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dc.creatorLuz, Rosângela Maria Nunes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1113026135914760por
dc.contributor.advisor1Caimi, Flávia Eloisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1558926679940968por
dc.date.accessioned2018-05-03T18:50:49Z-
dc.date.issued2017-04-11-
dc.identifier.citationLUZ, Rosangela Maria Nunes da. Inclusão no contexto escolar: estado do conhecimento, proposições e desafios. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1247-
dc.description.resumoEsta dissertação focaliza as tendências de produção científica acerca das alternativas/proposições referentes à Educação Inclusiva, tomando como fonte de dados primários a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), observado o recorte temporal de 2005 a 2015. O trabalho contempla a preocupação de se sistematizar as alternativas que vêm sendo gestadas e efetivadas no âmbito da pesquisa acadêmica, cuja divulgação poderia contribuir para qualificar as práticas mobilizadas nos atuais processos inclusivos. Em seu percurso metodológico, este estudo pauta-se pelos aportes da pesquisa bibliográfica, tomando como referência41 artigos publicados na RBEE, no período em questão, interpelando-os com indagações, tais como: quem está produzindo nessa área do conhecimento (gênero, titulação, instituições dos autores)? Quais os procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas? Em que campos empíricos essas questões estão sendo abordadas? Quais são os objetos de estudo dos textos analisados (tipologia das deficiências)? Quais as críticas apontadas nos trabalhos para a prática da Educação Inclusiva? Após a análise detalhada do corpus, obteve-se como resultado alguns apontamentos que delineiam um recorte do estado do conhecimento das pesquisas acadêmicas que tratam da Educação Inclusiva no país. Entre as conclusões a que se chegou com a realização deste estudo, pode-se destacar: faz-se necessária a aquisição continuada de conhecimentos que auxiliem na formação de visão, postura e de ações diretamente ajustadas ao processo inclusivo; a escola inclusiva exige de todos os participantes comprometimento e disponibilidade, única via que permite proporcionar aos alunos oportunidades de participar e potencializar suas habilidades;a inclusão escolar não pode se transformar em um modelo imposto pelo governo, que generaliza e formata diferenças em semelhanças, e necessita ser construída conforme a especificidade de cada aluno com deficiência; é unânime a noção de que, sem o apoio da sociedade, dos órgãos governamentais e de toda a comunidade escolar, a inclusão dos alunos com deficiência não se efetivará com a qualidade e celeridade necessárias, permanecendo como uma utopia almejada, mas não alcançada. O estudo, portanto, permite reforçar a tese segundo a qual é necessário atender às necessidades educativas especiais dos alunos em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal para todos os que ali se encontram.por
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the trends of scientific production about the alternatives / propositions related to Inclusive Education, taking as a source of primary data the Brazilian Journal of Special Education (RBEE), observing the temporal cut from 2005 to 2015. The work contemplates the concern of Systematizing the alternatives that have been developed and carried out within the scope of academic research, whose disclosure could contribute to qualify the practices mobilized in the current inclusive processes. In its methodological course, this study is guided by the contributions of the bibliographical research, taking as a reference41 articles published in the RBEE, in the period in question, interpellating them with questions, such as: who is producing in this area of knowledge (gender, Institutions)? What are the methodological procedures adopted in the research? In what empirical fields are these issues being addressed? What are the objects of study of the analyzed texts (typology of deficiencies)? What are the criticisms pointed out in the works for the practice of Inclusive Education? After the detailed analysis of the corpus, we obtained as a result some notes that outline a cut in the state of knowledge of the academic researches that deal with Inclusive Education in the country. Among the conclusions reached with this study, it is possible to emphasize: it is necessary the continuous acquisition of knowledge that helps in the formation of vision, posture and actions directly adjusted to the inclusive process; Inclusive school demands from all participants commitment and availability, the only way to provide students with opportunities to participate and enhance their skills; school inclusion can not become a government-imposed model that generalizes and shapes differences in similarities; Needs to be built according to the specificity of each disabled student; The notion that, without the support of society, government agencies and the entire school community, the inclusion of students with disabilities will not be realized with the necessary quality and speed, remaining as a desired, but not achieved, utopia. The study, therefore, reinforces the thesis that it is necessary to meet the special educational needs of students in a regular system of education, in order to promote learning and personal development for all who are there.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-03T18:50:49Z No. of bitstreams: 1 2017RosangelaNunes.pdf: 577650 bytes, checksum: 24ece1fa1c8764d75c478e1f12b58c32 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T18:50:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017RosangelaNunes.pdf: 577650 bytes, checksum: 24ece1fa1c8764d75c478e1f12b58c32 (MD5) Previous issue date: 2017-04-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectAprendizagem experimentalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInclusão no contexto escolar: estado do conhecimento, proposições e desafiospor
dc.title.alternativeInclusion in the school context: state of knowledge, propositions and challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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