???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1027
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Mateus Fonseca | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9489456972976342 | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Ernani Cesar de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:25Z | - |
dc.date.available | 2015-10-06 | - |
dc.date.issued | 2015-04-22 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Mateus Fonseca. Hipergêneros digitais multimodais : propostas de multiletramento no ensino da língua materna. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1027 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como tema a utilização das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar do Ensino Médio. Ela tem como objetivo aplicar atividades de sala de aula, para o estudo da língua materna, com base em hipergêneros digitais multimodais, visando promover o multiletramento dos alunos. Um estudo dessa natureza se justifica porque é perceptível o ritmo acelerado no qual as tecnologias da informação e comunicação são implementadas, o que tem gerado novas formas e ferramentas de interação e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. Além disso, atualmente, muito dessa interação acontece através de equipamentos digitais dos mais variados tipos e suportes, principalmente pela velocidade e barateamento de custos proporcionados pelo contato de pessoas por meio da internet. O referencial teórico passa por conceitos relacionados à leitura, letramento, jovens leitores, gêneros discursivos e digitais, focado, sobretudo, nas concepções teóricas de Dionisio (2011, 2014), Kress (2003), Kress e Van Leeuwen (2001) e Van Leeuwen (2005) sobre a multimodalidade discursiva; de Maingueneau (2005, 2008a, 2008b, 2010a, 2010b, 2012, 2013) no que se refere a hipergêneros; de alguns integrantes do New London Group (2000), Lemke (2010) e de Rojo (2009, 2012, 2013) quanto aos multiletramentos. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, desenvolvida mediante pesquisa-ação levada a efeito em uma escola de Ensino Médio, ligada à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e localizada em Passo Fundo, RS. O corpus principal utilizado na análise foi o website O Hobbit - Viagem pela Terra Média, criado para auxiliar na promoção da franquia de filmes homônima baseada no livro de J.R.R. Tolkien, além de uma diversidade de corpora consultados e mesmo produzidos, segundo os objetivos da pesquisa. O estudo demonstra que, na atualidade, há uma grande ênfase para que os gêneros discursivos sejam exercitados em disciplinas de língua materna e também que as novas tecnologias da informação e comunicação têm alterado significativamente o comportamento e o processo cognitivo das gerações mais jovens. Como resultado, destaca-se que a adoção de hipergêneros digitais de natureza multimodal e a utilização das tecnologias de informação e comunicação no estudo da língua materna podem auxiliar na aquisição do multiletramento no contexto do Ensino Médio. Contudo, para levar os alunos em direção a tal multiletramento, docentes e instituições necessitam investir mais empenho para implementar, em sala de aula, práticas que sejam mais próximas à realidade comunicacional cotidiana desses jovens | por |
dc.description.abstract | This research has as its theme the use of information and communication technologies in the high school context . It is intended to apply classroom activities to study the mother tongue, based on multimodal digital hypergenres intended to promote students' multiliteracies. Such study is justified because it is noticeable the fast pace at which information and communication technologies are implemented, which has generated new forms and interaction tools and, consequently, new genres and/or hybridization of existing ones. In addition, currently, much of this interaction happens through digital devices of all kinds and supports, mainly by the speed and cheapness of costs provided by the contact people experience over the internet. The theoretical framework involves concepts related to reading, literacy, young readers, discursive and digital genres, focusesed mainly on the theoretical concepts of Dionisio (2011, 2014), Kress (2003), Kress and Van Leeuwen (2001) and Van Leeuwen (2005) on the discursive multimodality; of Maingueneau (2005, 2008a, 2008b, 2010a, 2010b, 2012, 2013) in relation to hipergêneros; some members of the New London Group (2000), Lemke (2010) and Rojo (2009, 2012, 2013) as the multiliteracies. With respect to methodology, it is an exploratory and bibliographic research, developed through action research carried out in a high school, linked to the Secretariat of the Rio Grande do Sul State Education, located in Passo Fundo (RS). The main corpus used in the analysis was the website The Hobbit - A Journey Through Middle-earth, created to assist in promoting the eponymous film franchise based on the book by J.R.R. Tolkien, as well as a variety of corpora consulted and even produced, according to the research objectives. The study shows that, at the present time, there is a great emphasis on the practice of discourse genres in mother tongue of subjects and also that the new information and communication technologies have significantly altered the behavior and the cognitive process of the younger generations. As a result, it is highlighted that the adoption of digital hypergenes of multimodal nature and the use of information and communication technologies in the study of the mother tongue may support the acquisition of multiliteracies in the high school context. However, to lead students toward such multiliteracies, teachers and institutions need to invest more effort to implement in the classroom, practices that are closer to the everyday communication reality of these young people | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015MateusPereira.pdf: 2159444 bytes, checksum: 7fb8ad7876fa425c91052e9187d9f691 (MD5) Previous issue date: 2015-04-22 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lingüística | por |
dc.subject | Teoria do conhecimento | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Linguistics | eng |
dc.subject | Theory of knowledge | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Information technology | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Hipergêneros digitais multimodais : propostas de multiletramento no ensino da língua materna | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2015MateusPereira.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.