Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHauch, Fabíola-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7797969661706370por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:25Z-
dc.date.available2015-10-07-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.identifier.citationHAUCH, Fabíola. O fanzine e a leitura : a formação do autor-leitor no zinar. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1032-
dc.description.resumoEste estudo apresenta as faces da formação do leitor no zinar. Para tanto, busca-se estabelecer um referencial teórico sobre o gênero fanzine para, posteriormente, explicitar a leitura no fanzine e a formação do leitor quanto a produção e a recepção instituída pelo zinar, além de traçar os possíveis perfis do leitor no fanzine. A fim de fundamentar o conceito do gênero a que se propõe este estudo e fazer uso das particularidades descritas para mostrar como ocorre a incursão no espaço da leitura, foram analisados dois exemplos: o fanzine Punhetão e o blog Ugra Zine Fest. Como resultado, apresenta-se a formação do leitor no fanzine, formação essa que pode ser inicial ou continuada no zinar através da teoria do autor-leitor e por meio das leituras selvagens. Não obstante, o perfil do leitor neste espaço estabelece uma interface entre o que está impresso e o que se encontra no ciberespaço. Servem de referencial teórico para esta pesquisa os postulados de Henrique Magalhães, Edgar Guimarães, Massimo Canevacci, Hakim Bey, Roger Chartier, Roland Barthes e Lucia Santaellapor
dc.description.abstractThis study presents the faces of reader formation in Zinar. Therefore, we seek to establish a theoretical framework on the genre fanzine to explain the reading on fanzine and the formation of the reader as the production and reception established by zinar, in addition to showing the possible reader profiles on fanzine. In order to support the concept of gender that this study intends and make use of the features described to show how the incursion occurs in the space of reading, two examples were analyzed: the Punhetão fanzine and the Ugra Zine Fest blog. As a result, we present the reader formation in the fanzine, that can be initial or continuing in zinar by author-reader's theory and through the wild readings. However, the reader's profile in those kind of space provides an interface between what is printed and what is in the cyberspace. We use as a theoretical framework for this research the postulates of Henrique Magalhães, Edgar Guimarães, Massimo Canevacci, Hakim Bey, Roger Chartier, Roland Barthes and Lucia Santaellaeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015FabiolaHauch.pdf: 3952505 bytes, checksum: 606e0328191b520591191faf12797a43 (MD5) Previous issue date: 2015-05-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFanzinespor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectFanzineseng
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO fanzine e a leitura : a formação do autor-leitor no zinarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015FabiolaHauch.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.