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dc.creatorBenetti, Gustavo Frosi-
dc.creator.LattesAutor de: Ruptura e regionalismos : o mdernismo musical no Rio Grande do Sul (1926-1945)por
dc.contributor.advisor1Trombetta, Gerson Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534120171087943por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:53:48Z-
dc.date.available2011-11-29-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/112-
dc.description.resumoO início do século XX, na música erudita, foi marcado por propostas inovadoras. O questionamento da figura da resolução nas composições seria responsável pelo surgimento de inúmeras tendências de vanguarda, contrapostas aos modelos tradicionais. O modernismo musical seria caracterizado por uma reavaliação e ampliação do sistema tonal, pela desconstrução das hierarquias sonoras e pela incorporação do ruído à composição. No Rio Grande do Sul as mudanças nas expressões artísticas e, de modo especial, na expressão musical, ocorreram anos depois em relação aos principais centros culturais do país e do mundo. Esta dissertação pretende examinar como ocorreu o processo de mudança na composição musical do estado no período compreendido entre os anos de 1926 e 1945. Para tal finalidade, serão analisadas obras dos compositores Armando Albuquerque, Natho Henn, Radamés Gnattali e Luiz Cosme. Isso permite verificar como o que se produziu passou a incorporar e compatibilizar, por um lado, as novas possibilidades e os elementos de ruptura com respeito às estruturas tonais e, por outro, elementos sonoros tipicamente regionaispor
dc.description.abstractThe early 20th century classical music was defined by innovative proposals. The questioning about the resolution figure in compositions would be responsible for the emergence of numerous avant-garde tendencies opposed to traditional standards. Musical modernism would be characterized by a reassessment and expansion of the tonal system, by the deconstruction of sound hierarchies and the using of noises in composition. In Rio Grande do Sul the changing in artistic expressions and especially, on musical expression, occurred years later than the main cultural centers of the country and the rest of the world. This research aims to examine how the process of changing has occurred in musical composition of Rio Grande do Sul state between the years 1926 to 1945. For such purpose some musical works of the following composers: Armando Albuquerque, Natho Henn, Radamés Gnattali and Luiz Cosme will be observed. This allows us to perceive the way that the musical composition had been used that time and how it incorporates new possibilities and disruption elements to the tonal structures and typically regional sound elements used currentlyeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:53:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011GustavoFrosiBenetti.pdf: 7593326 bytes, checksum: c873573746058dee27279c9859217525 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRegionalismo - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectRio Grande do Sul - Históriapor
dc.subjectRegionalism - Rio Grande do Suleng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectRio Grande do Sul Brazil) - Historyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpor
dc.titleRuptura e regionalismo : o modernismo musical no Rio Grande do Sul (1926-1945)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História



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