Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrezolin, Fábio Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6050281832826878por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2018-08-23T19:39:23Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.citationBREZOLIN, Fábio Lopes. Desenvolvimento de um dispositivo IOT lúdico para monitoramento de variáveis ambientais. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1479-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de um dispositivo IoT com fins educacionais, incluindo avaliações da potencialidade do mesmo, junto a usuários sem conhecimento técnico acerca do funcionamento dessa tecnologia. Foi desenvolvido o dispositivo, equipado com sensores que captam dados sobre variáveis ambientais para exibição da informação localmente e também em uma interface web. O projeto integrou três aspectos principais: tecnologia, pessoas e gestão de recursos por meio de IoT. A gestão de recursos IoT foi realizada por meio do acesso ágil, projetado na metodologia simplificada de autenticação para acesso aos recursos do dispositivo desenvolvido. Para avaliar esse protótipo, foram conduzidos testes com grupos de alunos que interagiram com o dispositivo IoT e com uma interface web vinculada ao mesmo, registrando suas impressões acerca do funcionamento do ambiente do dispositivo. O objetivo das avaliações com os usuários foi verificar a viabilidade de incorporar um dispositivo IoT em sala de aula, mais especificamente para alunos do ensino fundamental, de forma intuitiva e visando estimular uma rápida aceitação da tecnologia ao cotidiano. A validação do processo de autenticação oportunizou o aprofundamento do estudo e uma análise da interação entre pessoas e os dispositivos IoT, considerando aspectos como a aparência visual do dispositivo, personalização e integração de outras tecnologias, como telas touchscreen. Constatou-se também que o modelo de autenticação simplificado é adequado para utilização em ambientes reduzidos, como a sala de aula, exemplificando um modelo de autenticação ágil e adequado à mobilidade dos aparatos IoT, como uma alternativa às soluções convencionais.por
dc.description.abstractThis dissertation presents the developing an IoT device for educational purposes, including the evaluationm of its potentiality, by users without technical knowledge about the operation of this technology. A prototype was developed and equipped with sensors that capture data from environmental variables and display information locally and also in a web interface. The project integrates three main aspects: technology, people and resource management through IoT. IoT resource management was realized through agile access and designed with a simplified authentication methodology to access the features of the developed device. To evaluate this prototype, tests were conducted with groups of students that interacted with theIoT device and with a web interface linked to it, registering their impressions about the functioning of the device ecosystem. The objective of the evaluations with the users was to verify the feasibility of incorporating an IoT device in the classroom, more specifically for elementary students, in an intuitive way and aiming to stimulate a fast acceptance of this technology on their daily life. The validation of the authentication process made it possible to deepen the study and analysis of the interaction between people and IoT devices, considering aspects such as the visual appearance of the device, personalization and integration of other technologies, such as touchscreen. It was also verified that the simplified authentication model is suitable for use in small environments, such as the classroom, exemplifying an authentication model that is fast and suitable for the mobility of IoT devices, as an alternative to conventional solutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-08-23T19:39:23Z No. of bitstreams: 1 2018FabioLopesBrezolin.pdf: 1820521 bytes, checksum: c5b434bdf3c5f320369380341b9283e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T19:39:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018FabioLopesBrezolin.pdf: 1820521 bytes, checksum: c5b434bdf3c5f320369380341b9283e2 (MD5) Previous issue date: 2018-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInternet na educaçãopor
dc.subjectMonitorização ambientalpor
dc.subjectHardwarepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleDesenvolvimento de um dispositivo IOT lúdico para monitoramento de variáveis ambientaispor
dc.title.alternativeDevelopment of a playful IOT device for monitoring environmental variableseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018FabioLopesBrezolin.pdfDissertação Fábio Lopes Brezolin5.71 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.