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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino da produção textual: uma sequência didática com o gênero artigo de opinião
Other Titles: The teaching of textual production: a didactic sequence with the opinion article genre
???metadata.dc.creator???: Pes, Silvânia de Araujo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Crestani, Luciana Maria
???metadata.dc.description.resumo???: Não é de hoje que se defende a necessidade de mudanças na abordagem das atividades de leitura, escrita e oralidade realizadas no espaço escolar, visto que o que se detecta é que, mesmo após vários anos de escolaridade, os alunos têm dificuldades para se expressar oralmente ou por escrito de forma eficiente. Contudo, apesar dos debates acadêmicos, pesquisas e estudos, na maioria das vezes, as práticas de ensino de produção textual continuam a solicitar do aluno a escrita de textos artificiais e descontextualizados, não levando em conta que o processo de interação é o que rege a produção de textos no meio social e que, portanto, precisa-se pensar em alternativas para reduzir o caráter de artificialidade da produção na escola. Nesse cenário, surge como opção metodológica o trabalho com os gêneros textuais, objetivando ampliar propostas de atividades com a leitura e a produção de textos. Especificamente quanto ao ensino da produção textual, defende-se um trabalho que considere as condições de produção e circulação dos textos. Tendo em vista essa realidade, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar estratégias de ensino voltadas à produção do gênero artigo de opinião em sala de aula. Com esse intuito, primeiramente, se procedeu a uma revisão de literatura que abordasse a produção textual numa perspectiva enunciativa, considerando o texto como uma forma de interação entre sujeitos. Num segundo momento, desenvolveu-se uma proposta prática de trabalho com os alunos, guiadas à luz das proposições teóricas abordadas. A proposta de produção do artigo de opinião foi aplicada a uma turma de 1º ano do Ensino Médio, composta por 24 alunos, no Instituto Estadual Rui Barbosa, município de São Luiz Gonzaga. A atividade foi desenvolvida em forma de uma sequência didática, nos moldes propostos por Schneuwly e Dolz (2010). Neste trabalho, relataremos o desenvolvimento das atividades realizadas e os resultados obtidos. As bases teóricas que fundamentaram as reflexões feitas neste estudo são, principalmente, Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Serafini (1997) e Ruiz (2015).
Abstract: It is not of today that defends the need for change in the approach to reading, writing, and orality activities performed in school space, whereas what is detected is that, even after several years of schooling, the students have difficulties to express themselves orally or in writing efficiently. However, despite academic debates, researches and studies, mostly, the practices of textual production teaching continue to request of the student the writing of artificial and out of context texts, not taking into account that the interaction process is what conducts the text production in the social environment, and, thus, needs to think in alternatives to reduce the artificiality aspect of production in school. In this context, arises as methodological option the work with textual genres, aiming to expand proposals activities with reading and text production. Specifically about the teaching of textual production, is defended a work that consider the conditions of production and circulation of texts. In view of this reality, this research has as general objective to investigate teaching strategies aimed to production of genre opinion article in the classroom. For this purpose, first, proceeded to a literature review that approached the textual production in an enunciative perspective, considering the text as a form of interaction between people. In a second moment, it was developed a working practical proposal with the students, guided by theoretical propositions addressed. The production proposal of opinion article was applied to a class of 1º year of High School, composed by 24 students, at the Rui Barbosa State Institute, in São Luiz Gonzaga municipality. The activity was developed in the form of a didactic sequence, as proposed by Schneuwly and Dolz (2010). In this job, report the development of activities performed and the obtained results. The theoretical bases which based the reflections made in this study are, mainly, Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Serafini (1997) and Ruiz (2015).
Keywords: Produção de texto
Intertextualidade
Escrita
Crítica textual
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: PES, Silvânia de Araujo. O ensino da produção textual: uma sequência didática com o gênero artigo de opinião. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1483
Issue Date: 26-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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