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dc.creatorCogo, Tadia Carolina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6478884380183701por
dc.contributor.advisor1Colussi, Eliane Lucia-
dc.contributor.advisor1Vieira, Péricles Saremba-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921775664178904por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761592574716224por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:10:08Z-
dc.date.available2012-04-24-
dc.date.issued2011-04-08-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1075-
dc.description.resumoAnalisa-se, nesta dissertação, memórias e narrativas de vida de professores universitários aposentados da Universidade de Passo Fundo. Sob tal perspectiva, entende-se que o envelhecimento humano constitui-se num processo de complexidade ainda não analisada nas suas múltiplas dimensões. O objetivo do presente trabalho é conhecer as diversas formas de conviver com a velhice, compreender como tais sujeitos construíram suas identidades por meio de lembranças, rememorações e representações sociais do passado e, da mesma forma, explicitar esse grupo profissional e suas narrativas, na concepção de memória coletiva de Maurice Halbwachs. Além disso propõe-se à análise das memórias e narrativas de vida desse grupo específico de profissionais, que vivenciaram a experiência da aposentadoria e do rito de passagem que os colocou, direta ou indiretamente, fora do mundo do trabalho. Utilizou-se nessa pesquisa qualitativa técnicas da história oral para a coleta de dados além do tópico guia com o intuito de nortear as entrevistas feitas com a participação de quatro professores universitários aposentados sendo duas mulheres e dois homens de acordo com as questões éticas contidas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Observa-se que no na fase presente o sujeito revela sentimentos e emoções contraditórias e, muitas vezes, pessimistas. O rompimento e o rito de passagem que acompanham o momento da aposentadoria ganham significados que vão além da interrupção com o mundo do trabalho. Para a maioria das pessoas, significa a entrada irreversível no último ciclo da vida, isto é: a velhice. Para esse grupo de recordadores, a aposentadoria é percebida como um divisor de águas na experiência interior e particular. De uma forma ou de outra, o indivíduo (sejam homens ou mulheres), prepara-se pouco ou é pouco preparado para essa transição. Contudo, como o grupo de professores selecionados constitui-se no que se considera elite intelectual, suas reflexões acerca do passado fazem-se perceber na riqueza dos depoimentospor
dc.description.abstractIt is analyzed in this thesis, memories and life narratives of retired professors from the Passo Fundo University. Starting from this perspective, means that human aging Consist of a complex process not yet considered in its multiple dimensions. The aim of this work is part of this discussion, especially regarding the analysis of memories and narratives about the life of this specific group of professionals who had the experience of retirement, that displaced them directly or indirectly from the world of work. So has the purpose of knowing the different ways of living with "old age" and understand how these individuals had Built their identities through memories, recollections and representations of the past and how it may be possible to explain this professional group and their narratives in the conception of collective memory by Maurice Halbwachs. In terms of methodology, qualitative research, a multidisciplinarybrand, allows us to respond to particular issues that usually can not be quantified because it encompasses the realm of subjectivity. The guiding thread of this study is based on the study of memories and narratives of life through interviews with subjects selected from objective criteria: teachers from different subject areas, which worked mainly on teaching activities, not discarding, if they had developed administrative activities, research or extension occasionally. In different life cycles, men and women, have lived in places where labor relations are decisive because since the childhood, the family, community, school and leisure, socioeconomic and cultural conditions are mediated by the idea of subsistence and social hierarchy. The disruption that accompany the time of retirement gains meanings that go beyond the distance with the world of work. For the most people it means the irreversible entry in the last cycle of life, that is, old age. For this group of teachers, retirement are seen as a watershed in the experience of individual lifeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:10:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011TadiaCarolinaCogo.pdf: 6109630 bytes, checksum: 8b970136aeada3ee0cc891d8a0eb0e0a (MD5) Previous issue date: 2011-04-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúde e Ciências Biológicaspor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores universitários - Narrativas pessoaispor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectAposentadoriapor
dc.subjectMemória autobiográficapor
dc.subjectCollege teachers - Personal narrativeseng
dc.subjectAgingeng
dc.subjectRetirementeng
dc.subjectAutobiographical memoryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleSer docente universitário aposentado : memórias e narrativas de vidapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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