???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1250
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Desempenho dos alunos no Enade: uma comparação por meio do capital cultural entre as modalidades presencial e o EAD |
Other Titles: | Enade students' performance: a comparison by means of cultural capital between classroom and EAD |
???metadata.dc.creator???: | Baldissera, Patricia |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Bertolin, Júlio Cesar Godoy |
???metadata.dc.description.resumo???: | Na última década, a expansão da Educação a Distância (EAD) vem adquirindo grandes proporções no Brasil e no mundo. Tal crescimento vem possibilitando a democratização do acesso à Educação, tornando-se um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para muitos indivíduos. Entretanto, a expansão da Educação Superior por meio da modalidade a distância coloca em questão a qualidade desses novos cursos. Teriam eles os mesmos padrões e resultados qualitativos que os cursos da modalidade presencial? Considerando a expansão em curso e a questão da qualidade, conhecer as especificidades da modalidade EAD torna-se cada vez mais fundamental para promover ações à sua gestão na busca de uma educação de qualidade. Para tanto, a presente pesquisa busca em seu objetivo geral, contribuir para a construção do conhecimento acerca da qualidade da EAD na Educação Superior Brasileira. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa de natureza aplicada. As investigações se deram por meio da comparação entre o desempenho de estudantes de graduação nos exames ENADE realizados pelos estudantes de Administração 2009, Serviço Social 2010, Técnico em Gestão Ambiental 2010, Técnico em Marketing 2009, Ciências Contábeis 2009 e Técnico em Processos Gerenciais 2009. Os dados obtidos nos micro dados do INEP foram submetidos a um trabalho de análise por meio de software estatístico, tendo como referencial a literatura internacional sobre a eficácia escolar na educação superior. A análise dos cálculos sobre desempenhos dos estudantes foi realizada especialmente no sentido de identificar influências do background no desempenho dos estudantes e teve como base as perspectivas teóricas de Pierre Bourdieu sobre o capital cultural. O estudo demostrou que o estudante presencial, em geral possui um desempenho superior ao EAD, especialmente quando estes possuem um capital cultural inferior. Não obstante, mais estudos precisam ser realizados nessa perspectiva, visto que a expansão na EAD está se dando principalmente para classes de capital cultural inferior, logo isso pode estar levando a uma condição em que alunos de condições inferiores estejam acessando a modalidade com menor qualidade, ou seja, reproduzindo e ampliando a desigualdade. |
Abstract: | In the last decade, the expansion of Distance Education has acquired large proportions in Brazil and worldwide. This growth has allowed the democratization of access to education, making it a key tool for promoting opportunities for many individuals. However, the expansion of Higher Education through the Distance mode puts into question the quality of these new courses. Would they have the same standards and qualitative results as the presencial ones? Considering the ongoing expansion and the issue of quality, knowing the specifics of Distance Education mode becomes increasingly important to promote actions for its management in the pursuit of educational quality. To this end, this research seeks in its main objective to contribute to the construction of knowledge about the quality of Distance Education in Brazilian Higher Education. The research is characterized as quantitative of applied nature. The investigations will be carried out by comparing the performance of undergraduate students in ENADE tests taken in the years 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 and 2010. Data from INEP micro data will be submitted to an analysis work through statistical software, taking as reference the international literature on school effectiveness in Higher Education. The analysis of the calculations on student performance will be carried out especially on excluding influences of background on student performance and will be based on the theoretical perspectives of Pierre Bourdieu on the cultural capital. At the end of the investigations, some considerations will be drawn, searching for answer the starting question of this project on the difference of performance between the EAD and Presencial modes. |
Keywords: | Ensino superior Ensino a distância Eficácia no ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação – FAED |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | BALDISSERA, Patricia. Desempenho dos alunos no Enade: uma comparação por meio do capital cultural entre as modalidades presencial e o EAD. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1250 |
Issue Date: | 26-Sep-2016 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016PatriciaBaldissera.pdf | Dissertação de Patricia Baldissera | 774.71 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.