???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1338
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Repercussões do contato intergeracional no ambiente escolar |
Other Titles: | Repercussions of intergeretional interaction in the school environment |
???metadata.dc.creator???: | Hagen, Desirê Neuwald Pauletti |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Scortegagna, Helenice de Moura |
???metadata.dc.description.resumo???: | Estudos enfocando relações intergeracionais, com uma proposta consistente de atividades que estimulem a relação entre gerações promovendo uma consciência gerontológica, ainda são escassos. Uma sociedade em constante transformação na sua estrutura etária necessita de intervenções capazes de despertar uma consciência gerontológica, pautada no respeito, quebra de preconceito, solidariedade e construção de novo paradigma. Dessa forma, este estudo se propõe a avaliar as implicações do contato intergeracional experimentado por escolares e idosos no contexto educacional. O estudo é um subprojeto da pesquisa intitulada ¿Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável¿. Os participantes foram escolares pré-adolescentes de uma escola do município de Passo Fundo e um grupo de idosas da comunidade local. Como instrumentos, foram utilizados: 1) questionário de caracterização sociodemográfica; 2) Escala Todaro para avaliação de atitudes de crianças em relação aos idosos; 3) escala de avaliação de atitudes em relação à velhice (Inventário Scheppard); e 4) oficinas de atividades educativas intergeracionais. Os dados foram analisados de duas formas diferentes, gerando, assim dois artigos científicos. A produção I, intitulada ¿Avaliação da atitude de crianças e idosos que participaram de oficinas intergeracionais¿ e trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa que possibilitou que se vislumbrasse que as atitudes de escolares e idosos se beneficiaram a partir do contato intergeracional. A produção II, intitulada ¿Vivência intergeracional no ambiente escolar: resultados de uma prática pautada na realização de atividades educativas intergeracionais¿, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, que mostrou o benefício do contato intergeracional tanto para os escolares quanto para os idosos. |
Abstract: | Studies focusing on intergenerational relations, with a consistent proposal of activities that foster the relationship between generations, promoting a gerontological awareness, are still scarce. A society in constant transformation in its age structure requires interventions able to raise a gerontological awareness based on respect, prejudice break, solidarity and on the construction of a new paradigm. Thus, this study aims to evaluate the implications of intergenerational contact experienced by schoolchildren and elderly people in the educational context. The study is a subproject of the study entitled "Gerontological education as a promoting strategy of multigenerational interaction for a healthy living and aging. The participants were preteen students of a school in the city of Passo Fundo and a group of elder women from the local community. As instruments, there were used: 1) a demographic characterization questionnaire; 2) the Todaro scale to assess children attitudes towards the elderly; 3) a rating scale of attitudes towards old age (Scheppard Inventory); and 4) workshops of intergenerational educational activities. The data were analyzed in two different ways, thus generating two scientific articles. Production I, entitled "Evaluation of the attitude of children and elderly who participated in intergenerational workshops", being a cross-sectional study of quantitative approach which enabled to envision that the attitudes of school children and the elderly benefited from intergenerational contact. Production II, entitled "Intergenerational experience in the school environment: results of a practice based on the performance of intergenerational educational activities", being a qualitative study, of the exploratory-descriptive type, which showed the benefit of intergenerational contact both for schoolchildren and the elderly. |
Keywords: | Relações intergeracionais Envelhecimento Estudantes |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
Citation: | HAGEN, Desirê Neuwald Pauletti. Repercussões do contato intergeracional no ambiente escolar. 2016. 86 f.Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1338 |
Issue Date: | 19-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016DesireNeuwaldPaulettiHagen.pdf | Dissertação Desirê Neuwald Pauletti Hagen | 145.78 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.