???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1481
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O perfil leitor dos professores de língua portuguesa das escolas públicas municipais de Passo Fundo |
Other Titles: | The reader profile of the Portuguese-speaking teachers of the municipal public schools of Passo Fundo |
???metadata.dc.creator???: | Cunert, Fátima Cristina dos Passos |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Burlamaque, Fabiane Verardi |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta investigação tem como objetivo traçar a relação dos professores de Língua Portuguesa, das escolas públicas municipais de Passo Fundo com a leitura: examinar o perfil leitor desses docentes que trabalham com os anos finais do ensino fundamental, como também, especificamente, analisar a trajetória de leitura e a sua formação como professor leitor ou não-leitor; averiguar as concepções acerca da literatura: como se deve ler e o que ler nos educandários municipais; questões que apontam não só o encadeamento que esses educadores possuem com a disciplina que lecionam, mas com a forma como a leitura se estrutura na prática. Efetuou-se, dessa forma, uma pesquisa de campo qualitativa e investigativa, aplicando-se um questionário com questões objetivas e dissertativas para o alcance de informações reais, e a coleta dos dados, espontânea e absolutamente livre pelos pesquisados, sendo in loco, nas próprias escolas de trabalho. Com a análise e interpretação dos dados de uma abordagem teórica entre a leitura e o professor de Língua Portuguesa, fundamentada nos pressupostos teóricos de Arnold Hauser (1977), Ezequiel Theodoro da Silva (1998, 2009), Jorge Larrosa (2002, 2003), Michèle Petit (2006, 2008, 2009, 2010), Regina Zilberman (2001), Ronald Barker e Robert Escarpit (1975), e Vera Teixeira de Aguiar (2013), verificou-se que o processo de formação do leitor docente sofre intervenção de vários fatores e que esses são diferenciados para cada professor. Contatou-se que uma das razões é a carga horária acima de vinte horas, o pouco tempo/horas destinado à leitura e, também, a proximidade com a leitura que precede o ambiente escolar; depreendeu-se que a família, com a presença de uma disciplina e de uma origem ética, é determinante para o êxito escolar, com a existência de figuras marcantes como os educadores/mediadores na infância do ponto de vista das relações com a leitura e os livros, é primordial para o seu progresso como leitor literário, e a compreensão de seu próprio crescimento como sujeito de suas leituras origina efeitos consideráveis na prática pedagógica. Outrossim, constatou-se que os professores não leem o considerável e exteriorizam uma relação frágil com a leitura, convertendo-a, sobremaneira, convencional para o século XXI. Não obstante, inferiu-se que os docentes de Língua Portuguesa, das escolas públicas municipais de Passo Fundo são leitores e que estão em conexão com diversos gêneros de leitura, destacando-se as de autoajuda e os best-sellers. |
Abstract: | The objective of this research is to trace the relationship between Portuguese Language teachers and the municipal public schools of Passo Fundo with the reading: to examine the reader profile of these teachers working with the final years of elementary school, as well as specifically to analyze the trajectory of reading and their training as a reading or non-reading teacher; to ascertain the conceptions about literature: how to read and what to read in the municipal educandários; questions that point not only to the linkage that these educators have with the discipline they teach, but also to the way in which reading is structured in practice. In this way, a qualitative and investigative field research was carried out, applying a questionnaire with objective and dissertative questions to reach real information, and the collection of data, spontaneously and absolutely free by the respondents, being in loco, in the their own schools of work. With the analysis and interpretation of the data of a theoretical approach between the reading and the teacher of Portuguese Language, based on the theoretical assumptions of Arnold Hauser (1977), Ezequiel Theodoro da Silva (1998, 2009), Jorge Larrosa (2002, 2003) (2000, 2008, 2009, 2010), Regina Zilberman (2001), Ronald Barker and Robert Escarpit (1975), and Vera Teixeira de Aguiar (2013). several factors and that these are differentiated for each teacher. One of the reasons for this was the workload of more than twenty hours, the limited time / hours for reading and, also, the proximity to the reading that precedes the school environment; it was concluded that the family, with the presence of a discipline and an ethical origin, is determinant for school success, with the existence of outstanding figures such as educators / mediators in childhood from the point of view of relations with reading and books, is paramount t his progress as a literary reader, and understanding his own growth as a subject of his reading has considerable effects on pedagogical practice. Also, it was found that teachers do not read the considerable and exteriorize a fragile relationship with reading, making it, for the most part, conventional for the 21st century. Nevertheless, it was inferred that Portuguese-speaking teachers from municipal public schools in Passo Fundo are readers and that they are connected to different reading genres, especially self-help and best-sellers. |
Keywords: | Professores de línguas Leitura Interesses na leitura Leitura Desenvolvimento |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | CUNERT, Fátima Cristina dos Passos. O perfil leitor dos professores de língua portuguesa das escolas públicas municipais de Passo Fundo. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1481 |
Issue Date: | 21-Feb-2018 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018FatimaCunert.pdf | Dissertação Fátima Cristina dos Passos Cunert | 5.24 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.