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dc.creatorZeni, Marindia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7095935472296729por
dc.contributor.advisor1Bertolin, Júlio Cesar Godoy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349303996573606por
dc.date.accessioned2018-05-03T17:28:13Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.citationZENI, Marindia. O capital cultural do estudante da EAD na educação superior brasileira. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1240-
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de contribuir na construção do conhecimento acerca da modalidade educação a distância no ensino superior brasileiro, respondendo às questões: o perfil preponderante de capital cultural do aluno da modalidade EaD é análogo ao do aluno da modalidade presencial e adequado à modalidade EaD? Para tanto, foi utilizada a combinação dos métodos pesquisa bibliográfica, análise documental, método estatístico e método comparativo. Para ponderar o capital cultural do estudante EaD e averiguar em que medida o perfil do aluno EaD era análogo ao do aluno presencial foram comparados os respondentes ao Enade 2009 e os discentes de três cursos em específico - Administração (concluintes 2009), Ciências Contábeis (concluintes 2009) e Pedagogia (concluintes 2008) - elegidos por possuírem a quantidade adequada de alunos necessária à realização de comparações estatísticas e o curso de Pedagogia (do ano anterior) por ser um curso de formação de professores, área de grande representatividade na EaD, não avaliada no Enade 2009. Trabalhou-se com os dados de 2009 por ser esse o último ano em que o INEP apresentou de forma distinta as informações referentes à educação a distância e à educação presencial. O foco do estudo foi o "Questionário do estudante", em particular quatro questões: renda familiar mensal, formação da mãe, formação no ensino médio e situação de trabalho do estudante. De forma geral, o estudante EaD é mais pobre, trabalha mais, cursou o ensino médio em escola pública e as mães possuem baixa escolaridade. Relacionando essas informações com o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, verifica-se que o estudante da educação a distância do ensino superior brasileiro possui capital cultural menor do que capital cultural do estudante presencial. As características levantadas quanto ao aluno EaD permitem ponderar que o público da educação a distância no Brasil não é o mais adequado para essa modalidade de ensino, pois, de acordo com as pesquisas de Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008) e Silva (2012), o aluno EaD deve ser autônomo, digitalmente fluente e organizado. Essas características comumente são encontradas nas camadas da sociedade com nível de capital cultural mais elevado. O trabalho indica que o público da educação a distância de ensino superior no Brasil é díspar do público presencial, sendo detentor de um capital cultural inferior ao público presencial e necessitando de um olhar especializado. Comparar modalidades ou cursos apenas por meio do desempenho dos alunos no Enade, sem considerar o capital cultural dos estudantes, pode levar a equívocos, especialmente se as comparações ocorrerem entre as modalidades EaD e presencial. Não é apropriado tratar ou comparar diferentes como se fossem iguais.por
dc.description.abstractThis study aimed to contribute to the construction of knowledge about distance education mode in Brazilian higher education answering the folowing question: do the predominant profile cultural capital of the students of distance education modeis analogous to the student's classroom mode and suitable for distance education mode? Therefore, we used a combination of these methods; literature, document analysis, statistical method and comparative method. To analyze the cultural capital of distance education student and ascertain to what extent the distance learning student profile was similar to that of classroom students were compared the respondents of Enade 2009 besides three specific courses: Administration (graduating in (2009), Accounting (graduating in 2009) and Pedagogy(graduating in 2008), chosen because they have the appropriate number of students required for statistical comparisons and the Pedagogy course (last year), and the number of students, as a course of teacher training, an area of great representation in distance education, not assessed Enade in 2009. The focus of the study was the "Student Survey" prior to their participation in Enade, in particular this four questions: monthly household income; mother graduation; training in high school and student work situation. In general, the distance learning student is poorer, work more, he attended high school in the public school and his mother has low education. Relating this information with the cultural capital of Pierre Bourdieu observes that the student of distance education Brazilian higher level has lower level of cultural capital in comparison with the cultura capital level of student classroom mode. Also, the features raised as to distance education student allow consider that the public distance education in Brazil is not the most suitable for this type of education due to, according to Maia and Mattar (2007), Moore and Kearsley (2008) and Silva (2012), the distance education student should be autonomous, digitally fluent and organized, features generally found in sections of society with a higher level of cultural capital. Thus, the work indicates that the target group top-level distance education in Brazil is uneven when compared to the student classroom mode, being the holder of a lower cultural capital when set against the student classroom mode and requiring thus a specialized look. Furthermore, compare modalities or courses only through the performance of students in Enade without considering the cultural capital of the students, will lead to misunderstanding, especially if comparisons occur between distance education and classroom arrangements, because as evidenced by the study, distance education students have cultural capital lower than classroom mode students and, as evidenced by Bourdieu, the level of cultural student capital is great influencer in your success or failure in school, in this way, it is not appropriate to treat or compare different as if they were equal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-03T17:28:13Z No. of bitstreams: 1 2016MarindiaZeni.pdf: 584921 bytes, checksum: 940c93afc110f4ed53ca15c8ffbddc8d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T17:28:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016MarindiaZeni.pdf: 584921 bytes, checksum: 940c93afc110f4ed53ca15c8ffbddc8d (MD5) Previous issue date: 2016-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectEficácia no ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO capital cultural do estudante da EAD na educação superior brasileirapor
dc.title.alternativeThe cultural capital of the EAD student in Brazilian higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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