???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1276
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Müller, Luciane dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7769112316001413 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mühl, Eldon Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 | por |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T17:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-02 | - |
dc.identifier.citation | MÜLLER, Luciane dos Santos. Formação do pedagogo: concepções históricas, identidade e formação humana. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1276 | - |
dc.description.resumo | O tema desta dissertação situa-se no campo da formação do pedagogo, dedicando-se ao estudo das concepções históricas, da identidade e da formação humana. A pesquisa que lhe deu origem é bibliográfica, de natureza analítico-hermenêutica, apoiada em documentos legais, quais sejam, pareceres, decretos e leis que regulamentaram a profissão do pedagogo, em textos críticos de autores conceituados e em outros referenciais bibliográficos que dão sustentação ao desenvolvimento de uma perspectiva humanizadora do curso de Pedagogia. Os seus objetivos são: investigar os desafios da formação do pedagogo para uma formação humana; analisar os períodos da história, a partir da regulamentação legal acerca da formação do pedagogo, e os principais referenciais teóricos que orientaram o papel desse profissional; e buscar o pilar para o fortalecimento do estatuto do pedagogo e de sua atuação educacional para uma formação humana. O trabalho analisa as compreensões e os sentidos expressos nos documentos que têm orientado a concepção do curso de Pedagogia, esclarece as finalidades a que se destina a formação do pedagogo nos diferentes pareceres e diretrizes e reconstrói algumas das principais críticas que o curso tem recebido de importantes pesquisadores da área educacional, como Brzezinski, Libâneo e Silva. A reflexão que é feita sobre o curso tem como referência obras literário-filosóficas, como as de Fabre, Goergen, Flickinger e Dalbosco, que tem apontado importantes ideias sobre o estatuto do curso de Pedagogia e a necessidade de que nela se desenvolva uma noção ampliada da formação na perspectiva de uma educação crítica e humanizadora. Esboça-se um pensamento acerca do processo histórico da constituição do curso, que expressa as diferentes identidades que ele assumiu no decorrer de sua história e, ao mesmo tempo, identifica as perspectivas futuras que se lhe apresentam tanto nas diretrizes curriculares como na literatura. São descritas as mudanças na identidade do profissional pedagogo, buscando aproximar seu papel docente de outras perspectivas de atuação. Conclui-se que a formação do pedagogo deve vir acompanhada de uma visão máxima da formação humana e reflexiva de educação. Observa-se, ainda, a necessidade de uma definição ampliada de Pedagogia e formação na atualidade, num sentido mais emancipatório, amparado nas categorias do diálogo, do cuidado de si e da abertura para o outro. | por |
dc.description.abstract | The theme of this thesis lies in the area of teaching training, whis the study of the historical concepcions on identity and human formation. The research that gave origin is analytical in nature, bibliographical hermeneutics, backed by legal documents, namely, opinions, decrees and laws that regulated the profession of the educator, critical texts of respected authors and other bibliographic references that give support to the development of a perspective of humanizing Pedagogy course. Its goals are: to investigate the challenges of teacher training for a human formation; analyze the periods of history, from the legal regulations concerning the formation of the pedagogue, and the main theoretical referential that guided the role of a trader; and get the pillar to the strengthening of the status of your teacher and educational activities for human training. The paper analyzes the understandings and senses expressed in the documents that have guided the design of the course of pedagogy, clarifies the intended purpose the formation of the educator in different opinions and guidelines and reconstructs some of the main criticisms that the course as received significant educational researchers, like Brzezinsk, Libâneo and Silva. The reflection is made on the course has as literaryphilosophical works, reference as those of Fabre, Goergen, Flickinger and Dalal, who has pointed to important ideas about the status of the course in pedagogy and the need for her to develop an expanded notion of education in perspective of humanizing and critical education. Outlines a thought about the historical process of the Constitution, which expresses the different identities he has assumed in the course of your history and, at the same time, identifies the future prospects which feature both in curricular guidelines as in literature. Describes the changes in professional teacher identity, seeking your teaching roleother approaching prospects. It is concluded that the formation of the educator must come accompanied by a vision of human formation and reflective education. There is also the need for an expanded definition of pedagogy and training today, more emancipatory, supported in dialogue, care of themselves and the opening to the other. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-10T17:08:43Z No. of bitstreams: 1 2017LucianeMUller.pdf: 416562 bytes, checksum: d262553bbc05a8bf6b8fe1729517c20e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-10T17:08:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017LucianeMUller.pdf: 416562 bytes, checksum: d262553bbc05a8bf6b8fe1729517c20e (MD5) Previous issue date: 2017-03-02 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Pedagogos | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Formação do pedagogo: concepções históricas, identidade e formação humana | por |
dc.title.alternative | Formation of the pedagogue: historical conceptions, identity and human formation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017LucianeMUller.pdf | Dissertação de Luciane Dos Santos Müller | 579.88 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.