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dc.creatorFurini, Caroline da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5446031621126391por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-08-27T19:11:00Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationFURINI, Caroline da Silva. O desenvolvimento da equilibração majorante em crianças de educação infantil: um estudo de caso a partir do projeto Berçário de Hackers. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1492-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata dos vários processos constituintes de um potente conceito da teoria de Piaget, a Equilibração Majorante, e de como as atividades que envolvem a Programação de Computadores podem ampliar a robustez dos desequilíbrios e posteriores regulações ativas ou automáticas, possibilitando reequilibrações ao sistema cognitivo. É objetivo da investigação que lhe deu origem identificar manifestações da Equilibração Majorante e processos que a compõem, tendo por universo de pesquisa o Projeto Berçário de Hackers. Realizou-se um estudo bibliográfico, ancorado em referenciais teóricos que versam sobre a Equilibração Majorante e a Programação de Computadores, e em estudos de Becker (2001), Bruner (2001), Montangero e Maurice-Naville (1998), Papert (1994), Piaget (1975, 1976,1978) e Veen e Vrakking (2009). Com base no aporte teórico elaborado, foi desenvolvida uma pesquisa-ação junto ao Projeto Berçário de Hackers, ocorrido na Universidade de Passo Fundo, durante 2016, do qual participaram 19 crianças de 5 e 6 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz. Os dados resultaram de observações participantes e de transcrições de videogravações e da tela do software ScratchJr. Para a exposição, foram selecionadas as ações, durante a oficina, de dois estudantes. Observou-se que aconteceram regulações ativas e automáticas em ambos os estudantes e que, as regulações automáticas envolveram inúmeras negações dos desequilíbrios ocasionados pelas atividades. Do momento em que houve negação e se manteve em estabilidade para o momento de aceitação e opção pela mudança, percebemos que aconteceram importantes crescimentos nos sujeitos. Considera-se que pode acontecer o auxílio dos professores e haver estímulos de materiais, do software, entre outros, mas, se as crianças não agem sobre as pressões e adquirem consciência de todo esse percurso o engrandecimento do sistema cognitivo não encontra acolhimento.por
dc.description.abstractThis paper manages several constituents processes of a great concept of Piaget‟s theory, the Equilibration Major, and how the activities that involves the Programming of Computers mayexpand the imbalance and posterior automatic or active regulations, providing the rebalancing to the cognitive system. The goal of investigation which gave it origin is identifying manifestations of Equilibration Major and processes that composes it, having by universe of research the Projeto Berçário de Hackers. A bibliographic study was performed, anchored to theoretical references that approach about the Equilibration Major and the Programming of Computers and in studies of Becker (2001), Bruner (2001), Montangero & Murice-Naville (1998), Papert (1994), Piaget (1975, 1976, 1978) and Veen & Vrakking (2009). Based on theoretical contribution elaborate, a seardh-action was developed in the Projeto Berçário de Hackers, happened at the Universidade de Passo Fundo, during 2016, of which they participated 19 children from 5 and 6 years, from Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz. The data resulted from participant observations and transcriptions of video recordings and from the ScratchJr‟s software screen. For the exhibition, the actions were selected during the workshop of two students. It was observed that automatic and active regulations happened on both of students. The automatic regulations involved countless denials of the imbalances occasioned from the activities. From the moment that the denial happened and kept itself on stability to the moment of acceptance and option for change, we may realize that an important growth happened on the subjects. It is considered that may come the assistance from teachers and occur stimuli from materials, from software, and others, however, if the children do not act on pressure and get the learning of this entire route, the growing of this cognitive system does not find reception.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-08-27T19:11:00Z No. of bitstreams: 1 2017CarolineFurini.pdf: 1392252 bytes, checksum: 651ef82c42cd2790a1e1842069d4a577 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-27T19:11:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017CarolineFurini.pdf: 1392252 bytes, checksum: 651ef82c42cd2790a1e1842069d4a577 (MD5) Previous issue date: 2017-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectComputaçãopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO desenvolvimento da equilibração majorante em crianças de educação infantil: um estudo de caso a partir do projeto Berçário de Hackerspor
dc.title.alternativeThe development of major balancing in children in early childhood education: a case study from the Hackers Nursery projecteng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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