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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1192
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Percursos pelo imaginário medieval italiano: lendo imagens nos passos de São Francisco de Assis |
Other Titles: | Routes through the medieval Italian imagery: reading images in the footsteps of St. Francis of Assisi |
???metadata.dc.creator???: | Federizzi, Roberta Bassani |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ormezzano, Graciela |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta tese volta-se à leitura de imagens de objetos pessoais e de obras artísticas e arquitetônicas, vinculados a São Francisco de Assis. Nascido em Assis, Itália, este santo da Igreja Católica, que se valia do comportamento de Cristo, propagou os dogmas cristãos e criou a ordem franciscana. Para reverenciar o santo, foram criados diferentes trajetos; o Caminho de Assis é um deles. A questão norteadora esboçou a possibilidade de compreender qual o sentido que pode ser dado à leitura de objetos pessoais, obras artísticas e arquitetônicas que se relacionam a São Francisco, presentes em algumas cidades do Caminho de Assis, na região da Itália Central durante os séculos XII e XIII. O objetivo geral envolveu-se em realizar a leitura dos objetos, obras artísticas e arquitetônicas que se vinculam a São Francisco de Assis no intuito de tentar compreender o imaginário no tempo-espaço em que ele viveu.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, de cunho hermenêutico-simbólico, ancorada na teoria do imaginário de Gilbert Durand. O texto está estruturado em quatro capítulos; neles entrecruzam-se aspectos sobre leitura de imagens, Gilbert Durand e sua teoria, as bases hagiográficas de São Francisco de Assis, Santa Clara e Santo Antônio de Pádua, os registros do Caminho de Assis, arquétipos e símbolos franciscanos, aspectos da Idade Média (IM) especialmente da Itália Central dos séculos XII e XIII, período marcado pelo fervor religioso católico. O imaginário é a capacidade individual e coletiva de dar significado ao mundo, sendo que as imagens, como símbolos, expressam e dão sentido a tudo o que existe. A partir do conteúdo mítico-simbólico embasado na teoria de Gilbert Durand, as imagens apresentam paridade entre os regimes diurno, noturno e crepuscular, referenciando o centro, o equilíbrio e a ciclicidade. Pela hermenêutica, deciframos o conjunto simbólico de treze fotografias – casa, fortaleza, igreja, crucifixo, túnica, corda, cálice, bastão, via francigena di Francesco, cama, Regula Bullata, sangue e túmulo – todas ligadas ao santo. Assim compreendemos que a leitura das imagens destes objetos, obras artísticas e arquitetônicas estão em concordância com os costumes medievais. Francisco é considerado um santo pela renúncia ao mundo, vida eremítica e contemplativa, libertação do egoísmo, humildade e fraternidade, atributos que se repetem nos santos e nos mitos heroicos. Esta investigação contribui para a linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, pois os estudos aqui empreendidos referentes à imagem comprovam a tese de que a leitura das fotografias de obras artísticas e arquitetônicas e de objetos pessoais pertencentes a São Francisco de Assis [1181-1226] pode possibilitar uma interpretação de alguns aspectos da vida do santo e do imaginário do período em que ele viveu, especialmente na Itália da região central. |
Abstract: | This thesis is focused on reading images of personal objects and artistic and architectural works pertinent to St. Francis of Assisi. He was born in Assisi, Italy, this saint of the Catholic Church who used the behavior of Christ, propagated Christian dogmas and created the Franciscan order. To revere the saint, different paths were created; The Way of Assisi is one of them. The guiding question outlined the possibility of understanding what’s the meaning may be given to the reading of personal objects, artistic and architectural works related to San Francisco, present in some cities of the Way of Assissi, in the region of Central Italy during the 12th and 13th centuries? The general objective was to perform the reading of objects, artistic and architectural works linked to St. Francis of Assissi in order to try to understand the imaginary in the timespace in which he lived. It is a bibliographical research, with a qualitative and hermeneuticsymbolic approach, anchored in the imaginary theory of Gilbert Durand. The text is structured in four chapters; where they cross over aspects about reading images, Gilbert Durand and his theory, hagiographic bases of St. Francis of Assisi, St. Clare and St. Anthony of Padua, the records of the Way Of Assisi, archetypes and Franciscan symbols, aspects of the Middle Ages, especially of Central Italy from the 12th and 13th centuries, a period marked by Catholicreligious fervor. The imaginary is the individual and collective ability to give meaning to the world, and images, as symbols, express and give meaning to everything that exists. From the mythical and symbolic content based on Gilbert Durand's theory, the images present parity between the diurnal, nocturnal and twilight regimes, referring to the center, the balance and the cyclicity. By hermeneutics, we decipher the symbolic set of thirteen photographs - house, fortress, church, crucifix, tunic, rope, chalice, stick, via francigena di Francesco, bed, Regula Bullata, blood and tomb - all linked to the saint. Thus, we understand that the reading of the images of these objects, artistic and architectural works are in accordance with the medieval customs. Francis is considered a saint by renunciation of the world, eremitical andcontemplative life, liberation from selfishness, humility and fraternity, attributes that are repeated in the heroic saints and myths. This research contributes to the reader's research and training research line, since the studies undertaken here refer to the thesis that the reading of photographs of artistic and architectural works and personal objects belonging to Saint Francis of Assisi [1181-1226] may provide an interpretation of some aspects of the life of the Saint and the imaginary of the period in which he lived, especially in central Italy. |
Keywords: | Idade Média Imaginário Leitura de imagens Mitos |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | Federizzi, Roberta Bassani. Percursos pelo imaginário medieval italiano: lendo imagens nos passos de São Francisco de Assis. 2017. 208 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1192 |
Issue Date: | 12-Sep-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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