imediatamente o próprio sujeito por seu modo de vida. Como principal resultado, a pesquisa pretende reascender o espaço pedagógico do mestre, que, em razão da peculiaridade de sua mestria, passa a mobilizar a autoformação do discípulo. | por |
dc.description.abstract | The research presented aims to restore the figure of the master in the setting of human formation. It is intended to rethink its place in the challenge of forming for self-formation. An increasingly pressing challenge to the complexity of life in contemporary societies. To this end, mobilized by the way in which Michel Foucault treats in the Hermeneutics of the Subject the figure of Socrates, granting him the place of "master of self-care", the research seeks to expand and strengthen Socratic mastery from the contribution of other philosophers contemporaries. With Pierre Hadot, he finds the image of Socratic mastery as the founder of a philosophy as a way of life. In Hannah Arendt, the dynamics of the Socratic two-in-one intensifies the need to "think with oneself" to better live with the other. And with Jacques Rancière, he finds a strong criticism of Socratic mastery, which helps to understand the possible risks of a stultifying formative practice. In summary, these philosophical readings of Socratic mastery strengthened Foucault's self-care regarding the following aspects: the relevance of the role of dialogue in the processes of human formation; how the problems and situations of the subject's own life should be objects of dialogue; dialogue as an exercise of self over you; mastery of oneself by means of dialogical exercise. As a result, the knowledge obtained from the Socratic self-care is constituted as knowledge of spirituality that transfigures the self, as it results from the subject's own dialogical-reflexive activity. This allows for a specific mode of the relationship between truth and subjectivity distinct from the Cartesian model that prioritizes truth in itself as the transfiguration of the subject disappears. whis is behind, then, the resumption of the figure of the master of self-care in the processes of human formation is the reconstitution of the ethical-existential aspect of the self, lost when the epistemologization of the subject has crushed the ethical subjectification of the self. For this reason, the teacher is the one who prompts, through his dialogical practice of caring for oneself and the other, the human formation as a moment to experience oneself as an ethical subject of truth, for self-responsibility immediately blames the subject for his life. As the main result, the research intends to reassess the pedagogical space of the master, who, because of the peculiarity of his mastery, began to mobilize the disciple's self-formation. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-12-13T12:24:02Z No. of bitstreams: 1 2018MiguelRossetto.pdf: 388570 bytes, checksum: 9caf162cc7dbede0562a6e2b5f75fe1d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-13T12:24:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018MiguelRossetto.pdf: 388570 bytes, checksum: 9caf162cc7dbede0562a6e2b5f75fe1d (MD5) Previous issue date: 2018-03-23 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Diálogos | por |
dc.subject | Teoria do conhecimento | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A mestria socrática do cuidado de si e a formação como autoformação: um estudo com Michel Foucault | por |
dc.title.alternative | Socratic mastery of self-care and training as self-training: a study with Michel Foucault | eng |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2018MiguelRossetto.pdf | Tese de Miguel da Silva Rosseto | 977.49 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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