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dc.creatorNoal, Laura Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730281654806210por
dc.contributor.advisor1Schons, Carme Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256141988015714por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:24Z-
dc.date.available2015-09-08-
dc.date.issued2013-01-09-
dc.identifier.citationNOAL, Laura Cristina. "Que país é esse?" : um estudo sobre o imaginário de Brasil e brasileiro em letras de música do rock nacional (1979 a 1989). 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1018-
dc.description.resumoO trabalho em questão versa sobre o imaginário nacional durante o período de transição entre o governo militar e a nova república. Serão analisadas as determinações de Brasil, brasileiro e do discurso-outro que o constitui em letras de música do rock nacional que fizeram sucesso entre os anos de 1979 e 1989. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e o método utilizado nas análises é de cunho descritivo e interpretativo. O trabalho está inscrito na perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa, tendo como fundamento as formulações do filósofo e linguista Michel Pêcheux. Para Pêcheux a língua não é apenas um sistema abstrato, mas o lugar onde a ideologia se manifesta e o histórico-social estão inseridos. Dessa forma, buscamos analisar as relações que entram em jogo entre os discursos e práticas do governo militar sobre as questões de nacionalidade e, ao mesmo tempo, os discursos da MPB responsáveis pela resistência, envolvendo a memória discursiva, pela qual emergem os sentidos. O objetivo precípuo é mostrar o funcionamento do imaginário pelo qual o sujeito se reconhece como brasileiro e reconhece o seu país, ou seja, como é organizada sua relação com aquilo que o representa e, mais especificamente, de que forma o imaginário está inserido na materialidade discursiva, bem como a heterogeneidade (o outro) e o que isso representa em termos sócio-históricos, que interesses subjazem a essas representações do país e do nosso povo observando os processos de memória, esquecimentos e resistências. Num primeiro momento falaremos sobre as relações entre linguagem, ideologia e discurso, após trilharemos um percurso teórico discursivo sobre o conceito de imaginário e finalizaremos com os nossos gestos de interpretação sobre o antagonismo existente entre a Formação Discursiva Governamental e a Formação Discursiva de Resistência. Por meio das análises encontrou-se um brasileiro sem lugar para exercer a cidadania no recém redemocratizado país, a esperança cedeu à frustração e o conceito de Brasil negócio desconstruiu como nunca a imagem de Brasil pátriapor
dc.description.abstractThe present study aims at underlining the national mind during the transitional period between the Military Government of Brazil and the New Republic. The definitions of Brazil, Brazilian and the other speech, which is built in national rock music lyrics that became a hit between the years 1979 and 1989, are going to be analyzed. This is a bibliographical research and the analysis method is a descriptive and interpretative one. The theoretical frame of this study is the French Discourse Analysis within the philosopher and linguist Michel Pêcheux s theoretical basis. For Pêucheux language is not merely an abstract system, but the place where ideology and the social-historical occur. Therefore, we analyzed the relations between the speeches and the practices of the Military Government about nationality issues and, at the same time, the MPB (Brazilian Popular Music) speeches which were responsible for the resistance involving the Discourse Memory the place where the senses emerge from. The main objective is to show the operation of the imaginary in which the subject recognizes himself as a Brazilian and recognizes his country, that is, how his relation with that one thing that represents him is organized, specifically how the imaginary is included in the Discursive Materiality, as well as the heterogeneity (the other) and what this represents in social-historical terms, which interests make up these representations of the country and its people, observing the memory, the process of forgetting and the resistances. At first, we are going to talk about the relations between language, ideology and speech, then a theoretical path about the concept of the imaginary is going to be followed, and at last, the antagonism s interpretation gestures which existed between the Governmental Discursive Formation and the Resistance Discursive Formation are going to be analyzed. Throughout the analysis it was possible to find a Brazilian without a place to exercise full citizenship in the very democratized country, hope has yielded up to frustration and the concept Brazil business has deconstructed as never the image of Brazil as a homelandeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013LauraCristinaNoal.pdf: 667597 bytes, checksum: e4c60e85560ebaa22a997eea40e7c943 (MD5) Previous issue date: 2013-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrasil - Históriapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectBrazil - Historyeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectMusiceng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.title"Que país é esse?" : um estudo sobre o imaginário de Brasil e brasileiro em letras de música do rock nacional (1979 a 1989)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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