Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1200
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Notícias on-line: estratégias enunciativas de apelo ao sensível
Other Titles: Online news: enunciative appeal strategies
???metadata.dc.creator???: Boff, Josiane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Crestani, Luciana Maria
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se volta ao estudo de estratégias enunciativas empregadas em notícias jornalísticas. Tem como objetivo principal identificar e analisar estratégias enunciativas relacionadas à projeção de efeitos de sentido passionais em notícia jornalística on-line. O corpus é composto por uma notícia on-line intitulada: 'Fiquei petrificada', diz fotógrafa que fez imagem de menino sírio morto e foi publicada no site G1 on-line em 03 de setembro de 2015. A análise ancora-se em estudos enunciativos na perspectiva da Semiótica Discursiva. A escolha dessa abordagem justifica-se pelo fato de que esta teoria se volta ao estudo de diferentes mecanismos enunciativos (verbais e não verbais), procurando explicar como se constroem os sentidos a partir da inter-relação deles no texto. Assim, a base teórico-analítica deste trabalho ampara-se, principalmente, nos estudos de Greimas (2013, 2014), Fiorin (2003, 2006, 2014, 2016), Barros (2005, 2012a, 2012b), Gomes (2005, 2007, 2008, 2009) e Teixeira (2004). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta corresponde a uma pesquisa de cunho bibliográfico, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Como resultados, verificamos que as estratégias enunciativas utilizadas no enunciado verbal do narrador projetam efeitos de objetividade e neutralidade. No entanto, quando ocorre a delegação de voz aos interlocutores, estes podem manifestar suas opiniões sem restrições. Assim, na notícia que analisamos, evidenciaram-se efeitos de passionalidade na instância do interlocutor, quando este se manifesta em discurso direto (verbal ou não verbal). Nos enunciados verbais desses sujeitos, aparecem marcas de subjetividade e expressões de apelo ao sensível. Também nas fotos e vídeo, considerados neste estudo uma espécie de discurso direto não verbal, manifestam-se mecanismos de apelo passional. Nelas, as estratégias se mostram mais contundentes, dada a força da imagem e dos recursos audiovisuais na produção de efeitos de realidade e na projeção de elementos da ordem do indizível.
Abstract: This search is about the study of enunciative strategies presented in journalistic news. It has the main goal to identify and to analyze enunciative strategies related to the projection of passionate effects in online journalistic news. The corpus is composed by an online news titled: “I got petrified”, says the photographer who took the photo of the Syrian boy and it was published on the online G1 website on the 3rd September of 2015. The analyze is supported on enunciative studies by the Discursive Semiotic perspective. The choice of this approach is justified by the fact that this theory turns to the study of different enunciative mechanisms (verbal and nonverbal), trying to explain how the senses are constructed from their inter-relation in the text. Therefore, the theoretical- analytical basis is based on the studies of Greimas (2013, 2014), Fiorin (2003, 2006, 2014, 2016), Barros (2005, 2012a, 2012b), Gomes (2005, 2007, 2008, 2009) e Teixeira (2004). About the methodological procedures, this corresponds to a bibliographic search, of an applied nature and qualitative approach. As results, we verified that enunciative strategies used in the narrator‘s verbal enunciation project effects of objectivity and neutrality. However, when the delegation of voice to the interlocutors occurs, these can manifest their opinions without restrictions. Then, in the news that we analyzed, there were evidences of effects of passionality in the instance of the interlocutor, when this is manifested in direct speech (verbal or nonverbal). In the verbal enunciations of these people, subjectivity signs and expressions of appeal to the sensitive appear. Also in the photos and videos, considered in this study a species of nonverbal direct speech, passional appeal mechanisms are manifested. In them, the strategies are more evident, because of the photo impact and the audiovisual resources in the productions of reality effects and in the projection of elements of the nature ―unspeakable‖.
Keywords: Análise do discurso
Semiótica
Jornalismo
Jornalismo eletrônico
Linguagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BOFF, Josiane. Notícias on-line: estratégias enunciativas de apelo ao sensível. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1200
Issue Date: 5-Jan-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017JosianeBoff.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.