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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1312
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Henrique, Patricia Paula Bazzanello | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2608236117101549 | por |
dc.contributor.advisor1 | De Marchi, Ana Carolina Bertoletti | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4180557886735944 | por |
dc.date.accessioned | 2018-05-18T19:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.identifier.citation | HENRIQUE, Patricia Paula Bazzanello. Efeitos do exergame na função motora de membro superior e no equilíbrio de pacientes pós-Acidente Vascular Encefálico. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017 . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1312 | - |
dc.description.resumo | A expectativa do aumento de vida que ocorre nos países em desenvolvimento tem determinado uma mudança no perfil demográfico em nível mundial. Concomitante a tal fenômeno, se percebe um aumento nas doenças crônico-degenerativas, dentre as quais se destacam as cerebrovasculares. O Acidente Vascular Encefálico (AVE) caracteriza-se como sendo uma doença cerebrovascular decorrente de uma interrupção da circulação sanguínea cerebral. Cerca de 50% dos doentes que sobrevivem ao AVE ficam com limitações ao nível das atividades da vida diárias, constituindo uma ameaça a qualidade de vida. Na reabilitação pós-AVE busca-se levar o paciente a usar toda sua capacidade para reassumir suas tarefas anteriores, dentro das limitações da atual situação. Porém, muitas vezes pacientes acometidos por AVE desistem do tratamento em função da rotina do tratamento. Dessa forma, buscam-se novas alternativas para incentivar o processo de reabilitação. Neste contexto, várias são as terapias utilizadas, entre elas estão os exergames, que são um exemplo de jogos sérios que possuem a capacidade de captar os movimentos reais do usuário, promovendo uma interação física com o paciente que está sendo assistido por esta modalidade. A presente dissertação teve por objetivo geral verificar os efeitos da utilização do exergame na função motora de membro superior e no equilíbrio de pacientes pós-AVE. Os objetivos específicos foram: i) verificar a aquisição da função motora dos membros superiores e equilíbrio pré e pós-intervenção com exergame e sem exergame; ii) comparar os resultados intergrupos e intragrupos da função motora e do equilíbrio pré e pós-intervenção; e iii) auxiliar no desenvolvimento do exergame Motion Rehab AVE 3D. Trata-se de um ensaio clínico controlado, randomizado, quantitativo experimental com intervenção controle pré e pós-tratamento, onde participaram 31 idosos de ambos os sexos, com idade superior a 55 anos, que estavam cadastrados em um banco de dados da Clínica Escola de Fisioterapia da URI ¿ Campus de Erechim - RS. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo Fisioterapia Com Exergame (GFCE) e Grupo Fisioterapia Sem Exergame (GFSE). As intervenções foram realizadas de forma individual, duas vezes por semana, com duração de 30 minutos, em um período de 12 semanas. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionário sociodemográfico e aspectos clínicos, Mini Exame do Estado Mental, Escala Modificada de Ashworth, Escala de Desempenho físico de Fugl-Meyer e Escala de Equilíbrio de Berg. Na análise dos dados foi utilizado o teste T para amostras independentes, Teste Mann-Whitney e Teste Wilcoxon. Os achados demonstram que os indivíduos reabilitados no GFCE com o xergame Motion Rehab AVE 3D, alcançam resultados superiores na função motora do membro superior bem como do equilíbrio, se comparados aos reabilitados sem exergame. Tais resultados comprovam que o uso de exergame é uma alternativa eficiente para a reabilitação da função motora do membro superior e do equilíbrio de indivíduos acometidos por AVE. Os resultados do objetivo geral e dos objetivos específicos i e ii serão apresentados na Produção Científica I. O exergame Motion Rehab AVE 3D, objetivo específico iii, foi desenvolvido em parceria com o Curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo e registrado no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual INPI, sob protocolo número BR 51 2016 001373-7. | por |
dc.description.abstract | The expected increase in life in developing countries has led to a change in the demographic profile at the global level. Concomitant with this phenomenon, we can see an increase in chronic-degenerative diseases, among which are cerebrovascular. Stroke is characterized as being a cerebrovascular disease resulting from a disruption of the cerebral blood flow. Approximately 50% of patients who survive stroke have limitations in daily life activities, posing a threat to quality of life. In post -stroke rehabilitation, the patient is expected to use all his or her ability to resume previous tasks within the limitations of the current situation. However, patients often suffering from stroke withdraw from treatment depending on the routine of the treatment. In this way, new alternatives are sought to encourage the rehabilitation process. In this context, several therapies are used, among them are the exergames, which are an example of serious games that have the ability to capture the user's real movements, promoting a physical interaction with the patient being assisted by this modality. The aim of the present dissertation was to verify the effects of the exergame on upper limb motor function and the balance of post-stroke patients. The specific objectives were: i) to verify the acquisition of motor function of the upper limbs and pre and post-intervention balance with exergame and without exergame; ii) to compare the intergroup and intragroup results of motor function and pre and postintervention balance; and iii) assist in the development of the exergame Motion Rehab AVE 3D. This is a controlled, randomized, quantitative, experimental trial with pre and post-treatment control intervention, in which 31 elderly people of both sexes, over 55 years of age, were enrolled in a database of the Clínica .Escola de Physiotherapy of the URI - Campus of Erechim - RS. The participants were divided into two groups: Physiotherapy Group With Exergame (GFCE) and Physiotherapy Group Without Exergame (GFSE). Interventions were performed individually, twice weekly, lasting 30 minutes, over a period of 12 weeks. The instruments used in the research were sociodemographic questionnaire and clinical aspects, Mini Mental State Examination, Ashworth Modified Scale, Fugl-Meyer Physical Performance Scale and Berg Balance Scale. In the data analysis, the T-test was used for independent samples, Mann -Whitney Test and Wilcoxon Test. The findings demonstrate that the individuals rehabilitated in the GFCE with the xergame Motion Rehab AVE 3D, achieve superior results in upper limb motor function as well as balance, when compared to those rehabilitated without exergame. These results confirm that the use of exergame is an efficient alternative for the rehabilitation of the upper limb motor function and the balance of individuals affected by stroke. The results of the general objective and the specific objectives ie ii will be presented in Scientific Production I. The exergame Motion Rehab AVE 3D, specific objective iii, was developed in partnership with the Computer Science Course of the University of Passo Fundo and registered with the National Institute of Intellectual Property - INPI, under protocol number BR 51 2016 001373-7. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-05-18T19:17:40Z No. of bitstreams: 1 2017PatriciaPaulaBazanelloHenrique.pdf: 611858 bytes, checksum: 131044ccde7c25575f9cb0e4491aca09 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-18T19:17:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017PatriciaPaulaBazanelloHenrique.pdf: 611858 bytes, checksum: 131044ccde7c25575f9cb0e4491aca09 (MD5) Previous issue date: 2017-08-03 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Acidentes vasculares cerebrais | por |
dc.subject | Jogos por computador | por |
dc.subject | Idosos - Saúde e higiene | por |
dc.subject.cnpq | SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.title | Efeitos do exergame na função motora de membro superior e no equilíbrio de pacientes pós-Acidente Vascular Encefálico | por |
dc.title.alternative | Effects of exergame on upper limb motor function and balance of post-stroke patients | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
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2017PatriciaPaulaBazanelloHenrique.pdf | Dissertação Patricia Paula Bazzanello Henrique | 597.52 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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