???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1197
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Michele Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0372832621070322 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Juliano Tonezer da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9781996852701770 | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T19:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-09 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Michele Ferreira. O conhecimento em ciências na educação infantil: uma abordagem teórico-metodológica. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1197 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática, que visa oportunizar o conhecimento em Ciências na Educação Infantil, estruturada segundo os Três Momentos Pedagógicos na perspectiva de Delizoicov e Angotti (1991). Esta dissertação esta ancorada na linha de pesquisa Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática e sistematizada através de uma sequência de atividades, faz uso de desenho animado, atividades experimentais e objetos de aprendizagem como recursos pedagógicos. Foi aplicada em uma turma de pré-escola com dezenove crianças, de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Mormaço, RS. A proposta apoia-se na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e, através da problematização dialógica, buscou inserir a temática ¿Ciclo da Água¿ nesta etapa de ensino. O objetivo geral deste trabalho situa-se em desenvolver uma sequência didática que oportunizasse conhecimentos em Ciências para crianças em idade pré-escolar, de modo a analisar a pertinência da proposta em termos de evolução nos seus conhecimentos e suas interações. Para verificar indícios de aprendizagem inicial e final foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, gravações em áudio e posterior transcrição dos diálogos, relatório em forma de desenhos gráficos, entrevistas individuais e diário de bordo. Durante a análise de tais instrumentos constatou-se que, a temática foi bastante explorada pela turma, onde grande parte das crianças possuíam concepções prévias, informações, ideias e generalizações já construídas sobre o assunto. Os resultados obtidos apontam que crianças em idade pré-escolar já exploram e questionam o mundo físico e natural de maneira espontânea, em processo de formação de conceitos, sendo necessário que essa exploração faça parte da rotina escolar desde o princípio, como verificado na aplicação desta proposta através das inúmeras manifestações e anseios expressados em suas falas. Acompanha esta dissertação um produto educacional no formato de sequência didática. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to present a didactic sequence which intends to provide knowledge in Science in Child Education structured according to the Three Pedagogical Moments from the perspective of Delizoicov and Angotti (1991). This dissertation is based on the research line of Information, Communication and Interaction Technologies applied to the teaching of Science and Mathmatics and systemaside by a sequence of activities, uses animation films, experimental activities and learning objects as pedagogical resources. It was applied in a preschool class containing nineteen children in a local public school in the town of Mormaço, RS, Brazil. The proposal relies on the Three Pedagogical Moments group dynamics and tried to insert the topic “Water Cycle” through dialogical problematization at this teaching stage. The general objective of this work is developing a didactic sequence which provides prescholar children with knowledge in Science, so as to analyze the relevance of the proposal in terms of evolution of k nowledge and interaction. In order to verify initial and final learning signs, some data collection tools were used such as audio records and their further transcripts, graphic design reports, individual interviews and a logbook. During the analysis of these instruments it was found that the activities were well explored by the class, in which a great number of students had some background knowledge, information, ideas and generalizations about the topic. The results obtained indicate that preschool childre n already explore and question about the physical and natural world spontaneously, in a process of concept learning, which makes this exploitation necessary in the school routine from the very beginning, as observed in the application of this proposal through the numerous manifestations and excitements expressed on the children’ speech. Read this dissertation an educational product in the format of a didactic sequence. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-04-23T19:12:13Z No. of bitstreams: 1 2017MicheleFerreiraCardoso.pdf: 2900432 bytes, checksum: ea00030df215c8faf610f71e652455c0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-23T19:12:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017MicheleFerreiraCardoso.pdf: 2900432 bytes, checksum: ea00030df215c8faf610f71e652455c0 (MD5) Previous issue date: 2017-08-09 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | por |
dc.subject | Ensino - Metodologia | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Desenho animado | por |
dc.subject.cnpq | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.title | O conhecimento em ciências na educação infantil: uma abordagem teórico-metodológica | por |
dc.title.alternative | Knowledge in science in early childhood education: a theoretical-methodological approach | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017MicheleFerreiraCardoso.pdf | Dissertação de Michele Ferreira Cardoso | 3.77 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.