Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrigo, Clícia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1032092468701106por
dc.contributor.advisor1Becker, Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664552865914613por
dc.date.accessioned2018-04-24T17:47:09Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.citationFRIGO, Clícia. Os jovens e a leitura: descobertas feitas em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1202-
dc.description.resumoCom o passar dos tempos, diversos foram os debates envolvendo a formação da leitura no Brasil e, principalmente, a leitura como uma competência necessária aos jovens em processo de construção do conhecimento básico e da formação de uma identidade leitora para a sua inclusão no mundo letrado. No entanto, a leitura não está adequadamente alicerçada e as deficitárias habilidades leitoras, a grande maioria das vezes, provêm do frágil processo educacional do país. Assim, o presente trabalho ¿ Os Jovens e a Leitura: descobertas feitas em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado ¿ implica uma teorização baseada na evolução da leitura até o presente momento e tem como objetivo analisar os hábitos de leitura dos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Benvegnú, localizada na cidade de São Domingos do Sul, Rio Grande do Sul. Em vista disso, esta pesquisa propôs investigar quais as leituras, literárias ou não literárias, os jovens estão realizando e com que finalidade, bem como qual plataforma utilizam para realizarem essas leituras. A pesquisa foi composta por estudos bibliográficos e de campo, de caráter exploratório. Aplicaram-se aos alunos do terceiro ano do ensino médio dois questionários. O primeiro buscava conhecer os hábitos de leitura dos alunos e traçar o perfil dos alunos leitores e dos não leitores, selecionando apenas os leitores para a segunda etapa da pesquisa. O segundo questionário procurou investigar o comportamento leitor desses alunos, quais leituras esses jovens estão realizando, com que finalidade e através de que plataforma a realizam, sempre se empenhando na busca de respostas para a atual situação da leitura entre os jovens. Com base nas respostas dos sujeitos pesquisados, foi possível identificar as experiências leitoras que marcaram esses jovens, quem foram os grandes incentivadores e mediadores de leitura, do mesmo modo que observar os hábitos de leitura desses jovens no presente momento. A análise e interpretação dos dados aconteceram à luz de teóricos como Michèle Petit, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Maria da Glória Bordini e Marisa Lajolo.por
dc.description.abstractMany were the discussions involving the reading formation in Brazil over time, and especially reading as a necessary competence to young people in the process of building basic knowledge and training of a reader identity for their inclusion in the Literate world. However, reading is not properly grounded and loss-making skills readings, and generally, come from the fragile country's educational process. Thus, this work – The youths and the reading: findings in a third grade of a public high school in a country town - implies a theorization based on the evolution of reading to date and aims to analyze the reading habits of the students of the third year of high school at Frederico Benvegnú State High School, located in São Domingos do Sul, Rio Grande do Sul. In view of this, this research proposed to investigate the readings, literary or nonliterary, young people are performing, their purpose, and which platform they use to perform these readings. The research consisted of bibliographic and field studies, exploratory in nature. Two questionnaires were applied to students of the third year of high school. The first one sought to know the reading habits of students and to profile reader students and non-readers, selecting only the readers for the second stage of the research. The second questionnaire sought to investigate the behavior of these students, which readings they are performing, their purpose and through which platform they perform, always striving in search of answers to the current situation of reading among young people. Based on the responses of the subjects studied, it was possible to identify the reading experiences that affected these youths, who were the main instigators and reading mediators, just as observing the reading habits of these young people at the present time. The analysis and interpretation of data took place in the light of theoretical as Michèle Petit, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Maria da Glória Bordini and Marisa Lajolo.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-04-24T17:47:09Z No. of bitstreams: 1 2016CliciaFrigo.pdf: 681044 bytes, checksum: 3f4e4c2d2704d06df0fae4013b337019 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-24T17:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016CliciaFrigo.pdf: 681044 bytes, checksum: 3f4e4c2d2704d06df0fae4013b337019 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCenário da leitura no Brasilpor
dc.subjectLeitura e culturapor
dc.subjectFormação leitorapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleOs jovens e a leitura: descobertas feitas em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estadopor
dc.title.alternativeYoung people and reading: discoveries made in a group of third year of high school in a public school in the interior of the stateeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016CliciaFrigo.pdfDissertação Clícia Frigo665.08 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.