Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiléo, Maria Tereza Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7275399709674799por
dc.contributor.advisor1Silva, Juliano Tonezer da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/97819968527017por
dc.date.accessioned2018-04-23T19:42:18Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationMILÉO, Maria Tereza Rodrigues. O ensino da estatística descritiva para o tratamento da informação no ensino médio. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1198-
dc.description.resumoEm nossa sociedade globalizada o aluno é submetido constantemente a informações que precisam ser decodificadas, interpretadas e compreendidas. Assim, o entendimento do processo de tratamento da informação torna-se essencial, fazendo com que a estatística descritiva assuma seu papel-chave na interpretação e análise de dados. Neste sentido, o presente trabalho tem por objeto principal abordar as contribuições e dificuldades de uma metodologia de ensino da estatística descritiva por meio da tecnologia ¿ especificamente da planilha eletrônica ¿ proposta e aplicada em uma turma de alunos da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Almir Gabriel, localizada na cidade de Oriximiná-PA. Inserida na linha de pesquisa ¿Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática¿, teve como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e utilizou-se de uma sequência didática baseada no conceito de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), conforme preconizada por Marco A. Moreira. Esta foi estruturada em treze encontros, tendo por contextualização a Cultura Paraense. Ainda, neste estudo, foram realizados pesquisa bibliográfica e de campo e observação participante. Quanto à abordagem, deu-se ênfase a uma metodologia de pesquisa mista, ou seja, pesquisa quantitativa e qualitativa. Para sua realização adotou-se as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; definição da escola e turma; construção do produto educacional; aplicação do produto educacional; análise dos dados; e interpretação dos dados coletados. Portanto, nesse contexto, entendeu-se que a pesquisa alcançou os objetivos propostos ao apresentar um estudo que identificou habilidades da leitura da informação (decodificação, compreensão, interpretação e retenção) que o ensino de estatística pode despertar no aluno considerando sua participação em algumas etapas do método estatístico. Evidenciou-se que a inserção de uma metodologia de ensino com uso de tecnologia permitiu potencializar o processo de ensino e aprendizagem da estatística descritiva. E que, a partir das descobertas deste estudo, a metodologia de ensino aplicada contribuiu na aprendizagem significativa dos alunos da 2ª série da escola pesquisada. Por fim, destaca-se que esta dissertação é acompanhada de um produto educacional que reúne o material utilizado nos encontros e a sequência didática desenvolvida.por
dc.description.abstractIn our globalized society the student is constantly subjected to information that needs to be decoded, interpreted and understood. Thus, the understanding of the process of information processing becomes essential, making descriptive statistics assume its key role in the interpretation and analysis of data. In this sense, the main objective of the present work is to address the contributions and difficulties of a methodology of descriptive statistics teaching by means of technology - specifically the spreadsheet - proposed and applied in a class of high school students of the State School Dr. Almir Gabriel, located in the city of Oriximiná PA. In the line of research "Technologies of information, communication and interaction applied to the teaching of Sciences and Mathematics," was based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS) and used a didactic sequence based on the concept of Unit of Potentially Significant Teaching (LIFO), as recommended by Marco A. Moreira. This was structured in thirteen meetings, having for contextualization the Culture Paraense. Also, in this study, bibliographic and field research and participant observation were carried out. Regarding the approach, emphasis was placed on a methodology of mixed research, that is, quantitative and qualitative research. The following steps were taken for its accomplishment: bibliographical survey; school and class definition; construction of the educational product; application of the educational product; data analysis; and interpretation of the data collected. Therefore, in this context, it was understood that the research reached the proposed objectives by presenting a study that identified information literacy skills (decoding, comprehension, interpretation and retention) that statistical teaching can arouse in the student considering their participation in some stages of the statistical method. It was evidenced that the insertion of a methodology of teaching using technology allowed to enhance the teaching and learning process of descriptive statistics. And that, based on the findings of this study, the methodology of applied teaching contributed to the meaningful learning of the students of the second grade of the school researched. Finally, it is emphasized that this dissertation is accompanied by an educational product that brings together the material used in the meetings and the didactic sequence developed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-04-23T19:42:18Z No. of bitstreams: 1 2017MariaTerezaRodriguesMileo.pdf: 5722547 bytes, checksum: 7e57c4d7c3bede21cb129ea7ee96b606 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-23T19:42:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017MariaTerezaRodriguesMileo.pdf: 5722547 bytes, checksum: 7e57c4d7c3bede21cb129ea7ee96b606 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstatística educacionalpor
dc.subjectMatemática (Ensino médio)por
dc.subjectPlanilhas eletrônicaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleO ensino da estatística descritiva para o tratamento da informação no ensino médiopor
dc.title.alternativeThe teaching of descriptive statistics for the treatment of information in secondary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017MariaTerezaRodriguesMileo.pdfDissertação de Maria Terezinha Rodrigues Miléo6.47 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.