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dc.creatorTiepo, Cristiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451857123063599por
dc.contributor.advisor1Brandli, Luciana Londero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4109261310326480por
dc.date.accessioned2018-06-13T18:21:41Z-
dc.date.issued2016-05-20-
dc.identifier.citationTIEPO, Cristiane. Educação para sustentabilidade e construção de capacidades nas cidades do Rio Grande do Sul. 2016. 227 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1423-
dc.description.resumoA aprendizagem aliada ao desenvolvimento de capacidades é importante para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. A universidade como um local de produção científica e desenvolvimento de tecnologias, deve preocupar-se com a sociedade onde está inserida, promovendo o diálogo, a fim de tomar conhecimento das problemáticas locais e propor ações que as minimizem ou solucionem. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver e aplicar metodologias e estratégias de educação para a sustentabilidade, a partir da universidade, que potencializem as capacidades da população, tornando-a sensível à questão ambiental e social, favorecendo assim seu engajamento em ações sustentáveis. Esta pesquisa está inserida no PreSust-RS, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Hamburgo na Alemanha (HAW) e, três instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, Brasil, (UFRGS, UFSM e UPF). Sua metodologia baseou-se na identificação de stakeholders através de parcerias formadas nas cidades polo do estudo (Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo). Estes stakeholders foram convidados a participar de procedimentos metodológicos demobilização, capacitação e sensibilização. Todas as etapas foram baseadas nos eixos temáticos: resíduos sólidos, mobilidade, energia e planejamento urbano. A participação dos stakeholders variou de uma cidade para outra, sendo maior onde havia um articulador do grupo focal. Apesar do número reduzido, o grupo focal de Passo Fundo foi o que apresentou os melhores resultados no item conhecimento, na comparação dos questionários Pré e Pós-Teste. O Seminário de cada grupo produziu uma Carta Aberta, sugerindo práticas a serem implantadas nos eixos temáticos abordados. No Encerramento, os participantes receberam um certificado referente à capacitação e, assinaram a Carta Aberta para, posteriormente, ser protocolada nos principais órgãos públicos das três cidades participantes: Prefeitura, Câmara de Vereadores e Ministério Público. A interação da Universidade com a comunidade propiciou o desenvolvimento de habilidades, reforçando capacidades, pois houve uma mudança de hábitos, conceitos e, até, um princípio de empoderamento pelo envolvimento dos participantes capacitados em ações sustentáveis em prol da comunidade local.por
dc.description.abstractThe learning and the “capacity development” are important for development of more sustainable cities. The university as a place of scientific production and development of technologies should be concerned about the society in which it operates, promoting dialogue in order to become aware of local issues and propose actions to minimize or resolve them. Thus, the objective of this research is to develop and apply methodologies and educational strategies for sustainability, from the university, that enhance the capabilities of the population, making it sensitive to environmental and social issues, thus promoting their engagement in sustainable actions. This research is part of the PreSust-RS, a project developed in partnership with the University of Hamburg in Germany (HAW) and three higher education institutions in Rio Grande do Sul, Brazil (UFRGS, UFSM and UPF). His methodology was based on the identification of stakeholders through partnerships formed in the cities polo of the study (Porto Alegre, Santa Maria and Passo Fundo). These stakeholders were were invited to participate in methodological procedures of mobilization, training and awareness. All search steps were based in the themes: solid waste, mobility, energy and urban planning. The stakeholder participation varied from one city to another, being higher where there was an articulator of the focus group. Despite the small number, the focal group of Passo Fundo presented the best results to the acquired knowledge in the comparison of pre- and post-test questionnaires. The seminar in each group produced a document that was called “Open Letter”, suggesting practices to be implemented in the addressed themes. In closing, participants received a certificate regarding the training and they signed the “Open Letter” to posteriorly be filed in the main government agencies of the three cities participating of the research (City Council and the Public Ministry). The interaction of the University with the community led to the development of skills, strengthening capabilities, including a change of the habits, concepts and even an empowerment principle based in the involvement of the participants trained in sustainable actions for the local community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-06-13T18:21:41Z No. of bitstreams: 1 2016CristianeTiepo.pdf: 4311454 bytes, checksum: 7fc810769c8ebe881f501923c5504506 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-13T18:21:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016CristianeTiepo.pdf: 4311454 bytes, checksum: 7fc810769c8ebe881f501923c5504506 (MD5) Previous issue date: 2016-05-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subject.cnpqENGENHARIA AGRICOLA::ENGENHARIA DE AGUA E SOLOpor
dc.titleEducação para sustentabilidade e construção de capacidades nas cidades do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeEducation for sustainability and capacity building in the cities of Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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