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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1410
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Sistemas de controle gerencial : abordagem sob a perspectiva socioinstitucional do orçamento de uma instituição pública federal de ensino |
Other Titles: | Management control systems: approach from a socioinstitutional perspective of the budget of a federal public educational institution |
???metadata.dc.creator???: | Zambenedetti, Lidiane |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Angonese, Rodrigo |
???metadata.dc.description.resumo???: | O orçamento público busca a satisfação da necessidade coletiva e, portanto, a forma como ele é planejado afeta diretamente as mais diversas esferas e instituições do Brasil. Esta pesquisa considerou o orçamento como um instrumento socioinstitucional, sendo mais do que um instrumento técnico. Foi desenvolvida a partir de fundamentos teóricos da perspectiva interpretativista, que percebem o orçamento como um fenômeno socialmente construído, com implicações diretas do poder institucional e da política social. Nessa perspectiva, o controle gerencial não apresenta uma função técnica racional direcionada e servida por operações internas da organização. O objetivo principal desta dissertação foi compreender a dinâmica do processo orçamentário de uma instituição pública de ensino na perspectiva socioinstitucional no que se refere às relações de poder e aos interesses institucionais. Visando atingi-lo, realizouse uma pesquisa qualitativa, de natureza explanatória, por meio da qual foi realizado um estudo de caso em uma instituição pública federal de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista, análise documental e observação, considerando-se a seguinte questão de pesquisa: como ocorre o processo orçamentário de uma instituição pública de ensino na perspectiva socioinstitucional no que se refere às relações de poder e aos interesses institucionais? Tais dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Todo o processo teve como apoio o programa de análise em pesquisas qualitativas, o Atlas.ti. Os resultados mostram o caminho percorrido até a aprovação da LOA, bem como, descrevem o processo de distribuição interna do orçamento, identificando como os recursos são aprovados após a aprovação da Matriz Conif. Observou-se como pontos de melhoria na construção do Plano de Ação a necessidade deste enumerar uma ordem de prioridades das ações que serão atendidas e, também, apresentar maior cautela em relação aos valores extraorçamentários previstos para o exercício. Quanto as relações de poder envolvidas no processo orçamentário, apurou-se que o poder está, na maioria das vezes, na coletividade, uma vez que toda a comunidade acadêmica está envolvida no processo de planejamento orçamentário. Os interesses institucionais prevalecem sobre os interesses pessoais, ficando apenas algumas situações pouco esclarecidas, como a redistribuição de recursos no final do ano. A análise dos dados dos casos extremos, possibilitou observar que nos campi menores existe maior flexibilidade em relação a tomada de decisões, enquanto a análise dos campi mais antigos evidenciou que devido ao fato de os responsáveis pelo planejamento orçamentário serem, na maioria das vezes, servidores com maior tempo de serviço na instituição, estes apresentam um determinado grau de resistência, o que acaba dificultando o processo. Observou-se ainda que três tipos de isomorfismo atuam simultaneamente norteando o processo orçamentário, predominando o isomorfismo coercivo. Essa pesquisa lança um novo olhar sobre orçamento público fornecendo subsídios importantes a partir das reflexões aqui propostas para as instituições públicas, no tocante das relações de poder e interesses institucionais que podem envolver o planejamento e execução orçamentária. |
Abstract: | The public budget seeks the satisfaction of the collective need, and therefore, the way it is planned directly affects the most diverse spheres and institutions of Brazil. This research considered the budget as a socio-institutional instrument, that is, more than a technical instrument. It was developed from theoretical foundations of the interpretative perspective, which perceive the budget as a socially constructed phenomenon, with direct implications of institutional power and social policy. In this perspective, the managerial control does not present a rational technical function directed and served by internal operations of the organization. The main objective of this research was to understand the dynamics of the budgetary process of a public institution of education in the socio-institutional perspective in relation to power relations and institutional interests. Aiming to achieve this, a qualitative research, of an explanatory nature, have been provided, through which a case study was carried out in a federal public institution of education. The data were collected through interviews, documentary analysis and observation, considering the following research question: how does the budget process of a public institution of education in the socio-institutional perspective with regard to power relations and institutional interests? Such data were analyzed by means of content analysis. The entire process was supported by the program of analysis in qualitative research, the Atlas.ti. The results show the path taken until LOA approval, as well as describe the process of internal distribution of the budget, identifying how the resources are approved after the approval of the Conif Matrix. It was observed as points of improvement in the construction of the Plan of Action the need to enumerate an order of priorities of the actions that will be taken care of, and also, to be more cautious in relation to the budgets foreseen for the exercise. As for the power relations involved in the budget process, it was found that power is, in most cases, in the community, since the entire academic community is involved in the budget planning process. Institutional interests take precedence over personal interests, leaving only a few clarified situations, such as the redistribution of resources at the end of the year. The analysis of data from extreme cases showed that in smaller camp there is greater flexibility in decision making, while the analysis of the older campuses showed that due to the fact that those responsible for budget planning are, in most cases, servers with a longer period of service in the institution, they present a certain degree of resistance, which makes the process difficult. It was also observed that three types of isomorphism act simultaneously guiding the budget process, predominating coercive isomorphism. The research launches a new look at the public budget, providing important insights from the reflections proposed here for public institutions regarding power relations and institutional interests that may involve budget planning and execution. |
Keywords: | Contabilidade gerencial Ensino superior e estado |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEAC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citation: | ZAMBENEDETTI, Lidiane. Sistemas de controle gerencial : abordagem sob a perspectiva socioinstitucional do orçamento de uma instituição pública federal de ensino. 2017. 167 f.Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1410 |
Issue Date: | 14-Mar-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
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