Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSevero, Cristina de Marco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7150929405115085por
dc.contributor.advisor1Pasqualotti, Adriano-
dc.contributor.advisor1Both, Agostinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749725997811807por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:10:12Z-
dc.date.available2013-03-13-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1103-
dc.description.resumoAnalisamos o impacto da aposentadoria na vida de professores universitários aposentados, bem como as implicações desta situação na construção de novos projetos de vida. Seguimos os conceitos da análise de conteúdo propostos por Bardin (2004) para a análise dos depoimentos. Os dados referenciados provêm de sete entrevistas realizadas com professores universitários aposentados na faixa etária entre 63 e 73 anos. As categorias que delimitamos para a análise foram as seguintes: aposentadoria - expectativas e projetos, natureza do trabalho, predisposições da pessoa e vínculos com o trabalho. Os resultados apontam que a experiência da aposentadoria é difícil, exigindo dos indivíduos grande criatividade para vivenciar esta nova etapa da vida. Os indivíduos mantiveram, na medida do possível, o mesmo padrão de interação social que tinham anteriormente, bem como fizeram as adaptações necessárias para ter uma vida satisfatória. Notamos também que os indivíduos que mantinham atividades lúdicas durante a vida profissional, passaram a se dedicar de forma mais completa a essa atividade, sendo muito mais prazerosa e satisfatória, fatos esses salientados pelos indivíduos do estudo devido ao fator tempo não estar presente na conotação de obrigação, e sim de descontração de fazer o que se tem vontade. Aqueles que não tinham nenhum tipo de atividade extraprofissional, de uma forma ou de outra buscaram um novo objetivo, mesmo que alguns tenham precisado de acompanhamento médico e uso de medicação, após um primeiro momento conseguiram se realizar pessoal e emocionalmente nesta nova atividade e até referiram que não gostariam mais de voltar ao trabalho.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:10:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Cristina_De_Marco_Severo.pdf: 1567771 bytes, checksum: f063388bd117afd8238d601475ebfd47 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúde e Ciências Biológicaspor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAposentadoriapor
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.subjectRetirementeng
dc.subjectCollege teacherseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleSignificação da aposentadoria e suas repercussões na velhice : enfrentamento das crises normais da vida adulta de professores universitáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.