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dc.creatorGasparini, Camile-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7909501266747537por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2018-06-29T17:10:36Z-
dc.date.issued2017-09-04-
dc.identifier.citationGASPARINI, Camile. Professor reflexivo no Brasil : uma análise do conceito nos documentos de formação docente e suas implicações. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1445-
dc.description.resumoAs reflexões dessa dissertação tratam da chegada do conceito de professor reflexivo no Brasil e de sua recepção como proposta de formação docente. O problema em questão encontra-se na necessidade de repensar a formação diante do contexto da educação vigente. Afinal, como formar professores reflexivos na sociedade contemporânea? Nesse sentido, o presente estudo tem por escopo investigar a perspectiva do conceito nos principais documentos educacionais (LDBEN, CONAEs, PNEs e Parecer CNE/CP 2/2015) e a presença/ausência deste conceito na produção acadêmica e, ainda, apontar indicativos à formação inicial e continuada, em especial, à Universidade e a sua relação com a escola. Para tal, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, por meio do suporte teórico de autores como Dewey (1959), Schön (2000), Nóvoa (1995), Alarcão (1996) e Pimenta (2012). As contribuições desse estudo permitem compreender que há necessidade de continuar pesquisando o campo da formação de professores, porém, sob a ótica de outras temáticas, como a do professor reflexivo. Logo, é possível considerar que a formação para a pesquisa é primordial ao futuro professor e à investigação da própria prática, na qual as experiências pedagógicas tornam-se objeto de estudo e possibilitam a construção da identidade docente. Através de sua identidade, o profissional passa a reconhecer-se e ser reconhecido pelos saberes construídos no diálogo com o conhecimento. Assim, entende-se que a proposta da formação reflexiva implica uma mudança de paradigma formativo, uma maior aproximação entre universidade e escola para repensar a relação pesquisa/formação, além de requerer políticas educacionais que valorizem os saberes e a profissão do professor, possibilitando espaços reflexivos dentro das instituições de ensino.por
dc.description.abstractThe reflections of this dissertation are about the arrival of the reflexive teacher concept in Brazil and his reception as a teacher training proposal. The problem in question lies in the need to rethink the training in the context of prevailing education. After all, how to form reflexive teachers in the contemporary society? In this sense, the purpose is to investigate the concept´s perspective in the main educational documents (GLNEB, ONEC, NEP, Opinion NCE /FC 2/2015) and the presence/absent of this concept in the academy production and, moreover, point signs to the initial and continuing training, in special, to the University e its relation with the school. For this purpose, it was used as methodology the bibliographical and documentary qualitative survey, through the theoretical support from authors such as Dewey (1959), Schön (2000), Nóvoa (1995), Alarcão (1996) e Pimenta (2012). The contributions of this study allow to undestand the need to continue searching the field of the teachers training, however, on the optic of other themes, like the reflexive teacher. Then, it is possible to consider that the formation forward to the survey is primordial to the teacher´s future and to the investigation of his own practice, in which the pedagogical experiences become study object and enable the construction of the teaching identity. Through his identity, the professional starts to recognize himself and to be recognized by the knowledge built in the dialogue with the knowledge. Therefore, it is understood that the reflexive formation purpose implies a change of formative paradigm, a closer approximation between university and school to rethink the relation survey/formation, besides requiring educational politics that value the knowledge and the teacher´s profession, allowing reflexive spaces within the educational institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-06-29T17:10:36Z No. of bitstreams: 1 2017CamileGasparini.pdf: 516358 bytes, checksum: ee3726a2c86dbe67f98994b851bafd85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-29T17:10:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017CamileGasparini.pdf: 516358 bytes, checksum: ee3726a2c86dbe67f98994b851bafd85 (MD5) Previous issue date: 2017-09-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProfessor reflexivo no Brasil : uma análise do conceito nos documentos de formação docente e suas implicaçõespor
dc.title.alternativeReflective teacher in Brazil: an analysis of the concept in teacher training documents and its implicationseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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