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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O modelo de educação do Instituto Ayrton Senna: um estudo sobre políticas de assessoria aos municípios
Other Titles: The education model of the Ayrton Senna Institute: $ b a study on policies to advise municipalities
???metadata.dc.creator???: Santin, Carina Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação intitulada O modelo de educação do instituto Ayrton Senna: um estudo sobre políticas de assessoria aos municípios teve como objetivo geral analisar a atuação do Instituto através da parceria feita com a rede municipal de educação do município de Marau, localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul, com a implantação do Programa Circuito Campeão, entre os anos de 2007 e 2012. Como objetivos específicos buscou-se compreender a proposta de educação do Instituto e seus vínculos com as políticas dos organismos multilaterais, entre eles, o Banco Mundial, e a presença de políticas neoliberais nos projetos desenvolvidos pelo Instituto; as parecerias público-privado como parte dessas políticas e a forma como essas parcerias são construídas, bem como seus resultados. Dessa forma, procurou-se analisar a proposta de educação do Instituto e como ela foi sendo desdobrada no cotidiano de sala de aula e as interferências na prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em fontes bibliográficas e documentais. Para discutir as políticas educacionais no contexto neoliberal e das parcerias público-privado foram utilizados autores como Pablo Gentili, Luís Carlos Bresser Pereira, Maria da Glória Marcondes Gohn, Perry Anderson, Vera Peroni, Marília Fonseca e Eneida Oto Shiroma, entre outros. As fontes documentais incluem os dados do site do próprio Instituto, os materiais didáticos disponibilizados durante o programa para uso em sala de aula, as atividades de formação dos professores, registros existentes na secretaria municipal de educação do município de Marau, bem como os dados registrados por professores que participaram das atividades nas escolas e dados relativos aos gastos do município com o Instituto, disponíveis no site do Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Sul. A dissertação está organizada em três capítulos, mais a introdução e as considerações finais. Na introdução estão apresentados o problema de pesquisa, objetivos, justificativa, metodologia e a estrutura dos capítulos. Na sequência, é realizada uma contextualização das políticas educacionais e as transformações políticas na década de 1990 quando são promovidas importantes mudanças no Brasil em relação ao papel do Estado e, no caso, da educação. Nesse contexto, o Instituto Ayrton Senna (IAS) é fundado por Viviane Senna, irmã do piloto brasileiro Ayrton Senna, logo após a sua morte. O contexto mais amplo de transformações nesse período é influenciado pelas políticas neoliberais, sob orientação dos organismos multilaterais que interferem na concepção de educação do Instituto. No capítulo seguinte, analisa-se o Instituto Ayrton Senna através de uma contextualização geral do seu surgimento e de seu campo de atuação. Destacam-se, nesse capítulo, a implantação de programas do instituto em todo o país e os desdobramentos das parcerias com as redes de ensino. No último capítulo é feita uma analise da parceria entre o Instituto e a secretaria de educação do município de Marau, entre os anos de 2007 e 2012, e a implantação do Programa Circuito Campeão. Com base na pesquisa, conclui-se que as propostas de educação apresentadas pelo Instituto articulam-se com as demandas da rede de ensino. Há fortes evidências da influência das políticas neoliberais e dos organismos multilaterais na proposta de educação do Instituto Ayrton Senna que se expressam nos Programas desenvolvidos através do gerenciamento do trabalho de todos os sujeitos envolvidos no Programa, na maneira como foram trabalhadas as questões referentes à formação e ao desempenho do professor, à organização e à gestão escolar. É evidente, também, a busca por resultados de aprendizagem para alcançar metas nas avaliações de larga escala. Contudo, ao analisar os resultados do Programa Circuito Campeão junto à rede de ensino marauense não é possível constatar um avanço significativo em relação às metas de índices como o IDEB. Finaliza-se esse trabalho questionando a validade de parcerias dessa natureza e seus benefícios aos professores e alunos envolvidos na proposta.
Abstract: The dissertation entitled "Ayrton Senna Institute'smodel of education: a study of assistance to municipalities policies" aimed to analyze the performance of the Institute through a partnership made with the Municipal Education network in the municipality of Marau, located in the North part of state of Rio Grande do Sul, with the implementation of the Champion Circuit Program, between the years 2007 and 2012. The specific objectives sought to understand the Institute's education proposal and its links with the policies of multilateral organizations, including the World Bank, and the presence of neoliberal policies in the projects developed by the Institute; public-private partnership as part of these policies and how these partnerships are built, as well as their results. Thus, we tried to analyze the Institute's education proposal and how it was developed in the daily classroom and interference in the pedagogical practice. This research is based on qualitative bibliographic and documentary sources. To discuss the educational policies in the neoliberal context and public-private partnerships were used authors like Pablo Gentili, Luiz Carlos Bresser Pereira, Maria da Glória Marcondes Gohn, Perry Anderson, Vera Peroni, Marilia Fonseca and Eneida Oto Shiroma, among others. The documentary sources include the Institute's own site data, didactic materials available during the use of the program in the classroom, the teacher training activities, existing records in the municipal education of the municipality of Marau as well as the data recorded by teachers who participated in the activities in schools and the data with the municipal expenditures with the Institute,available at the Rio Grande do Sul Audit Office site. The dissertation is organized into three chapters, plus the introduction and the final considerations. In the introduction, it’s presented the research problem, the objectives, the justification, the methodology and the structure of the chapters. In sequence, it is made a contextualization about the educational policy and the political changes in the 1990s when important changes were promoted in Brazil on the role of the state and in the case about the education. In this context, the Institute Ayrton Senna (IAS) was founded by Viviane Senna, the Brazilian’s driver sister, after his death. Thewider context of changes in this period was influenced by neoliberal policies under the guidance of multilateral institutions that interfere with conception of the Institute of Education. The next chapter analyzes Ayrton Senna Institute through the general context of its emergence and its actuation field. This chapter stands out, the implementation of the institute's programs across the country and the developments of the partnerships with educational networks. In the last chapter, it is made an analysis about the partnership between the Institute and the education department in the municipality of Marau, between the years 2007 and 2012 and the implementation of the program Champion Circuit. Based on the research, it is concluded that the education of proposals presented by the Institute adapted with the demands of the school system. There is strong evidences of the influence of neoliberal policies and the multilateral organizations in Ayrton Senna Institute education proposal that are expressed in the programs developed through the management work of all subjects involved in the program, the way they were worked on the issues referring to the training and the teacher performance, the organization and the school management. It is also clear that the search for learning outcomes to achieve the goals in a large-scale assessments. However, when analyzing the results of the Champion Circuit Program with the school system in Marau, we could not find a significant improvement over the targets levels as the IDEB. This work is finalized questioning the validity of such partnerships and their benefits to teachers and students involved in the proposal.
Keywords: Política e educação
Escolas municipais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTIN, Carina Castro. O modelo de educação do Instituto Ayrton Senna: um estudo sobre políticas de assessoria aos municípios. 2016. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1525
Issue Date: 29-Jul-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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