Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1191
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Transmedia storytelling e seu potencial como recurso de formação do leitor: jataí, uma proporção criativa
Other Titles: Transmedia storytelling and its potential as a resource for the formation of the reader: jataí, a creative proportion
???metadata.dc.creator???: Dalbosco, Cleber Nelson 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho pretendeu conceber uma storytelling transmidial, com o intuito de explorar a relação ensino e aprendizagem através da tecnologia, da transdisciplinaridade e das múltiplas linguagens. Para tanto, foram elaboradas peças de mídia on-line e off-line decorrentes da proposição criativa "Uma abelha Jataí", visando como público-alvo alunos dos últimos anos do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Podendo ainda ser adotado em quaisquer contextos onde seja necessário evidenciar a relação entre leitura e múltiplas linguagens, como, por exemplo, turmas de cursos de ensino superior: comunicação, letras e artes. A escolha dessa abelha como tema da storytelling é decorrente da ampla presença da jataí em todo o território brasileiro, sendo uma espécie que facilmente se adapta e, por isso, é avistada em espaços urbanos, onde comumente nidifica em ocos de árvores, fendas e frestas de muros, paredes e espaços entre telhados. Amparando o desenvolvimento da proposta criativa deste estudo, recorreu-se ao entendimento da narrativa e da comunicação como uma relação interdependente. Observaram-se, também, características do transmedia storytelling, definição terminológica desenvolvida por Henry Jenkins (2008) no escopo da cultura da convergência, sendo aqui concebida como estratégia de mercado e persuasão, como técnica recorrente empregada no universo das campanhas publicitárias. Por se tratar de uma proposta transdisciplinar, foram abordados elementos e questões de diversas áreas, tanto na parte conceitual terminologias e teorias advindas de áreas como o cinema, a comunicação, a psicologia cognitiva e social, sociologia, leitura e literatura, educação, design gráfico quanto relacionados ao universo da criação fazendo o uso das tecnologias contemporâneas, sobretudo, na concepção das peças que fazem parte da presente storytelling. São elas: os recursos audiovisuais vídeos-vinheta, vídeos promocionais, documentário e os recursos gráficos de aplicação on-line e off-line e-flyer, livro digitalizado, cartaz, jornal. Enfatizou-se a contextualização da narrativa como recurso educacional. Por isso, utilizou-se, entre outros autores, Lucia Santaella (1994, 2004, 2005, 2007, 2013), sobretudo, a tipificação dos perfis de leitores, destacando, principalmente, o leitor ubíquo. Assim, objetivou-se atentar para os demais fatores que se encontram contemplados nas dimensões da linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. De igual modo, foram levantados aspectos associados ao contexto de ensino e aprendizagem escolar, observando a necessidade de motivação e vontade como critérios primeiros da formação. Como resultados obtidos, destaca-se a necessidade constante de não apenas adotar e questionar a tecnologia na formação de leitores transmidiais, e sim perceber os potenciais das tecnologias na complementação da formação e da aprendizagem, ressaltando a imprescindível presença da figura do professor como elemento central na mediação e sim perceber os potenciais das tecnologias na complementação da formação e da aprendizagem, ressaltando a imprescindível presença da figura do professor como elemento central na mediação e desenvolvimento do conhecimento e das múltiplas linguagens.
Abstract: This work intends to conceive a transmedia storytelling, in order to explore the relationship between teaching and learning through technology, transdisciplinarity and multiple languages. To achieve this purpose, online and offline pieces of media were elaborated from the creative proposition "A Jataí Bee", that could be applied on schools and universities where communication, arts, media is a choice of study. The choice of this bee as a theme of storytelling is due to the wide presence of this specie in all Brazilian territory, that easily adapts and is therefore sighted in urban spaces, where it commonly nests in trees hollow, cracked walls and spaces between roofs. Supporting the development of the creative proposal for this study, we resorted to the narrative understanding and communication as an interdependent relationship. We also observed the characteristics of transmedia storytelling, a terminological definition developed by Henry Jenkins (2008) within the scope of the convergence culture, conceived as a market strategy and persuasion, as a recurring technique used in the advertising universe and campaigns. Because it was a transdisciplinary proposal, questions and elements of different areas were approached, both in the conceptual part -through terminologies and theories from areas such as cinema, communication, cognitive and social psychology, sociology, reading and literature, education , graphic design - as well as related to the universe of creation making use of contemporary technologies, especially in the design of the pieces that are part of this storytelling. They are: audio-visual resources -videos vignette, promotional videos, documentary - and graphic resources of online and offline application - e-flyer, digitized book, poster, newspaper. It was also emphasized the contextualisation of the narrative as an educational resource. For this reason, Lucia Santaella (1994, 2004, 2005, 2007, 2013) was mainly used, among other authors, the readers profiles typification, highlighting, especially the ubiquitous reader. Thus, the objective was to take into account other factors that are contemplated in the dimensions of the Reading and Reader Training line of the Postgraduate Program in Literature of the University of Passo Fundo. Likewise, aspects associated with the context of teaching and learning were studied, observing the need for motivation and will as the first trainning criteria. As a result, the constant need not only to adopt and question technology in the formation of transmedious readers, but also to perceive the potential of technologies in the complementation of training and learning, emphasizing the indispensable presence of the teacher as a central element in the mediation and development of knowledge and of multiple languages.
Keywords: Leitura
Narrativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: DALBOSCO, Cleber Nelson. Transmedia storytelling e seu potencial como recurso de formação do leitor: jataí, uma proporção criativa. 2017. 120 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1191
Issue Date: 10-Oct-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017TeseCleberDalbosco.pdfTese Cleber Nelson Dalbosco1.04 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.