???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1130
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santi, Juceléia Pertile | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0229935536404967 | por |
dc.contributor.advisor1 | Scortegagna, Helenice de Moura | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5787171593059168 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:10:15Z | - |
dc.date.available | 2015-08-26 | - |
dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTI, Juceléia Pertile. Envelhecimento humano no ensino dos cursos de Educação Física : um olhar para Universidades Comunitárias da Mesorregião Noroeste Rio-grandense. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Ciências Biológicas) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1130 | - |
dc.description.resumo | O envelhecimento humano tem apresentado inúmeras demandas para a sociedade. Uma delas se refere à formação profissional dos educadores físicos que atuam na contribuição e manutenção da saúde e do bem-estar da população envelhecente. Diante deste contexto, este trabalho analisou as práticas curriculares de ensino, pesquisa e extensão, referentes ao processo de Envelhecimento Humano nos cursos de graduação em Educação Física de Universidades Comunitárias da Mesorregião Noroeste Rio-grandense do Estado do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se como um estudo de Casos Múltiplos com propósito exploratório e descritivo, de cunho qualitativo. O caso foi composto pelo currículo vigente no triênio 2011 a 2013 de três cursos de bacharelado em Educação Física. Foram avaliados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), a matriz curricular e os planos de ensino quanto suas ementas, justificativas, objetivos, conteúdo programático das disciplinas e referências básicas; os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os projetos de pesquisa e de extensão. Buscou-se identificar o tema Envelhecimento Humano (EH) através dos descritores: geriatria, gerontologia, idoso, terceira idade, envelhecimento e senescência. Para a exploração do material foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que possibilitou extrair três categorias temáticas: Organização curricular para a biologização da vida, a (I)Lógica do mercado de trabalho ditando a formação profissional dos professores e Envelhecimento como dimensão do movimento humano. Este trabalho apresentado na forma de duas produções científicas, sendo que a primeira evidencia a categoria temática organização curricular para a biologização da vida. A segunda produção enfoca nas outras duas categorias. Observou-se que há diretrizes e esforços no sentido de inclusão do tema principalmente na grade curricular e plano de ensino dos cursos, ainda que, em dois cursos, não se observa com clareza a construção de uma proposta pautada para a nova fase da vida. E, quando esta proposta é apresentada, observou-se um perfil de formação acadêmica fragmentada, tendência à saúde biológica, caráter excludente do idoso e associação do envelhecimento à doença. O outro curso apresenta ações voltadas à temática do envelhecimento humano numa concepção integral do idoso e uma conscientização mais apurada tangente ao compromisso social da Instituição de Ensino Superior (IES) frente a demanda apresentada pelo fenômeno do envelhecimento. Observou-se que dois cursos demonstram uma limitação na vinculação entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto o outro curso apresenta coerência na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Este apresenta ainda uma qualificação maior dos professores, o que parece interferir diretamente na qualidade das ações educativas direcionadas à temática do envelhecer. Na totalidade dos cursos avaliados, constatou-se uma pronunciada carência nas bibliografias voltadas ao enfoque político, sociológico, antropológico e filosófico do envelhecimento humano. Diante destes resultados, os cursos avaliados, ao atentar para a qualidade da formação profissional, devem visar a capacitação efetiva dos estudantes de Educação Física para que os conceitos associados ao envelhecimento humano não se restrinjam apenas ao biológico do ser humano e que a velhice e doença não sejam percebidas como sinônimos. Alem disso, devem lançar um olhar crítico sobre estes currículos, para que sejam possíveis mudanças na atual estrutura destas ações curriculares e que a partir deste conhecimento transformado ocorra a geração de atitudes concretas no trabalho com os idosos, possibilitando uma nova visão do educador e da sociedade sobre a velhice | por |
dc.description.abstract | Human aging has presented several demands for society. One of these demands refers to the professional formation of physical educators who act in the contribution and maintenance of the elderly s health and well-being. Before this context, this work evaluated the teaching curricular practices, research and extension, concerning the Human Aging process in the graduation courses of Physical Education of the Community Universities in the Northwest Midregion in Rio Grande do Sul state. It is characterized as a study of multiple cases, which nature is qualitative, and its purpose is exploratory and descriptive. The case was composed of the current curriculum from 2011 to 2013 of three bachelor courses in Physical Education. The Pedagogical Projects (PP), the curricular matrix and teaching plans were evaluated as for their contents, justifications, objectives, programing contents of the disciplines and basic references; also, their Final Graduation Works (FGW) and research and extension projects. It was tried to identify the theme Human Aging through the following descriptors: geriatrics, gerontology, elderly, aging and senescence. To explore the material, the content analysis technique was used. It made feasible to extract three theme categories: curricular organization for life biologization, (I) Job Market Logics showing the professor s formation and aging as human movement dimension. This work presented like two scientific productions, where the first one shows the curricular organization theme category for life biologization. The second one focuses on the two other categories. Yet, it was observed that there are guidelines and efforts towards the inclusion of the theme, mainly in the courses curricular grade and teaching plan, though in two courses, the construction of a proposal based on the new life stage is not clearly observed. And, when it is presented, it was observed a profile of a fragmented academic formation, tendency to biological health, the elderly s excluding nature and the association of aging to the disease. The other course presents actions regarding to the human aging theme as a whole and a more accurate awareness tangent to the social commitment of the High Education Institution (HEI) before the demand presented by the aging phenomenon. It was observed that two courses demonstrate a limitation on the link between teaching, research and extension, while the other course presents coherence in the indissociability between teaching, research and extension. This latter presents higher professors qualification that seems to interfere in the quality of the education actions directed to aging. In all the courses evaluated, it was observed a great lack towards political, sociological, anthropological and philosophical issues of human aging. Before these results, the courses evaluated, concerning the professional formation quality, must aim at the effective ability of the Physical Education students so that the concepts associated to human aging do not limit to the biological aspects of the human being and that aging and disease are not considered as synonyms. Furthermore, a critical eye must be taken on these curricula so that changes can be made in the current structure of these curricular actions, and from this modified knowledge, new attitudes in the work with elderlies occurs, making the society and professors have a new vision on aging | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015JuceleiaPertileSanti.pdf: 1531733 bytes, checksum: 16893bcd58111d2be60823d632cfe919 (MD5) Previous issue date: 2015-03-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Ciências da Saúde e Ciências Biológicas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | Exercícios físicos | por |
dc.subject | Gerontologia | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Aging | eng |
dc.subject | Physical exercises | eng |
dc.subject | gerontology | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | por |
dc.title | Envelhecimento humano no ensino dos cursos de Educação Física : um olhar para Universidades Comunitárias da Mesorregião Noroeste Rio-grandense | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2015JuceleiaPertileSanti.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.