???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1194
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Para além das tramas: tecendo sentidos em imagens de tapeçarias artísticas |
Other Titles: | In addition to the plots: weaving senses in images of artistic tapestries |
???metadata.dc.creator???: | Secco, Lorilei |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ormezzano, Graciela |
???metadata.dc.description.resumo???: | Diante da quantidade de informações visuais vindas de todas as direções, o interesse e a necessidade de uma compreensão maior de tais dados impulsionou este estudo. Tornou-se consenso a afirmação de que se presencia a “civilização da imagem” e, desse modo, a Linha de Pesquisa Leitura e Formação do Leitor, do Programa de Pós-Graduação em Letras, ao manter-se conectada com eixos temáticos atuais, possibilita investigações que envolvam linguagens artísticas, manifestadas em suportes diversos. O estudo traz, então, a tapeçaria enquanto representante da arte têxtil e uma das mais antigas formas de linguagem que, ao longo dos séculos, vem condensando histórias de pessoas e povos espalhados por distintas regiões do mundo. Porém, devido ao difícil acesso material a elas, a fotografia é utilizada como mediadora na leitura das imagens, considerando-as textos visuais sujeitos à interpretação. Objetiva-se, assim, investigar os símbolos, os mitos e os arquétipos presentes nas obras criadas como produto do imaginário do artista brasileiro Norberto Nicola e da cultura na qual ele esteve inserido. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, interpretativa e bibliográfica, e se completa com a leitura dos seis textos visuais que compõem o corpus, realizada através da Leitura Transtextual Singular de Imagens (LTSI), proposta por Ormezzano (2009a), que tem como base a hermenêutica simbólica de Durand (2002). Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Calabrese (1987), Cáurio (1985), Durand (1989, 1996, 2002, 2004), Gennari (1997), Maffesoli (1995), Martins (1994, 2016), Ormezzano (2001, 2009a, 2009b), Pezzolo (2013), bem como em outros autores que trouxeram elementos essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. Com isso, espera-se que o presente estudo possa contribuir para o fortalecimento da leitura de imagens como uma prática leitora efetiva no meio acadêmico, e que a tapeçaria, em particular, seja entendida enquanto uma linguagem artística rica em significações. |
Abstract: | Considering the amount of visual information that comes from all directions, the interest and the need for a greater understanding of such data has boosted this study. The presence of the “image civilization” has become a consensus and, thereby, the Reading and Reader Formation Line of Search of the Postgraduate Program in Letters keeps connected with current thematic axes and promotes investigations that involve artistic languages, which are manifested in diverse supports. Thus, this study brings the tapestry as a representative of textile art and one of the oldest ways of language, which has been condensing stories of people and peoples that are spread all over different regions of the world. However, due to the difficult access to them, the photography is used as a mediator in the image reading, considering them as visual texts subject to interpretation. So, the objective is to investigate the symbols, myths and archetypes that are in the work created as a product of the imaginary of the Brazilian artist Norberto Nicola and the culture in which he was inserted. Methodologically, the research is qualitative, interpretative and bibliographical, and it is completed with the reading of the six visual texts that compose the corpus and it is realized through the Singular Transtextual Image Reading (STIR), which is proposed by Ormezzano (2009a), and which is based on the symbolic hermeneutics of Durand (2002). The theoretical assumptions were based on works of Calabrese (1987), Cáurio (1985), Durand (1989, 1996, 2002, 2004), Gennari (1997), Maffesoli (1995), Martins (1994, 2016), Ormezzano (2001, 2009a, 2009b), Pezzolo (2013), as well as in other authors who have brought essential elements for the development of the research. Therefore, it is expected that the present study may contribute to the strengthening of image reading as an effective reading practice in the academic world, and especially the tapestry to be understood as an artistic language rich in significations. |
Keywords: | Imagens Tapeçaria Arte Leitura |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | SECCO, Lorilei. Para além das tramas: tecendo sentidos em imagens de tapeçarias artísticas. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1194 |
Issue Date: | 25-Sep-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017LorileiSecco.pdf | Dissertação Lorilei Secco | 4.45 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.