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dc.creatorMartel, Magliani Reis Fiorin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686910847516503por
dc.contributor.advisor1Colussi, Eliane Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921775664178904por
dc.contributor.advisor-co1Marchi, Ana Carolina Bertoletti de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180557886735944por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:10:15Z-
dc.date.available2015-08-26-
dc.date.issued2015-04-15-
dc.identifier.citationMARTEL, Magliani Reis Fiorin. Efeitos da intervenção com game na atenção e na independência funcional em idosos após acidente vascular encefálico. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Ciências Biológicas) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1127-
dc.description.resumoCom o crescente aumento da população idosa, ações de saúde voltadas à prevenção e à reabilitação são primordiais para um envelhecer com mais qualidade. Em consequência. diferentes intervenções como o uso de games estão sendo adotadas na área de reabilitação física e cognitiva, pois atuam como instrumentos motivadores, tornando as terapias mais prazerosas. A presente dissertação será apresentada em uma produção científica, que teve por objetivo investigar os efeitos do game Motion Rehab na atenção e na independência em idosos após Acidente Vascular Encefálico (AVE). Trata-se de um estudo com intervenção controle antes e depois, em que participaram 10 idosos com idades entre 61 e 79 anos pacientes do Centro Regional de Reabilitação Física do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A população foi composta igualmente de homens e mulheres, com níveis de escolaridade de 4,7± 2,6 anos. As sessões foram realizadas individualmente uma vez por semana, com duração de 15 minutos, em um período de 15 semanas. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram Mini-Exame do Estado Mental, Medida de Independência Funcional, Escala de Depressão Geriátrica e Teste de Trilhas Coloridas. Na análise dos dados foi utilizado o Teste t de student para variáveis pareadas e considerou-se como estatisticamente significativos testes com valor de probabilidade <0,05. Na análise do teste de trilhas coloridas os resultados mostraram diferenças significativas na atenção Forma 2, reduzindo de 330,5 ± 140,8 segundos para 259,4 ± 112,5 segundos (p=0,039), interferência de 0,8 ± 0,5 para 0,4 ± 0,3 (p=0,036), além do aspecto de independência funcional 102,3 ± 23,4 (dependência modificada) e na reavaliação 107± 18,6 (independência modificada) (p=0,044). Estes achados demonstraram que o uso do game nos idosos com sequelas de AVE pode ser uma nova alternativa para a reabilitação das limitações decorrentes desta lesãopor
dc.description.abstractDue to the increasing in elderly population growing, health actions directed to the rehabilitation and prevention are essential to enhance quality of life as people age. Consequently, differents interventions as the use of games are being adopted in physical and cognitive rehabilitation area because they are as motivating tools, making the most pleasurable therapies.The dissertation will be presented in a scientific production, objective was to investigate the effects of the Motion Rehab game at the attention and independence of elderly people after a stroke. The study had a pre and post-control intervention, which the population was 10 elderly people with ages between 61 and 79 years old, all patients from the Centro Regional de Reabilitação Física do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brazil. The population was composed equally by man and woman, with school levels from 4,7± 2,6 years. The research sessions were realized individually, once a week frequency, with 15 minutes long, during 15 weeks. The research tools were, Mini Mental State Examination, Functional Independence Measure, Geriatric Depression Scale and Colorful Trails Test. For data analysis it was used the T Test to the paired variables, where it was considered statistical significant test results those with probability values <0,05. The analysis of colorful trails test showed that the results had significant differences from form attention 2, reducing 330,5 ± 140,8 second to 259,4 ± 112,5 second (p=0,039) , interference 0,8 ± 0,5 to 0,4 ± 0,3 (p=0,036), beyond the functional independence aspect 102,3 ± 23,4 (modified dependence) and at the reevaluation a score of 107± 18,6 (modified independence) (p=0,044). These results showed that the game uses on the treatment of elderly people suffering from stroke consequences can be a new very to the rehabilitation of the limitations caused by these lesionseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015MaglianiReisFiorinMartel.pdf: 1091561 bytes, checksum: 53006484100034c80ce997726098b69a (MD5) Previous issue date: 2015-04-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências da Saúde e Ciências Biológicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectIdosos - Doenças crônicaspor
dc.subjectGerontologiapor
dc.subjectJogospor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectElderly - Chronic Diseaseseng
dc.subjectGerontologyeng
dc.subjectGameseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleEfeitos da intervenção com game na atenção e na independência funcional em idosos após acidente vascular encefálicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano



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