???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1075
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Ser docente universitário aposentado : memórias e narrativas de vida |
???metadata.dc.creator???: | Cogo, Tadia Carolina |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Colussi, Eliane Lucia Vieira, Péricles Saremba |
???metadata.dc.description.resumo???: | Analisa-se, nesta dissertação, memórias e narrativas de vida de professores universitários aposentados da Universidade de Passo Fundo. Sob tal perspectiva, entende-se que o envelhecimento humano constitui-se num processo de complexidade ainda não analisada nas suas múltiplas dimensões. O objetivo do presente trabalho é conhecer as diversas formas de conviver com a velhice, compreender como tais sujeitos construíram suas identidades por meio de lembranças, rememorações e representações sociais do passado e, da mesma forma, explicitar esse grupo profissional e suas narrativas, na concepção de memória coletiva de Maurice Halbwachs. Além disso propõe-se à análise das memórias e narrativas de vida desse grupo específico de profissionais, que vivenciaram a experiência da aposentadoria e do rito de passagem que os colocou, direta ou indiretamente, fora do mundo do trabalho. Utilizou-se nessa pesquisa qualitativa técnicas da história oral para a coleta de dados além do tópico guia com o intuito de nortear as entrevistas feitas com a participação de quatro professores universitários aposentados sendo duas mulheres e dois homens de acordo com as questões éticas contidas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Observa-se que no na fase presente o sujeito revela sentimentos e emoções contraditórias e, muitas vezes, pessimistas. O rompimento e o rito de passagem que acompanham o momento da aposentadoria ganham significados que vão além da interrupção com o mundo do trabalho. Para a maioria das pessoas, significa a entrada irreversível no último ciclo da vida, isto é: a velhice. Para esse grupo de recordadores, a aposentadoria é percebida como um divisor de águas na experiência interior e particular. De uma forma ou de outra, o indivíduo (sejam homens ou mulheres), prepara-se pouco ou é pouco preparado para essa transição. Contudo, como o grupo de professores selecionados constitui-se no que se considera elite intelectual, suas reflexões acerca do passado fazem-se perceber na riqueza dos depoimentos |
Abstract: | It is analyzed in this thesis, memories and life narratives of retired professors from the Passo Fundo University. Starting from this perspective, means that human aging Consist of a complex process not yet considered in its multiple dimensions. The aim of this work is part of this discussion, especially regarding the analysis of memories and narratives about the life of this specific group of professionals who had the experience of retirement, that displaced them directly or indirectly from the world of work. So has the purpose of knowing the different ways of living with "old age" and understand how these individuals had Built their identities through memories, recollections and representations of the past and how it may be possible to explain this professional group and their narratives in the conception of collective memory by Maurice Halbwachs. In terms of methodology, qualitative research, a multidisciplinarybrand, allows us to respond to particular issues that usually can not be quantified because it encompasses the realm of subjectivity. The guiding thread of this study is based on the study of memories and narratives of life through interviews with subjects selected from objective criteria: teachers from different subject areas, which worked mainly on teaching activities, not discarding, if they had developed administrative activities, research or extension occasionally. In different life cycles, men and women, have lived in places where labor relations are decisive because since the childhood, the family, community, school and leisure, socioeconomic and cultural conditions are mediated by the idea of subsistence and social hierarchy. The disruption that accompany the time of retirement gains meanings that go beyond the distance with the world of work. For the most people it means the irreversible entry in the last cycle of life, that is, old age. For this group of teachers, retirement are seen as a watershed in the experience of individual life |
Keywords: | Professores universitários - Narrativas pessoais Envelhecimento Aposentadoria Memória autobiográfica College teachers - Personal narratives Aging Retirement Autobiographical memory |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Ciências da Saúde e Ciências Biológicas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1075 |
Issue Date: | 8-Apr-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011TadiaCarolinaCogo.pdf | 5.97 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.